Formulários Pós-Defesa

 
Procedimentos a serem seguidos no Pós-Defesa
 *o aluno obrigatoriamente deverá cumprir integralmente as 3 (três) Etapas descritas no fluxo de finalização do curso
(*para encerramento adequado do curso no cumprimento das exigências regimentais do PPG e homologação do título)
Prazo regimental para depositar a Dissertação/Tese: 30 dias corridos [a contar da Defesa realizada] 
Obs. *Exceções PPG-EB, PROFMAT e PPGMAT: prazo 60 dias corridos [a contar da Defesa realizada]
 
Para saber sobre os requisitos acesse: https://www.unifesp.br/campus/sjc/requisitos/pos-defesa.html
 ATENÇÃO! TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM SER ENTREGUES PREENCHIDOS POR COMPLETO, DE FORMA CORRETA, ASSINADOS E DATADOS.
IMPORTANTE! NÃO ADULTERE, EM HIPÓTESE ALGUMA, A FORMA/FORMATO DOS DOCUMENTOS (NEM OS LOGOTIPOS, NEM O CONTEÚDO DOS CAMPOS DOS FORMULÁRIOS), SE ALTERADOS NÃO SERÃO ACEITOS.
 
FLUXO DE FINALIZAÇÃO DO CURSO - DOCUMENTAÇÃO E INSTRUÇÕES:
 
Depositar a Dissertação/Tese (com as correções pós-defesa, se houver) e documentos complementares exigidos [são apenas 3 (TRÊS) ETAPAS que devem ser seguidas sequencialmente e ininterruptamente de acordo com as instruções indicadas ao longo desta página para cada uma das 3 (três etapas)].
 

Depositar no Repositório Institucional a Dissertação/Tese em versão digital - um único arquivo PDF - e demais documentos exigidos - em boa qualidade gráfica e sem cortes em até no máximo *30 dias corridos a contar da data da Defesa, após realizada

Obs. [*Exceções PPG-EB, PROFMAT e PPGMAT (prazo 60 dias corridos a contar da Defesa realizada)]

ATENÇÃO! O ENVIO DA DISSERTAÇÃO/TESE FINAL E DA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA FINALIZAÇÃO DO CURSO E HOMOLOGAÇÃO DO TÍTULO - DEVERÁ SER FEITO SEGUINDO RIGOROSAMENTE OS PROCEDIMENTOS DESCRITOS NESTAS INSTRUÇÕES:

TODO PROCESSO A SER SEGUIDO ESTÁ DESCRITO NA INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN) NO LINK Clique aqui para consultar a IN  (INSTRUÇÃO NORMATIVA). Para o DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE FINAL (COM A CORREÇÕES) no Repositório Institucional, o aluno(a) deverá ENVIAR/ENCAMINHAR À SECRETARIA um novo RELATÓRIO DE SIMILARIDADE ATUALIZADO (PÓS-DEFESA) para o upload no repositório junto com a Dissertação/Tese (com as correções) seguindo a IN - Instrução Normativa da ProPGPq Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e também o TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DEPÓSITO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNIFESP.

Se tiver dúvida clique aqui para consultar a IN na íntegra.

PERGUNTAS FREQUENTES


PROCEDIMENTOS PÓS-DEFESA - REF. 1a ETAPA 

1a. ETAPA - REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL (DISSERTAÇÕES/TESES) 

PARA REALIZAR O AUTODEPÓSITO DO ARQUIVO DIGITAL (PDF) DE SUA DISSERTAÇÃO/TESE - FINAL (COM AS CORREÇÕES SUGERIDAS PELA BANCA, SE HOUVER) NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL, SIGA OS ITENS 1 E 2:

1 - INSTRUÇÕES DE COMO SE CADASTRAR NO SISTEMA PARA ENVIAR SUA DISSERTAÇÃO/TESE - LINK PARA ACESSAR: Tutorial para se Cadastrar no Repositório Institucional

2 - INSTRUÇÕES DE COMO ENVIAR SUA DISSERTAÇÃO/TESE PARA HOMOLOGAÇÃO FINAL - LINK PARA ACESSAR: Tutorial para auto-arquivamento - Depósito de Dissertações/Teses

 ATENÇÃO! AO ASSINALAR OU NÃO O ITEM 'EMBARGO' PARA DIVULGAÇÃO OU NÃO DA DISSERTAÇÃO/TESE - AFINAL O QUE É O TAL 'EMBARGO'?

"Diante das restrições de acesso em dissertações e teses, o termo embargo é definido como forma de adiar a liberação pública desse trabalho. Al Salmi (2004) define embargo como restrições de acesso por determinado tempo a documentos disponíveis online, cujo seu conteúdo necessita de algum tipo de resguardo."  Ao depositar sua dissertação/tese atente para opção de declarar ou não embargo. O embargo vale por 12 meses, podendo a pedido, ser prorrogado por mais 12 meses, desde que satisfeitas as condições descritas no próprio formulário online interno do repositório.

Se tiver dúvidas no preenchimento, ou em algum procedimento contate a Biblioteca do ICT pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 LINK PARA ACESSO AO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL- http://repositorio.unifesp.br/ 

[PARA FAZER O LOGIN NO REPOSITÓRIO E SUBMETER SEU TRABALHO INSIRA SEU USUÁRIO E SENHA DA INTRANET] 

 

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

IMPORTANTE!
A documentação do Pós-Defesa inclui a Requisição de Diploma e os documentos que a acompanham e deverá ser enviada na 2a Etapa por meio de um Formulário Google Forms para checagem da Secretaria - em versão digital em UPLOAD no formato PDF - formulário Google Forms disponível nos links a seguir, referente a cada respectivo PPG.

PROCEDIMENTOS PÓS-DEFESA - REF. 2a ETAPA
 
2a. ETAPA - GOOGLE FORMS 
 
ENVIAR VIA GOOGLE FORMS (LINK NO BANNER/IMAGEM A SEGUIR) - VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO/TESE
DEPOSITADA NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL E UPLOAD DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:
1 - *TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DEPÓSITO NO RI,
2 - *DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIAS DO PPG,
3 - RELATÓRIO DE SIMILARIDADE (ATUALIZADO - PÓS-DEFESA), E
4 - REQUISIÇÃO DE DIPLOMA (MODELO NO FINAL DA PÁGINA) E OS DOCUMENTOS QUE NELA CONSTAM. 
                                                                                                     
 
      formulários.pos.defesa.png    
 
 
 
*DOCUMENTOS PARA SEREM ENVIADOS VIA GOOGLE FORMS
 
PARA BAIXAR OS MODELOS: CLIQUE NOS NOMES OU NO BANNER/IMAGEM DOS FORMULÁRIOS.
FAVOR PREENCHÊ-LOS, ASSINÁ-LOS (PODE SER ASSINATURA DIGITALIZADA) OU IMPRIMÍ-LOS, PREENCHÊ-LOS E ESCANEÁ-LOS EM PDF.
ATENÇÃO! ENCAMINHAREMOS POSTERIORMENTE EM SEU E-MAIL ORIENTAÇÕES E INSTRUÇÕES PARA ASSINATURA ELETRÔNICA DESTES DOCUMENTOS VIA SISTEMA SEI (SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES) - UNIFESP PARA COMPOR O PROCESSO ELETRÔNICO OFICIAL.
 
 formulários.pos.defesa.termo.de.autorizacao.deposito.no.rep.institucional
 *Este TERMO substitui os documentos:
 - Autorização de Divulgação Eletrônica da Dissertação/Tese
- Carta do orientador atestando que a Dissertação/Tese está em sua versão final
 
 
            DOCUMENTOS ADICIONAIS OBRIGATÓRIOS - APENAS PARA SEREM INCLUÍDOS NO CORPO DA DISSERTAÇÃO/TESE
               (NÃO É NECESSÁRIOS ENVIAR O TERMO DE APROVAÇÃO PARA SECRETARIA, BASTA INCLUÍ-LO NO PDF DO TRABALHO)
 
ATENÇÃO! DEVE SER INCLUÍDO OBRIGATORIAMENTE NO CORPO DA VERSÃO FINAL DIGITAL A SER DEPOSITADA NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL LOGO APÓS A FOLHA DE ROSTO
formulários.pos.defesa.termo.de.aprovacao.me
 
ATENÇÃO! DEVE SER INCLUÍDO OBRIGATORIAMENTE NO CORPO DA VERSÃO FINAL DIGITAL A SER DEPOSITADA NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL LOGO APÓS A FOLHA DE ROSTO
formulários.pos.defesa.termo.de.aprovacao.do
 
***NOTA:
NO PREENCHIMENTO DO TERMO DE APROVAÇÃO (NÃO SE TRATA DA ATA DE DEFESA, E SIM O DOCUMENTO QUE IDENTIFICA A BANCA, POR ESCRITO, NO CORPO DA DISSERTAÇÃO/TESE DEFENDIDA) - NO TERMO NÃO É NECESSÁRIA A ASSINATURA DOS MEMBROS DA BANCA, EXIGIDO SOMENTE ESTAR ASSINADO PELO PRESIDENTE DA BANCA - ORIENTADOR(A) - E PODE SER ASSINATURA DIGITALIZADA.
*O TERMO DE APROVAÇÃO DEVERÁ APENAS SER INCLUÍDO NO CORPO DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO/TESE- DIGITAL EM PDF), NÃO É NECESSÁRIO ENVIÁ-LO À SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO.
 

PARA ENVIAR SUA DISSERTAÇÃO/TESE E OS DOCUMENTOS ADICIONAIS EXIGIDOS

(VIA GOOGLE FORMS)
 
PROCEDIMENTOS PÓS-DEFESA - REF. 3a ETAPA
 

3a. ETAPA - MÓDULO DE PETICIONAMENTO SEI-UNIFESP 

PARA ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA VIA MÓDULO DE PETICONAMENTO SEI-UNIFESP

(SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES) 

DESCRIÇÃO DO FLUXO DO PETICIONAMENTO:

Acesse: https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/sei-pos-graduacao

INSTRUÇÕES PARA ACESSO AO MÓDULO DE PETICIONAMENTO SEI-UNIFESP:

PRIMEIRO VERIFIQUE SE POSSUI CADASTRO ATIVO:

1 - ACESSE: https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0

(DIGITE O SEU LOGIN E SENHA DA INTRANET)

2 - CASO NÃO ESTEJA CADASTRADO REALIZE OS PASSOS INDICADOS NOS TUTORIAIS

E SIGA AS ORIENTAÇÕES DESCRITAS DOS LINKS 1 E 2:

*Link 1 - Cadastra-se online no SEI-Unifesp:

acesse o link 1: 

https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

Link 2 - Após o cadastro realizado realize o Peticionamento conforme o passo-a-passo indicado no Tutorial/Manual do aluno, caso precise do tutorial/manual do aluno para baixá-lo:  Clique Aqui 

Acesse o link 2: https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0

*Observação: Ao cadastra-se online (link 1), se ao realizar login de acesso após ter feito o cadastro online caso ainda não tenha tido o cadastro liberado envie um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 ACESSE O SISTEMA E ABRA NO SEI-UNIFESP UM PROCESSO DO TIPO: PÓS-GRADUAÇÃO: REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL 2 (LINK 2)

Para saber mais:

Descrição do Fluxo completo: https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/tipos-de-processos/repositorio-institucional  

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

O processo SEI de Peticionamento DEVE SER DO TIPO:

PÓS-GRADUAÇÃO: REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL 2 (que é o tipo referente à Unifesp - campus São José dos Campos)

[ATENÇÃO! CLIQUE AQUI VEJA ONDE INDICAR A CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP NO CAMPO CIDADE AO FAZER O PETICIONAMENTO ONLINE]

PROCEDIMENTO COMPLEMENTAR ONLINE - ADICIONAL ÀS 3 (TRÊS) ETAPAS DESCRITAS ANTERIORMENTE PARA  REQUERER E ACOMPANHAR A EMISSÃO DE DIPLOMA DE MESTRADO/MESTRADO PROFISSIONAL/DOUTORADO
 
solicitar.diploma
                         Digite o login da intranet unifesp: e-mail Unifesp sem o @ -  e sua senha da intranet
CASO ESTA OPÇÃO ESTEJA BLOQUEADA É POR CONTA DA SITUAÇÃO "EM CURSO", NESSA SITUAÇÃO AGUARDAR A HOMOLOGAÇÃO DO TÍTULO
PORÉM, PROSSIGA COM A SOLICITAÇÃO VIA FORMULÁRIO WORD (EDITÁVEL) DISPONÍVEL NO FINAL DA PÁGINA
IMPORTANTE!
OS DOCUMENTOS LISTADOS A SEGUIR TAMBÉM DEVEM ACOMPANHAR A VERSÃO DIGITAL DA DISSERTAÇÃO/TESE, E SEREM ENVIADOS POR MEIO DO GOOGLE FORMS PARA EMISSÃO DO DIPLOMA, CONFORME O LINK DISPONIBILIZADO  ANTERIORMENTE. FAÇA TAMBÉM A SOLICITAÇÃO ONLINE DO DIPLOMA NO LINK QUE SEGUE (PARA ACESSÁ-LO CLIQUE NO BANNER/IMAGEM) ASSIM VOCÊ PODERÁ ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA EMISSÃO DO DOCUMENTO. SE A OPÇÃO ESTIVER BLOQUEADA ENVIE VERSÃO WORD (DISPONÍVEL NO FINAL DA PÁGINA).
VEJA OS DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS POR UPLOAD (FORMATO PDF) JUNTO COM A REQUISIÇÃO DE DIPLOMA:

Alunos com Documentação em Língua Portuguesa:

 1 - Certidão de Nascimento ou Casamento com as devidas averbações (cópia simples). OBS.: no diploma, o nome sairá como na certidão apresentada, independente dos demais documentos apresentados;

2 - Carteira de Identidade (R.G.), frente e verso (cópia simples). OBS.:não pode ser CNH;

3 - Diploma da Graduação, frente e verso (cópia simples). OBS.: não pode ser certificado.

 

- Alunos com Documentação em Língua Estrangeira:

 1 - Certidão de Nascimento ou Casamento e tradução juramentada (cópias autenticadas). OBS.: no diploma, o nome sairá como na certidão apresentada, independente dos demais documentos apresentados;

Registro Nacional de Estrangeiro - R. N. E., frente e verso (cópia autenticada). OBS.: não pode ser protocolo;

2 - Diploma da Graduação, frente e verso, e tradução juramentada (cópias autenticadas). OBS.: não pode ser certificado.

 

- Alunos Naturalizados Brasileiros:

 1 - Além dos documentos anteriormente relacionados, cópia da Portaria Ministerial de Naturalização.

Solicite também no mesmo link de solicitação online do DIPLOMA - um HISTÓRICO ACADÊMICO [FORMADO(A)/TITULADO(A)] APÓS TER O TÍTULO HOMOLOGADO/OU ACESSE LINK: Solicitação de Histórico Escolar E VEJA COMO CONSULTAR/EMITIR SEU HISTÓRICO ACADÊMICO.
Basta solicitar no sistema, pois a Secretaria irá juntá-lo, no momento adequado, à documentação enviada, para homologação do título. 
IMPORTANTE! (SE A OPÇÃO AUTOMATIZADA - ONLINE ESTIVER BLOQUEADA ACESSE ESTE LINK: 
(Veja os formulários word - versão alternativa de preenchimento e impressão - no final da página)
 
INSTRUÇÕES:
Preencher a solicitação online e imprimir (salvar) no formato PDF junto aos documentos solicitados e exigidos que constam no formulário de Requisição, fazer UPLOAD (no formato PDF) no formulário Google Forms e completar corretamente o envio da Requisição de Diploma.