Oportunidade de Bolsa de Iniciação Científica CNPq - PIBIC: Recuperação de Vídeos com Base no Conteúdo Semântico

INSCRIÇÕES ATÉ 09/08/2018

Caros alunos,

Aos interessados em iniciação científica, o grupo GIBIS (gibis.unifesp.br) está com 1 (uma) vaga disponível para o desenvolvimento do projeto:

Título:
Recuperação de Vídeos com Base no Conteúdo Semântico

Resumo:
Avanços recentes na tecnologia têm permitido o aumento da disponibilidade de dados de vídeo, criando grandes coleções de vídeo digital. Isso tem despertado grande interesse em sistemas capazes de gerenciar esses dados de forma eficiente. Fazer uso eficiente de informações de vídeo requer o desenvolvimento de ferramentas poderosas para identificação automática de conteúdo semântico. Para isso, existem quatro barreiras a serem consideradas: (1) processamento multimodal, (2) fusão de características, (3) aprendizagem semântica e (4) resolução de consultas. Inúmeras técnicas têm sido propostas para atender a tais requisitos. Entretanto, a maioria dos trabalhos existentes envolve algoritmos e métodos computacionalmente custosos. No cenário atual, é imperativo o desenvolvimento de técnicas tanto eficazes quanto eficientes. Nos últimos anos, academia e indústria têm investido esforços significativos a fim de tornar essas soluções compatíveis a uma ampla gama de dispositivos e plataformas. É nesse contexto que o presente projeto de pesquisa se insere. Esta proposta objetiva avançar o estado da arte em recuperação semântica de vídeos digitais. Para tanto, tenciona-se explorar soluções recentes em computação visual e inteligência de máquina visando combinar diferentes fontes de dados de maneira eficiente. Por fim, espera-se contribuir sobremaneira com os avanços nessa área de pesquisa, dado que seus resultados serão agrupados em uma interface de desenvolvimento visual que possibilitará a atuação dessas soluções em conjunto.

Áreas:
Recuperação de Informação, Processamento de Imagens, Inteligência Artificial

Requisitos:
- Ter cursado, com bom aproveitamento, a UC Lógica de Programação.
- Não acumular mais de uma bolsa acadêmica (Iniciação Científica, Extensão, Monitoria, PET, etc);
- Não possuir vínculo empregatício nem contrato de estágio
- Disponibilidade de, no mínimo, 12 horas semanais

Desejável:
- Ter cursado, com bom aproveitamento, a UC Algoritmos e Estruturas de Dados I.
- Ter cursado, com bom aproveitamento, a UC Algoritmos e Estruturas de Dados II.
- Ter cursado, com bom aproveitamento, a UC Processamento de Imagens.
- Ter cursado, com bom aproveitamento, a UC Inteligência Artificial.

Remuneração:
R$ 400,00 por mês

Horário :
Flexível, de preferência 3 a 5 vezes por semana, num total de, no mínimo, 12h semanais

Duração:
12 meses - agosto/2018 à julho/2019

Local de trabalho:
GIBIS - Grupo para Inovação Baseada em Imagens e Sinais (Sala 04, PqTec)

(1) Dados pessoais: Cópia do CPF, Cópia do RG, Número de Telefone, Número de Celular, Endereço de Email.
(2) Histórico Acadêmico atualizado com no máximo um mês de data de emissão (será considerado válido o Histórico Escolar fornecido pela Intranet).
(3) Curriculum Vitae que inclua uma descrição das atividades acadêmicas extracurriculares, se as possuir.
(4) Dias da semana e horários em que poderá se dedicar ao projeto.

Favor manifestar interesse, se possível, até 09 de agosto de 2018. As atividades do projeto se iniciam nos próximos dias. O candidato selecionado irá atuar sob minha orientação.

Quaisquer dúvidas ou questionamentos relacionados a vaga fiquem à vontade em me contactar.

Att.,

Prof. Dr. Jurandy Almeida