1 - AVANCE - Planejamento da sua graduação na Unifesp-SJC

Você vai conhecer agora um recurso que lhe permite registrar e testar diferentes cenários de avanço através da graduação: o Gerador de Folha de Planejamento de Curso.

A Folha de Planejamento completa um sistema de apoio aos graduandos da Unifesp-SJC no processo de programação do seu curso. Ele é formado por três instrumentos, feitos para serem aplicados por você de maneira conjugada:

 

 
(2) Mapa Geral da Graduação na Unifesp-SJC.
 
que você irá aprender a usar aqui.

Esse sistema de apoio ao planejamento da sua graduação na Unifesp-SJC é o chamado sistema AVANCE. A sigla A.V.A.N.C.E. representa:

Apoio à

Visualização de

Alternativas de

Navegação pelo

Currículo para o

Estudante de Graduação

Fazer uso permanente do AVANCE e, em particular, da Folha de Planejamento de Curso, oferece a você a chance de visualizar e comparar caminhos alternativos para concluir o seu curso, explorando diferentes possibilidades de formação e alternativas para contornar eventuais obstáculos que surjam na travessia da sua graduação.

A ferramenta Gerador de Folha de Planejamento de Curso funciona basicamente como um contador de cargas horárias de Unidades Curriculares (UCs) já percorridas e/ou ainda a percorrer pelo estudante a caminho de sua graduação.

Está dividida em três seções:

1 - Dados da/o estudante - complete os campos com seus dados pessoais.

 

2 - Meu Plano de Graduação - selecione suas opções de UC, agrupando-as em sequência segundo a ordem dos semestres letivos em que já foram ou serão futuramente cursadas. As opções disponíveis no menu compreendem UCs que são obrigatórias em um ou mais dos cursos de graduação do câmpus, mais aquelas que integram o grupo de UCs "interdisciplinares" do BCT. Exemplo:

Meu Plano de Graduação

 

3 - Meu Mapa da Graduação - as UCs selecionadas por você no menu da seção 2 são automaticamente mapeadas aqui. Nesta seção, a ferramenta vai lhe mostrar:

  • a carga horária e os pré-requisitos de cada UC que você selecionou;
  • os cursos nos quais a UC é considerada obrigatória;
  • os períodos ou termos letivos ideais (T1 = seu 1º semestre de curso, T2 = seu 2º semestre de curso, etc.) em que esses mesmos cursos recomendam que a UC seja concluída pelo estudante; e
  • o pertencimento ou não da UC à categoria de "interdisciplinares" do BCT.

Caso a UC selecionada pertença ao grupo de obrigatórias de um ou mais cursos, a carga horária a ela correspondente será adicionada ao total de horas acumuladas em UCs de cada um dos respectivos cursos. Também é totalizada a carga horária correspondente ao conjunto de UCs interdisciplinares que você tenha eventualmente selecionado. As trilhas coloridas fazem referência às diferentes categorias a que pertencem as UCs. Veja a figura:

Meu Mapa da Graduação

Desse modo, o uso da ferramenta Folha de Planejamento permitirá que você identifique:

(A)

A carga horária total de UCs do seu curso separando...

...o que você já completou,

...o que está cursando...

...e o que pretende cursar para ficar mais próximo de concluir a graduação


(B)

O somatório de carga horária de UCs dentro de cada categoria e curso a que pertencem

               

Obrigatórias do BCT

Interdis-ciplinares do BCT

obrigatórias do BMC

obrigatórias do BCC

obrigatórias da Biotec

obrigatórias da Eng. Biomédica

obrigatórias da Eng. de Computação

obrigatórias da Eng. Materiais

               

(C)

Condições de pré-requisitos

Restrições impostas à futura matrícula em UCs devido à existência de pré-requisitos ainda não cumpridos...

... e as ligações das UCs que você está cursando no momento (ou já cursou) com outras nas quais você poderá querer se matricular no futuro.

.

.

.

.

... de modo a fortalecer sua capacidade para fazer ...

 

Previsão dos passos seguintes

você pode fixar metas de aprovação em UCs em até dois ou três semestres adiante e, a medida que avança, pode ir reajustando continuamente o seu trajeto de acordo com os resultados alcançados.

 

A finalidade da folha de planejamento é auxiliar estudantes a visualizar diferentes alternativas que poderia haver para cada um de vocês em termos de itinerários com destino à conclusão de sua graduação. Trata-se, assim, de uma ferramenta de apoio ao graduando no processo de seleção sequenciada de disciplinas através dos períodos do seu curso.

 

Experimente algumas das seguintes formas de utilização

 
  • consulte com rapidez cargas horárias e pré-requisitos das unidades curriculares que estão fixas nas matrizes de cada curso de graduação.
  • observe a localização da UC nos cursos e seus pré-requisitos.
  • examine os oferecimentos de unidades curriculares nos termos (semestres) pares e nos ímpares.
  • observe vários casos em que uma UC está presente nas matrizes de vários cursos em um mesmo termo letivo. VERIFIQUE, por exemplo, o caso da UC Geometria Analítica.