Informações: Frequência, Secretaria de Graduação SJC e outros assuntos

O funcionamento da Secretaria Acadêmica de Graduação - Campus SJC - ICT permanecerá em home office até o final deste semestre letivo.

Para atendimento encaminhe e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Alunos, por favor, usem o email institucional Unifesp para receber as informações divulgadas na lista de emails discentes.
 
De acordo com o Regimento Interno Prograd:
 
Seção II - Da Frequência
Art. 78. Para obter aprovação em uma Unidade Curricular, o estudante deverá atingir, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades em que estiver inscrito. 
Parágrafo único. Ficará facultado à comissão de curso estabelecer frequências mínimas superiores ao disposto no caput deste artigo, desde que devidamente registradas no PPC. 
 
Art. 79. As ausências às aulas poderão ser justificadas por requerimento específico e documentos comprobatórios protocolados na secretaria acadêmica do curso/campus, que deverá imediatamente informar o Coordenador do Curso e os docentes responsáveis pelas Unidades Curriculares que o estudante esteja cursando. 
 
Parágrafo único. O prazo para efetuar o protocolo do requerimento será de 3 (três) dias úteis após o encerramento do período de afastamento, sendo vedado o recebimento fora do prazo.  
 
 Art. 80. São passíveis de justificativa, com direito à reposição das atividades acadêmicas, as faltas ocorridas por:
I - incapacidade temporária de até 15 (quinze) dias letivos, devidamente atestada por profissional médico ou cirurgião-dentista; 
II - falecimento do cônjuge, companheiro(a), pais, madrasta ou padrasto, irmãos, filhos, enteados e menor sob guarda ou tutela do estudante, comprovado mediante apresentação de cópia do atestado de óbito correspondente; neste caso, permitir-se-á afastamento por até 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao fato; 
III - apresentação de trabalho em evento científico ou participação em evento acadêmico, esportivo ou cultural como representante da Unifesp, comprovada mediante apresentação do certificado correspondente ou, na ausência deste, de relatório das atividades desenvolvidas; neste caso, permitir-se-á o afastamento por período correspondente à realização do evento. 
 
Parágrafo único. As ausências justificadas não serão abonadas, mas darão ao estudante o direito à reposição de eventual avaliação ocorrida no período. 
 
Art. 81. O estudante que, por motivo de doença ou licença maternidade, devidamente atestados, ficar afastado das atividades curriculares por período superior a 15 (quinze) dias letivos, poderá, de acordo com a legislação vigente, requerer a compensação das faltas por meio de exercícios domiciliares.
 
Art. 82. Os estudantes afastados nas hipóteses mencionadas no artigo 81 terão o prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar do início do afastamento para requerer na secretaria acadêmica a mudança para regime de exercícios domiciliares. §1º O requerimento deverá ser feito em formulário específico, ao qual deverá ser obrigatoriamente anexado atestado médico, informando o período de afastamento e o código da Classificação Internacional de Doenças (CID)
 
Art. 84. Aos estudantes que se enquadrarem nos casos previstos no Art. 81, cujo afastamento superior a 15 (quinze) dias comprometa sua formação profissional, será facultado requerer trancamento especial de matrícula, sem perder o direito ao trancamento regular de matrícula. 
 
Parágrafo único. Na impossibilidade de o estudante efetuar a solicitação de trancamento especial de matrícula, esta poderá ser realizada por seu representante.
 
Da Matrícula e do Procedimento de Rematrícula: 
Artigos 106 a 112
 
Do Cancelamento de Matrícula:
Art. 113. O cancelamento de matrícula consiste no desligamento definitivo do estudante, com total cessação dos vínculos didático-pedagógicos mantidos com a Unifesp. 
 
Art. 114. O cancelamento da matrícula efetivar-se-á: 
I - a pedido do estudante, mediante requerimento; 
II - em razão de penas disciplinares aplicadas ao estudante, após procedimento que lhe assegure ampla defesa; 
III - se o estudante não retornar ao curso após o término do período de trancamento; 
IV - se o estudante deixar de se rematricular na época fixada em calendário escolar; 
V – se, após a matrícula inicial, o estudante deixar de comparecer às aulas por período superior a trinta dias consecutivos; 
VI - se o estudante exceder o prazo máximo de integralização do curso; 
VII - se o estudante não efetuar a rematrícula de acordo com a carga horária mínima estipulada no parágrafo único do artigo 108 deste Regimento; 
VIII - se o estudante for reprovado por frequência em 100% das Unidades Curriculares em que se matriculou por dois semestres letivos consecutivos.  
 
Mais Informações:
 
 
BCT - Bacharelado em Ciência e Tecnologia:
 
Pós-BCT (Cursos Específicos):
 
Edital de Seleção Interna 2022:
 
Transferência:
 
NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante:
 
DAE - Divisão de Assuntos Educacionais:
 
Serviços para os Estudantes: