Colação de Grau - Orientações

Orientação a formandas e formandos dos cursos de graduação da Unifesp-SJC

As orientações desta página se dirigem a você, estudante, que neste momento já tenha cumprido todas as exigências curriculares descritas no projeto pedagógico do seu curso de graduação na Unifesp-SJC, ou que venha a acabar de completá-las ao término do período letivo corrente.

Se este é o seu caso, veja a seguir o que você precisa saber e os procedimentos que deverá realizar a fim de participar da próxima colação de grau e concluir a sua graduação.

 

COLAÇÃO DE GRAU – o que é?

É o ato oficial e administrativo da Universidade por meio do qual a/o estudante concluinte é investida/o na posse de grau acadêmico a que tem direito por haver cumprido integralmente as exigências descritas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação no qual estiver matriculada/o.

É um ato oficial e público, sem o qual a/o estudante não faz jus ao diploma.

 

O QUE FAZER

1º – Faça a conferência do seu histórico escolar e certifique-se de que ao término do período letivo você possa ter concluído todos os componentes curriculares obrigatórios e a carga horária total prevista na estrutura curricular do seu curso, sem nenhuma pendência acadêmica;

2º – Acesse o portal do INEP (consulte estes links: http://portal.inep.gov.br/enade e http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/) e verifique a regularidade da sua situação perante o ENADE (Exame Nacional do Desempenho do Estudante). Obs.: (1) Em caso de dúvida em relação ao ENADE, a/o estudante pode entrar em contato com a Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. (2) Estudantes do BCT não realizam ENADE, e portanto, podem desconsiderar essa verificação;

3º – No período estabelecido, entregue à Secretaria de Graduação todos os comprovantes de realização de atividades complementares. Consulte as instruções da página da Secretaria de Graduação, neste link;

4º – Preencha a indicação da sua participação na próxima colação do seu curso. Os formulários on-line estão disponíveis na seção “SOLICITAÇÃO” (confira mais adiante nesta página);

5º – Após o encerramento do semestre letivo, consulte a relação oficial de estudantes aptas/os a colar grau, a ser publicada pela coordenação do seu curso.

6º – Em até 20 dias após o encerramento do semestre letivo, faça o depósito do trabalho de conclusão de curso no Repositório Institucional da Unifesp, de acordo com a PORTARIA PROGRAD N. 3/2021. Estudantes do BCT são isentas/os dessa obrigação.

 – Se você possui um contrato de estágio vigente, siga as orientações da página institucional de estágios de maneira a providenciar e submeter o Termo de Rescisão. Em caso de dúvidas quanto à regularização da situação do estágio, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

SOLICITAÇÃO

Estudantes com expectativa de conclusão ao final do semestre corrente devem fazer a solicitação de colação de grau, preenchendo o formulário on-line próprio daquele curso em que esteja matriculada/o no momento. Veja a seguir o link do formulário a ser preenchido de acordo com o curso:

BCT – Acesso ao formulário

BCC – Acesso ao formulário 

BIOTEC – Acesso ao formulário

BMC – Acesso ao formulário

ENG. BIOMÉDICA – Acesso ao formulário

ENG. DE COMPUTAÇÃO – Acesso ao formulário

ENG. DE MATERIAIS – Acesso ao formulário

 

ATENÇÃO, VOCÊ, ESTUDANTE COM PREVISÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2021:

FAÇA LOGIN COM SEU E-MAIL INSTITUCIONAL

E PREENCHA O FORMULÁRIO ON-LINE.

PERÍODO PARA PREENCHIMENTO: de 20 a 28 de JULHO.

  

 

Após o fechamento da pasta verde, as coordenações de curso fazem a análise dos históricos escolares das/os prováveis concluintes e os nomes de estudantes aptas/os a colar grau são incluídos na relação de discentes que devem participar da colação de grau.

 

LISTAS DE FORMANDOS

No lado inferior do quadro, realize a consulta selecionando a lista de formandos do respectivo curso:

À direita, note a presença da barra de rolagem: utilize-a para percorrer toda a extensão da lista.

Em caso de dúvida, entre em contato com sua coordenação de curso. Consulte o endereço de e-mail nesta página, na seção DÚVIDAS (veja abaixo). 

