Formulários Pós-Defesa

 
Procedimentos a serem seguidos no Pós-Defesa (para finalização adequada das exigências regimentais do curso e homologação do título)
 ATENÇÃO! TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM SER ENTREGUES PREENCHIDOS POR COMPLETO, DE FORMA CORRETA, ASSINADOS E DATADOS.
IMPORTANTE! NÃO ADULTERE, EM HIPÓTESE ALGUMA, A FORMA/FORMATO DOS DOCUMENTOS (NEM OS LOGOTIPOS, NEM O CONTEÚDO DOS CAMPOS DOS FORMULÁRIOS), SE ALTERADOS NÃO SERÃO ACEITOS.
 

Encaminhar/Enviar/Depositar o trabalho final (Dissertação/Tese e documentos complementares exigidos - nas 3 (três) etapas cujas formas estão indicadas ao longo desta página

em versão digital - um único arquivo PDF - em boa qualidade gráfica e sem cortes 

em até no máximo *30 dias corridos a contar da Defesa realizada

Obs. [*Exceções PPG-EB, PROFMAT e PPGMAT (prazo 60 dias corridos a contar da Defesa realizada)]

 

ATENÇÃO! O ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO PARA FINALIZAÇÃO DO CURSO E HOMOLOGAÇÃO DO TÍTULO SE DARÁ EM 3 (TRÊS) ETAPAS - PROCEDIMENTOS PÓS-DEFESA DESCRITAS A SEGUIR:

TODO PROCESSO A SER SEGUIDO ESTÁ DESCRITO NA INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN) NO LINK Clique aqui para consultar a IN  (INSTRUÇÃO NORMATIVA). Para o depósito do trabalho final - Dissertação/Tese no Repositório Institucional, o aluno deverá ENVIAR/ENCAMINHAR À SECRETARIA um novo RELATÓRIO DE SIMILARIDADE ATUALIZADO (PÓS-DEFESA) para o upload no repositório junto com a Dissertação/Tese (com as correções sugeridas, se houveram) seguindo a IN - Instrução Normativa da ProPGPq Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e também o TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DEPÓSITO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNIFESP - Se tiver dúvida clique aqui para consultar a IN na íntegra.


PROCEDIMENTOS PÓS-DEFESA - REF. 1a ETAPA 

1a. ETAPA - REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNIFESP (DISSERTAÇÕES/TESES) - PARA REALIZAR O AUTODEPÓSITO DO ARQUIVO DIGITAL (PDF) DE SUA DISSERTAÇÃO/TESE - FINAL (COM AS CORREÇÕES SUGERIDAS PELA BANCA, SE HOUVE) NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL - ENVIAR (POR E-MAIL) PARA SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DE QUE REALIZOU O DEPÓSITO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIFESP.

INSTRUÇÕES DE COMO SE CADASTRAR NO SISTEMA PARA ENVIAR SUA DISSERTAÇÃO/TESE 

 LINK PARA ACESSAR O Tutorial para se Cadastrar no Repositório Institucional

INSTRUÇÕES DE COMO ENVIAR SUA DISSERTAÇÃO/TESE PARA HOMOLOGAÇÃO FINAL

LINK PARA ACESSAR O Tutorial para auto-arquivamento - Depósito de Dissertações/Teses

ATENÇÃO! AO ASSINALAR OU NÃO O ITEM 'EMBARGO' PARA DIVULGAÇÃO OU NÃO DA DISSERTAÇÃO/TESE - AFINAL O QUE É O TAL 'EMBARGO'?

"Diante das restrições de acesso em teses e dissertações, o termo embargo é definido como forma de adiar a liberação pública desse trabalho. Al Salmi (2014) define embargo como restrições de acesso por determinado tempo a documentos disponíveis online, cujo seu conteúdo necessita de algum tipo de resguardo."

AO DEPOSITAR SUA DISSERTAÇÃO/TESE HÁ OPÇÃO DE DECLARAR OU NÃO O EMBARGO QUE VALE POR 12 MESES, PRORROGÁVEL POR MAIS 12 MESES, SATISFEITAS AS CONDIÇÕES LISTADAS PARA ESCOLHA DESSA OPÇÃO DESCRITA NO PRÓPRIO FORMULÁRIO DE PREENCHIMENTO ON-LINE DO REPOSITÓRIO.

