Aproveitamento de Estudos

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
 
O aproveitamento de estudos é o processo de reconhecimento da equivalência entre as atividades acadêmicas realizadas em outras instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas pelo MEC ou IES estrangeira e as unidades curriculares do curso ao qual o aluno está matriculado na UNIFESP.
 

Onde consultar as disciplinas do curso?

No menu "Graduação", barra horizontal na página web do ICT-UNIFESP, há um espaço reservado para cada curso de graduação. Neste você poderá encontrar o Projeto Pedagógico do curso, o qual contém todas as Unidades Curriculares. Outra opção é consultar o Catálogo de Disciplinas (disponível na barra de menus à esquerda).

Quem faz a análise? 

Caberá à Comissão de Curso, ouvido(s) o(s) docente(s) responsável(eis) pela(s) UC(s) objeto do requerimento, deliberar sobre aproveitamento de estudos.

Quais os critérios para que a solicitação seja deferida? 

A carga horária das atividades acadêmicas a serem aproveitadas deverá somar, no mínimo, 75% da carga horária da UC correspondente na UNIFESP. Outro critério importante é a compatibilidade entre os conteúdos programáticos.

Quantas disciplinas podem ser aproveitadas?

Será passível de convalidação no máximo 50% da carga horária constante na matriz curricular do curso.


SOLICITAÇÃO / FORMULÁRIO

O requerimento de aproveitamento de estudos deve ser protocolado na secretaria acadêmica, por meio de formulário específico acompanhado do Histórico Escolar e das Ementas das Disciplinas (originais e respectivas cópias).

Formulário de Solicitação de Aproveitamento de Estudos

Prazo: 22/02 a 17/04/2017 

ATENÇÃO:

  • Para cada formulário é obrigatório a entrega da cópia do Histórico Escolar.
  • Ao solicitar 2 UCs para 1 UC da Unifesp tente inserir o nome das 2 UCs no mesmo espaço. Clique aqui para conferir um exemplo.

DÚVIDAS FREQUENTES
 
 
  1. Posso voltar atrás e cursar uma disciplina em que foi implantado o aproveitamento? Não.
  2. Solicitei alguns aproveitamentos que foram atendidos. Agora desejo solicitar mais alguns. O que fazer? Você deve verificar os prazos no calendário acadêmico de graduação e preencher o requerimento de aproveitamento de estudos e entregar a documentação necessária.
  3. Terminei meu curso de graduação há mais de 5 anos, mesmo assim posso solicitar aproveitamento de estudos das disciplinas cursadas? A critério da Comissão de Curso, as atividades acadêmicas realizadas há mais de 05 (cinco) anos poderão ter seu aproveitamento condicionado à avaliação de conhecimento na área, a ser definida pelo docente responsável da UC correspondente na UNIFESP.
  4. Qual a carga horária será registrada no meu Histórico Escolar? Será aquela da UC correspondente na UNIFESP, mesmo que a realizada anteriormente seja superior a esta.
  5. As notas obtidas na(s) UC(s) usadas no aproveitamento de estudos serão consideradas no cálculo do Coeficiente de Rendimento? Não.
  6. Posso utilizar 2 ou mais UCs da insituição de origem para aproveitamento de uma única UC da Unifesp? Sim. 
  7. Cursei UCs no regime anual na instituição de origem. Posso solicitar que uma única UC cursada na instituição de origem seja utilizada para aproveitar 2 na Unifesp? Sim. O deferimento dependerá da compatibilidade da carga-horária e ementa das UCs.