Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT/Unifesp

Criada em 1994, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 e federalizada em 1956. A Unifesp possui, hoje, sete campi distribuídos em São Paulo, Diadema, Osasco, Guarulhos, São José dos Campos, Santos e Zona Leste (São Paulo), resultantes do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).


Localizado em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba com forte vocação científica e tecnológica, o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unifesp iniciou suas atividades em 2007 com o curso de graduação em Ciência da Computação. Na sequência, em 2009, foi criado o curso de Matemática Computacional. Em 2011, foi introduzido o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), com duração de três anos. A partir de 2013, a forma de ingresso na instituição passou a ser unicamente por meio desse curso, que anualmente oferece 200 vagas no período diurno (em tempo integral) e 100 no período noturno. Com 1200 alunos(as) matriculados(as), o BCT baseia-se em um projeto pedagógico interdisciplinar, sendo facultado aos(às) alunos(as) optarem, após a sua conclusão, pela continuidade de estudos em um dos seguintes cursos de formação específica (pós-BCT): Biotecnologia, Ciência da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais e Matemática Computacional.


Na pós-graduação stricto sensu, o ICT desenvolve os seguintes programas, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): mestrado/doutorado em Ciência da Computação, em Engenharia e Ciência dos Materiais, em Pesquisa Operacional (em associação com o ITA) e em Biotecnologia; mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional e em Inovação Tecnológica; mestrado em Matemática Pura e Aplicada e em Engenharia Biomédica. O elevado desempenho acadêmico do ICT é demonstrado pela quantidade de projetos de pesquisa que têm obtido financiamento das agências de fomento – Fapesp, CNPq e Capes – e baseia-se na qualificação do corpo docente, cuja titulação em nível de doutorado alcança o percentual de 100%. O ICT é também responsável por diversas ações de extensão, que incluem eventos, cursos, projetos e programas. Destacam-se os Programas Institucionais de Extensão e Pesquisa baseados nos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável da ONU. Os programas abrangem temas como educação, tecnologia, sustentabilidade e inovação.


Em 2014, o ICT transferiu a sede definitiva de seu campus para o prédio construído em área próxima ao Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde passou a funcionar o ensino de graduação. As antigas instalações da Rua Talim, por sua vez, foram reservadas às atividades de pós-graduação. Com cinco pavimentos, o novo prédio possui 18 laboratórios, 20 salas de aula, auditório de 300 lugares, biblioteca com 30 mil volumes e restaurante universitário com capacidade para servir 1.200 refeições ao dia. Sua localização estratégica permite a colaboração com outras universidades e empresas voltadas à inovação tecnológica. Em seu entorno, funcionam centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas, como Embraer, Boeing e Vale, além de instituições de ensino e pesquisa, como Unesp, ITA, Fatec, IPT e Senai. Na mesma área do campus, planeja-se a edificação de outro prédio, com dimensões similares às do primeiro, para o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação. A expansão da infraestrutura tem o objetivo de contribuir para consolidar o ICT como um centro de excelência em pesquisa, ensino e extensão.