SE TIVER DÚVIDAS NO PREENCHIMENTO CONTATE A BIBLIOTECA DO ICT - E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 LINK PARA O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL- http://repositorio.unifesp.br/ 

 OBRIGATÓRIO ASSIM QUE RECEBER A RESPOSTA AUTOMÁTICA NO E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DO SUCESSO DO UPLOAD DE SUA DISSERTAÇÃO/TESE NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL ENVIAR ESTE E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO RECEBIDO PARA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

ATENÇÃO! HAVERÁ DUAS RESPOSTAS AUTOMÁTICAS, SENDO A PRIMEIRA INDICANDO QUE A DISSERTAÇÃO/TESE SERÁ REVISADA PELA BIBLIOTECA DO ICT E UMA SEGUNDA ONDE SERÁ CONFIRMADO O DEPÓSITO E NELA CONSTARÁ O LINK PARA ACESSO AO TRABALHO DEPOSITADO - PRECISAMOS QUE NOS ENVIEM AS DUAS CONFIRMAÇÕES AUTOMÁTICAS RECEBIDAS DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

IMPORTANTE!
A documentação do Pós-Defesa inclui a Requisição de Diploma e os documentos que a acompanham e deverá ser enviada por meio de um Formulário Google Forms para checagem da Secretaria - em versão digital em UPLOAD no formato PDF - formulário Google Forms disponível nos links a seguir, referente a cada respectivo PPG.

PROCEDIMENTOS PÓS-DEFESA - REF. 2a ETAPA
  

2a. ETAPA GOOGLE FORMS - PARA ENVIAR VIA GOOGLE FORMS PARA SECRETARIA A VERSÃO FINAL CORRIGIDA [MESMA QUE FOI DEPOSITADA NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL (PDF/A)], O TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DEPÓSITO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNIFESP (anexo 1) - [Obs. O Termo de Autorização de Depósito Institucional Unifesp (Anexo I) deverá conter apenas a assinatura do aluno], O TERMO/RELATÓRIO DE SIMILARIDADE, A DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIAS DO PPG - E AINDA ANTECIPAR O ENVIO DOS DOCUMENTOS ADICIONAIS PARA REQUISIÇÃO DO DIPLOMA [ACESSE O LINK PARA ACESSO AO GOOGLE FORMS QUE ESTÁ DISPONÍVEL A SEGUIR E CLIQUE NA IMAGEM CORRESPONDENTE AO PPG EM QUE ESTÁ MATRICULADO. INFORMAMOS QUE, POR ENQUANTO, PARA CHECAGEM E BACKUP, HÁ UMA REDUNDÂNCIA EM ITENS DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ENVIADA NA 2a E 3a ETAPA, ISSO ASSEGURA A INTEGRIDADE DO PROCESSO.

LEIA COM ATENÇÃO!
Os documentos adicionais que acompanham a versão final (com as correções sugeridas pela banca, se houverem) listados a seguir devem ser encaminhados assinados em versão digital no formato PDF por meio do formulário Google Forms - link a seguir).
A utilização do formulário do Google Forms visa simplificar e agilizar o processo de envio e o recebimento e a conferência dos documentos exigidos. 
PARA SIMPLIFICAR O PROCEDIMENTO DISPONIBILIZAMOS UM FORMULÁRIO GOOGLE FORMS COMPLETO [PARA HOMOLOGAÇÃO DO TÍTULO E SOLICITAÇÃO DE EMISSÃO DE DIPLOMA - BASTA CLICAR NA IMAGEM A SEGUIR (DE ACORDO COM O RESPECTIVO PPG EM QUE ESTIVER MATRICULADO) PREENCHER, FAZER UPLOAD DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS E NOS ENVIAR] ESCLARECEMOS QUE A UNIFESP POSSUI CONVÊNIO/PARCERIA COM O GOOGLE PARA USO INSTITUCIONAL DE SEUS SERVIÇOS. 
 
EM CASO DE PROBLEMAS ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO EMAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
dissertação.tese.talim
dissertação.tese.pqtec
PPG`s UNIDADE TALIM - CLIQUE NA IMAGEM PARA ENVIAR SUA DISSERTAÇÃO/TESE PARA SECRETARIA
PPG`s UNIDADE PQTEC - CLIQUE NA IMAGEM PARA ENVIAR SUA DISSERTAÇÃO/TESE PARA SECRETARIA 
 
ATENÇÃO! OS DOCUMENTOS LISTADOS A SEGUIR SÃO PARA QUE SE FAÇA UPLOAD NO FORMULÁRIO GOOGLE FORMS (CLIQUE NO NOME DO DOCUMENTO PARA BAIXÁ-LO).
 
IMPORTANTE!
OS DOCUMENTOS LISTADOS A SEGUIR TAMBÉM DEVEM ACOMPANHAR A VERSÃO DIGITAL DA DISSERTAÇÃO/TESE, E SEREM ENVIADOS POR MEIO DO GOOGLE FORMS PARA EMISSÃO DO DIPLOMA, CONFORME O LINK DISPONIBILIZADO  ANTERIORMENTE. FAÇA TAMBÉM A SOLICITAÇÃO ON-LINE NO LINK QUE SEGUE (PARA ACESSÁ-LO CLIQUE NA IMAGEM) ASSIM VOCÊ PODERÁ ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA EMISSÃO DO DOCUMENTO.
formulários.pos.defesa
CLIQUE NOS NOMES OU NA IMAGEM DOS FORMULÁRIOS PARA BAIXÁ-LOS.
FAVOR PREENCHER, ASSINAR(PODE SER ASSINATURA DIGITALIZADA) OU ESCANEAR EM PDF (ASSINADO).
PARA O UPLOAD NO GOOGLE FORMS, TODOS DEVEM SER SALVOS ASSINADOS E NO FORMATO ARQUIVO TIPO PDF 
 
 formulários.pos.defesa.termo.de.autorizacao.deposito.no.rep.institucional
 Este TERMO substitui os documentos:
 
- Autorização de Divulgação Eletrônica da Dissertação/Tese;
- Carta do orientador atestando que a Dissertação/Tese está em sua versão final;
 *ATENÇÃO! ENCAMINHAREMOS TAMBÉM POSTERIORMENTE EM SEU E-MAILORIENTAÇÕES E INSTRUÇÕES PARA ASSINATURA ELETRÔNICA DESTE TERMO VIA SISTEMA SEI-UNIFESP. 
 
 
formulários.pos.defesa.declaracao.cumprimento.exigencias PPG
**ATENÇÃO!É NECESSÁRIO CONTER APENAS A ASSINATURA DO ORIENTADOR(A). A SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO SE ENCARREGARÁ DE COLETAR A ASSINATURA DA CORRDENAÇÃO DO PPG NO DOCUMENTO, APÓS A DEVIDA CONFERÊNCIA DO CUMPRIMENTO DE TODOS OS REQUISITOS REGIMENTAIS EXIGIDOS PELO PPG.
 
ATENÇÃO! DEVE SER INCLUÍDO OBRIGATORIAMENTE NO CORPO DA VERSÃO FINAL DIGITAL A SER DEPOSITADA NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL LOGO APÓS A FOLHA DE ROSTO
formulários.pos.defesa.termo.de.aprovacao.me
ATENÇÃO! DEVE SER INCLUÍDO OBRIGATORIAMENTE NO CORPO DA VERSÃO FINAL DIGITAL A SER DEPOSITADA NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL LOGO APÓS A FOLHA DE ROSTO)
formulários.pos.defesa.termo.de.aprovacao.do

***NOTA:
NO PREENCHIMENTO DO TERMO DE APROVAÇÃO (NÃO SE TRATA DA ATA DE DEFESA, É OUTRO DOCUMENTO QUE IDENTIFICA A BANCA NA DISSERTAÇÃO/TESE DEFENDIDA) -  NÃO É NECESSÁRIA A ASSINATURA DOS MEMBROS DA BANCA, EXIGIDO SOMENTE ESTAR ASSINADO PELO PRESIDENTE DA BANCA (ORIENTADOR(A) - PODE SER ASSINATURA DIGITALIZADA).
O TERMO DE APROVAÇÃO DEVERÁ APENAS SER INCLUÍDO NA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO/TESE- DIGITAL EM PDF) NÃO É NECESSÁRIO ENVIÁ-LO À SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO.
 