 

FORMATO DA COLAÇÃO DE GRAU

Tendo em vista a necessidade do distanciamento social a ser observado por todas e todos, a Unifesp atualmente disponibiliza o formato de colação de grau administrativa.

A chamada Colação de Grau Administrava é realizada por meio eletrônico, de modo remoto, sem cerimonial e sem impressão de documentos.

O procedimento consiste no ato de assinatura eletrônica da ata de colação de grau pela/o estudante mediante o acesso ao sistema SEI! da Unifesp, sendo realizado em data e horário predeterminados pela direção do Campus SJC. Desse modo, não há necessidade de comparecimento ao Campus.

A Ata de Colação de Grau é o documento que oficializa a relação de estudantes concluintes que integralizaram o curso. Considera-se formada/o a/o estudante concluinte que tenha assinado a Ata de Colação de Grau.

Certificados de colação de grau digitais são emitidos para formandas e formandos que tenham assinado a ata. São enviados aos respectivos endereços de e-mail após a colação de grau, e a sua validade pode ser verificada por meio de código de certificação eletrônica.

Formandas/os que eventualmente deixem de atender à convocação de assinatura da ata são consideradas/os ausentes da colação, devendo solicitar novo agendamento de colação administrava, cuja nova data ficará a critério do Campus.

A formanda e o formando devem ficar atentes às orientações que serão enviadas ao seu endereço de e-mail institucional (@unifesp.br). É de responsabilidade de cada ESTUDANTE observar os prazos e procedimentos estabelecidos na Portaria de Colação de Grau, no Regimento Interno da Graduação e no Estatuto e Regimento da Unifesp, bem como acompanhar eventuais alterações normativas por meio da página da Pró-Reitoria de Graduação na internet, no endereço eletrônico http://www.unifesp.br/reitoria/prograd/.


ATENÇÃO: As instruções sobre os procedimentos preparatórios para a participação da colação de grau são enviadas individualmente para os endereços de e-mail de formandas e formandos. As mesmas orientações também podem ser consultadas AQUI. Leiam e sigam com a máxima atenção.

 

DATA DA COLAÇÃO DE GRAU

Estudantes concluintes devem colar grau em data e horário definidos pela Direção do Campus SJC em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação.

A data é publicada no portal institucional do Campus SJC (www.unifesp.br/campus/sjc). A divulgação é realizada por meio dos canais oficiais de comunicação do Campus SJC. Fique atenta/o aos informes encaminhados ao grupo de correio eletrônico dos discentes de graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

A Pró-Reitoria de Graduação divulga a data oficial da colação de grau de formandas e formandos do Campus SJC do 1º semestre de 2021:

23/09/2021

 

 

SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS

A fim de solicitar que, por motivo comprovado de urgência, a outorga de grau seja realizada em data anterior à agendada para a colação de grau ordinária, a/o estudante deverá preencher o formulário abaixo e enviá-lo por e-mail à Divisão de Assuntos Educacionais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Juntamente com o formulário, deverá anexar as cópias de documentos que comprovem que sua situação se enquadra em caso excepcional alegado como justificativa para antecipar a colação de grau. Prazo de solicitação: até 20 (vinte) dias úteis antes da data oficial da colação de grau ordinária.

 

FORMULÁRIO PARA REQUERER ANTECIPAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU

 

IMPORTANTE: Em caso de deferimento do pedido, o agendamento da colação de grau extraordinária será realizado com base na disponibilidade de prazos dos setores acadêmicos da instituição; a/o estudante receberá as devidas instruções no endereço de e-mail cadastrado.

 

DÚVIDAS

Dúvidas relativas ao cumprimento de requisitos curriculares devem ser encaminhadas ao endereço de e-mail da coordenação do respectivo curso. Confira a seguir:

CURSO

E-MAIL DA COORDENAÇÃO

BCT

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

BCC

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

BIOTEC

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

BMC

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ENG. BIOMÉDICA

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ENG. DE COMPUTAÇÃO

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ENG. DE MATERIAIS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para esclarecer dúvidas especialmente quanto a procedimentos e prazos, entre em contato com a Divisão de Assuntos Educacionais, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..