Novo procedimento para Qualificações/Defesas Mestrado/Doutorado

Comunicados aos PPG´s, docentes credenciados e seus orientandos (mestrandos/doutorandos)
com relação aos novos procedimentos a serem adotados para realização de bancas de qualificação e defesa nos PPG´s do ICT-Unifesp

Para cumprimento ao disposto pela PROPGPq (Pró-Reitoria de Pós-Graduação) e CaPGPq - ICT (Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa)  a partir de 23/03/2020, seguir as seguintes determinações, em razão da prevenção à pandemia do COVID-19:

"[....] realização das bancas de qualificação e defesa de dissertações e de teses PODERÃO SER AGENDADAS E REALIZADAS SOMENTE SE TODOS OS PARTICIPAREM SEPARADAMENTE por meio de videoconferências ou outros meios on-line e que os documentos assinados sejam enviados por malote ou digitalizados e enviados via SEI e depois entregues pessoalmente;recomendamos que conste na ATA este procedimento e que o presidente da banca assine os documentos, representando todos os membros. No entanto, posteriormente os documentos devem ser assinados por todos e encaminhados para a Propgpq.[...]"

Solicitamos:

PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS:

- Seguindo recomendação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PROPGPq, fazer constar no campo observações da Ata de Defesa que a defesa ocorreu remotamente por meios eletrônicos.

- O orientador ficará responsável pela coleta das assinaturas na ata da defesa (físicas/digitalizadas).

- Após a defesa, a Ata de Defesa deverá ser encaminhada ao e-mail da Secretaria de Pós-Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) junto com o e-mail de comprovação de participação dos membros da banca (escaneados ata e e-mail em arquivo no formato pdf);

- A Secretaria de Pós-Graduação então abrirá o processo SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e oportunamente e solicitará as assinaturas eletrônicas dos membros;

- Após o retorno presencial das atividades (ainda sem data definida), a Ata de Defesa deverá ser entregue fisicamente (em papel) na respectiva Secretaria de Pós-Graduação do PPG (Programa de Pós-Graduação).

E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DOS MEMBROS
O email de declaração de participação deve ser enviado na mesma data da defesa ou em data posterior;

No corpo do e-mail deverá constar a declaração do professor afirmando sua participação na banca de defesa de dissertação/tese,
mencionando o nome do aluno, a data e o horário do evento. Esse texto deve constar no corpo do e-mail e não em arquivo anexo, conforme o exemplo a seguir:

"Informo para os devidos fins que eu, Prof(a). Dr(a), participei no dia xx de xxxx de 2020, no horário das xxxx horas , por meio de videoconferência via xxxxxx (remotamente), da defesa de mestrado/doutorado do(a) aluno(a) xxxxxxxxx, do programa xxxxxx, orientado(a) pelo(a) Prof(a). Dr(a). xxxxxxx."

Obs: As cartas de agradecimento/participação serão encaminhadas aos membros, posteriormente ao evento, via e-mail.