PROCEDIMENTOS PÓS-DEFESA - REF. 3a ETAPA
 

3a. ETAPAMÓDULO DE PETICIONAMENTO SEI-UNIFESP - PARA ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA VIA MÓDULO DE PETICIONAMENTO NO SEI-Unifesp (SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES) - CADASTRE-SE ON-LINE, AGUARDE LIBERAÇÃO DO CADASTRO E DEPOIS ABRA UM PROCESSO DO TIPO - Processo Repositório Institucional - TUTORIAIS E INFORMAÇÕES INDICADAS NOS LINKS QUE SEGUEM: 

1 - Cadastra-se on-line no SEI-UNifesp - acesse o link: https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/sei-pos-graduacao

2- Aguarde a liberação do cadastro realizado e faça o peticionamento conforme o passo-a-passo indicado 

https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/tipos-de-processos/repositorio-institucional

[ATENÇÃO! INDIQUE A CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP NO CAMPO CIDADE AO FAZER O PETICIONAMENTO ON-LINE]

PROCEDIMENTO COMPLEMENTAR ON-LINE - ADICIONAL ÀS ETAPAS DESCRITAS ANTERIORMENTE PARA  REQUERER E ACOMPANHAR A EMISSÃO DE DIPLOMA DE MESTRADO/MESTRADO PROFISSIONAL/DOUTORADO
 
 
solicitar.diploma
                         Digite o login da intranet unifesp: e-mail Unifesp sem o @ -  e sua senha da intranet
VEJA OS DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS POR UPLOAD (FORMATO PDF) JUNTO COM A REQUISIÇÃO DE DIPLOMA:

Alunos com Documentação em Língua Portuguesa:

 1 - Certidão de Nascimento ou Casamento com as devidas averbações (cópia simples). OBS.: no diploma, o nome sairá como na certidão apresentada, independente dos demais documentos apresentados;

2 - Carteira de Identidade (R.G.), frente e verso (cópia simples). OBS.:não pode ser CNH;

3 - Diploma da Graduação, frente e verso (cópia simples). OBS.: não pode ser certificado.

 

- Alunos com Documentação em Língua Estrangeira:

 1 - Certidão de Nascimento ou Casamento e tradução juramentada (cópias autenticadas). OBS.: no diploma, o nome sairá como na certidão apresentada, independente dos demais documentos apresentados;

Registro Nacional de Estrangeiro - R. N. E., frente e verso (cópia autenticada). OBS.: não pode ser protocolo;

2 - Diploma da Graduação, frente e verso, e tradução juramentada (cópias autenticadas). OBS.: não pode ser certificado.

 

- Alunos Naturalizados Brasileiros:

 1 - Além dos documentos anteriormente relacionados, cópia da Portaria Ministerial de Naturalização.

Solicite também no mesmo link de solicitação on-line do DIPLOMA - um HISTÓRICO ACADÊMICO [FORMADO(A)/TITULADO(A)].
Basta solicitar no sistema, pois a Secretaria irá juntá-lo, no momento adequado, à documentação enviada, para homologação do título. 
IMPORTANTE! (SE A OPÇÃO AUTOMATIZADA - ON-LINE ESTIVER BLOQUEADA ACESSE ESTE LINK 
(Veja os formulários word - versão alternativa - no final da página)
 INSTRUÇÕES:
Preencher a solicitação on-line e imprimir (salvar) no formato PDF junto aos documentos solicitados e exigidos que constam no formulário de Requisição, fazer UPLOAD (no formato PDF) no formulário Google Forms e completar corretamente o envio da Requisição de Diploma.