A criação de uma central de equipamentos multiusuários voltada a atender a pós-graduação e pesquisa na área de Materiais na Universidade Federal de São Paulo, campus São José dos Campos, teve início em 2010. O marco desse início foi a aprovação junto à FINEP de uma proposta justamente denominada “Implantação de um Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciência e Engenharia de Materiais (NAPCEM)”.
Nesse projeto, foram adquiridos os primeiros equipamentos de caráter multiusuários voltados a atender principalmente, mas não exclusivamente, a área de Ciência e Engenharia de Materiais, com o objetivo de garantir uma gestão de uso e manutenção dos equipamentos o mais profissional possível. A ampliação e estruturação do parque de equipamentos continua sendo realizada, através de outros projetos FINEP e aquisições feitas pela própria UNIFESP com recursos próprios.
Em março de 2016, a UNIFESP/SJC, através da congregação do campus, formalizou o NAPCEM, ratificando a cessão de todos os espaços físicos cedidos ao NAPCEM, a concessão de técnicos de nível superior e a aprovação do regimento interno do NAPCEM.
Seguindo o regimento, o NAPCEM é composto por um Conselho Gestor eleito, formado pelo seu coordenador, vice-coordenador, mais cinco conselheiros docentes e um técnico de laboratório, todos atuantes na pós-graduação e pesquisa. Além da gestão de toda a infraestrutura em equipamentos, espaços físicos, corpo técnico, políticas de uso de equipamentos e de aplicação financeira, cabe ao Conselho Gestor também indicar docentes para serem co-responsáveis por equipamentos sob responsabilidade do NAPCEM, conforme previsto em regimento interno.
Dão apoio a esses docentes os técnicos atribuídos ao NAPCEM. Entre as atribuições desses docentes e técnicos estão:
- Fornecer treinamento técnico para os usuários;
- Propor diretrizes e/ou normas de trabalho para a utilização dos equipamentos sob sua responsabilidade;
- Supervisionar o estoque e o consumo de insumos dos equipamentos sob sua responsabilidade.
Em relação à infraestrutura física para instalação dos equipamentos, o NAPCEM possui hoje sete laboratórios, sala de fornos e preparação, uma sala para o corpo técnico do NAPCEM e a criogenia, totalizando uma área de 250 m². Os equipamentos em operação são listados ao final.
Para usuários internos à UNIFESP (docentes e alunos de pós-graduação) devidamente treinados para uso dos equipamentos, o acesso aos equipamentos é liberado para qualquer dia e horário da semana, mediante agendamento prévio de uso. Para usuários externos, são disponibilizados somente os dias e horários comerciais, também mediante agendamento prévio. Todo o agendamento é realizado de forma remota pelo sistema de agendas da UNIFESP, gerenciado pelo Serviço de Tecnologia de Informação (STI) da Instituição.
O NAPCEM vem atendendo anualmente docentes credenciados no PPG-ECM e alunos de pós-graduação também do PPG-ECM/UNIFESP. Em termos de usuários externos (docentes e alunos de pós-graduação), o NAPCEM vem atendendo diversas instituições do entorno de SJC e mesmo de outras regiões do estado de SP.
Os recursos financeiros para gerir o NAPCEM são oriundos de orçamento de custeio da Instituição, da verba PROAP do Programa de pós-graduação em Materiais da UNIFESP, de recursos de projetos vinculados à Unidade EMBRAPII do campus São José, os quais o NAPCEM participa com sua infraestrutura, da reserva técnica institucional da FAPESP, vinda da pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa e dos recursos de custeio dos projetos de pesquisas do CNPq e FAPESP coordenados por docentes da área de Materiais da UNIFESP. Toda a política de aplicação e uso desses recursos de manutenção é deliberada pelo Conselho Gestor do NAPCEM.
Destaca-se aqui que, como política de aquisição de novos equipamentos, o Conselho Gestor do NAPCEM faz uma chamada interna ao Campus para levantamento de demandas por aquisição de novos equipamentos/técnicas, inexistentes no Campus ou na região, ou modernização/substituição dos equipamentos existentes mas obsoletos, naturalmente observando as regras das chamadas vigentes.