Colação de Grau - Orientações sobre procedimentos e prazos

1 - Orientações aos formandos dos cursos de graduação

A Colação de Grau Oficial é o ato oficial, de caráter obrigatório e público, no qual os concluintes dos cursos de graduação são diplomados, de acordo com Art. 53, inciso VI, da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Todos os prováveis formandos devem:

1 – Realizar a conferência do histórico escolar, pois somente poderá colar grau o estudante que, no prazo determinado para integralização do curso, quer mínimo ou máximo, tiver concluído todos os componentes curriculares obrigatórios e carga horária total prevista na estrutura curricular do curso sem nenhuma pendência acadêmica. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a coordenação de curso;

2 – Estar em situação regular perante o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - http://portal.inep.gov.br/enade);

3 – Entregar as atividades complementares no Serviço de Atendimento ao Estudante, conforme instruções contidas na página da secretaria de graduação;

4 – Manifestar o interesse em participar da colação de grau por meio do formulário  disponível na seção 2 (a seguir).

 

ATENÇÃO: Em nenhuma hipótese haverá dispensa da Colação de Grau, visto ser a cerimônia imprescindível para a conclusão do curso e para a emissão do diploma.

 

2 - Solicitação de colação de grau e lista de deferidos

O estudante com expectativa de conclusão de seu curso manifesta seu interesse em participar da colação de grau por meio do formulário online:

 

 Formulário de solicitação de colação de grau

 

Prazos para solicitação de colação de grau
  • Integralização do curso no 1º semestre: de 01/06 a 20/06.
  • Integralização do curso no 2º semestre: de 01/11 a 20/11.

 

ATENÇÃO: A lista final de estudantes aptos a colar grau será divulgada após o encerramento do semestre letivo (logo após o término dos exames).

  

Lista de estudantes que tiveram seu pedido de colação de grau deferido

(ESTARÁ DISPONÍVEL AO TÉRMINO DO SEMESTRE LETIVO)

3 - SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU 

  • Seguirá as normas da Portaria Prograd Nº 5 de 16 agosto de 2017, a qual estabelece normas referentes às solenidades Oficiais de Colação de Grau dos estudantes concluintes dos Cursos de Graduação da Unifesp.

 

ATENÇÃO: Caso o formando não possa participar da colação de grau oficial por algum motivo deverá tomar conhecimento das situações excepcionais mencionadas na seção seguinte e realizar os procedimentos conforme instruções.

 

Data da Colação de Grau dos Formandos do 2º Semestre de 2018:

22/03/2019 (sexta-feira)

Informe da Direção

A Cerimônia de entrega de Certificado de Conclusão de Curso (colação de Grau) será realizada na sexta-feira, 22 de março, às 9h00 para os Bacharelados em Ciência e Tecnologia - Noturno - BCT- noturno, Ciência da Computação, Biotecnologia, Engenharia Biomédica, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais e as 14h00 para o BCT integral, no auditório da Unidade Parque Tecnológico.
 
Informamos que uma das alunas conseguiu com uma empresa de fotografia a disponibilização de Becas e fotografia, assim será oferecido a todos os formandos, becas para utilizar durante a cerimonia de colação de grau. Ressaltamos, que essa iniciativa foi da aluna para abrilhantar o momento, entretanto, A Unifesp não tem nenhum vinculo com essa organização.
 
Ressaltamos a importância do formando e dos 2 convidados chegarem com 1 hora de antecedência para vestir a Beca, tirar foto (se desejar) e assinar os documentos pertinentes a colação de grau.
 
Lembramos também, que o auditório não tem lugar numerado e não será permitido 'guardar' lugar. Assim, para maior conforto os acompanhantes também deverão se posicionar com antecedência no auditório. Por favor, evitem entrar e sair, para melhor controle e organização .
Lembramos que os convites deverá ser retirado antecipadamente na direção do campus ( 4 andar), das 9:00 às 11:00 hs e 14:00 às 16:00 dos dias 20 e 21 de março com a Secretária Daniela. A senha é pessoal.
Atenção ao horário para que não ocorram atrasos. Iniciaremos pontualmente a cerimonia. 

 

4 - COLAÇÃO DE GRAU - Situações Excepcionais

A colação de grau por procuração deverá ser utilizada em casos excepcionais, quando o formando não puder estar presente no dia da solenidade, por motivo justificado.

Procedimentos:

1 – Estudante deverá manifestar interesse em participar da colação de grau por meio do formulário disponibilizado na seção 2 (acima);

2 – Constituir um procurador (maior de 18 anos) com fins específicos para representá-lo na colação de grau por meio de procuração, conforme modelo abaixo. Realizar o reconhecimento de firma em cartório.

Modelo de Procuração

3 – O procurador deverá apresentar a procuração e um documento de identificação com foto na cerimônia de colação. Também deverá participar do evento igualmente aos demais formandos.

 

Será permitida a colação de grau extraordinária ao formando que, tendo concluído as atividades acadêmicas exigidas para a integralização do curso, se enquadrar em uma das seguintes situações:

  1. Aprovação em concurso público, com nome devidamente publicado em Diário Oficial;
  2. Aprovação em mestrado, com nome publicado em documento oficial.

Para solicitar, o estudante deverá preencher o formulário abaixo e entregá-lo no Serviço de Atendimento ao Estudante juntamente com cópias de documentos para comprovar que sua situação se enquadra nos casos referidos anteriormente.

Requerimento de Solicitação de Colação de Grau Extraordinária

A convocação para participar da colação de grau extraordinária será enviada ao e-mail cadastrado no requerimento.

Atenção: A colação de grau extraordinária, caso seja necessária, acontecerá somente após o término dos exames finais. A data será definida de acordo com a disponibilidade dos setores acadêmicos da instituição.

 

5 - Comissão de Formatura

Demais eventos, como colação festiva, missas, cultos, churrascos, coquetéis, almoços, jantares, festas, bailes, entrega de presentes, etc. são de decisão e organização exclusivos da Comissão de Formatura.

Os estudantes que têm interesse em participar dos eventos organizados pelas Comissões de Formatura poderão entrar em contato diretamente com as mesmas.

 

Lista das Comissões de Formatura do ICT-UNIFESP

jQuery UI Tabs - Default functionality

jQuery UI Accordion - Collapse content