BIG NAE 2018 - Processo Seletivo

Programa de Bolsas de Iniciação à Gestão

BIG NAE SJC 2018

Processo Seletivo

O campus de São José dos Campos, com aproximadamente 1500 estudantes de graduação, tem trabalhado desde 2013 com a operacionalização da Bolsa de Incentivo à Gestão, compreendendo desde a formulação das propostas de trabalho junto aos estudantes à mediação institucional e acompanhamento das ações propostas.

As atividades que envolvem estas mediações são complexas porque demandam dimensões do trabalho ligadas à avaliação, planejamento, gestão e acompanhamento tanto dos estudantes em sua condição de desenvolvimento quanto das ações desenvolvidas por estes.

A condição de ser uma bolsa ligada à gestão de processos institucionais implica o reconhecimento de que habilidades precisam ser compreendidas por processos andragógicos, sobretudo quando compreendemos que a formação ofertada pelo campus não coincide com as habilidades requeridas para a execução das atividades demandadas. Assim, dimensões ligadas à compreensão da ação no espaço público (referenciado pela diversidade, pela amplitude, pelas escalas), das características do público alvo e da demanda por eficácia e efetividade, são elementos importantes para dar contorno à mediação realizada pelo NAE junto aos estudantes na execução das ações programáticas.

A experiência desta mediação tem nos mostrado limites e potencialidades de ações que se cruzam com características e repertórios trazidos pelos estudantes. Esta característica impulsiona a experimentação de modelos de organização das ações a cada ano. Para este ano uma nova proposta se soma à avaliação das experiências anteriores, incorporando elementos avaliados positivamente e realinhando formatos de organização para a próxima gestão dos bolsistas e ações.

2. Objetivos

Estruturar os eixos de organização das atividades desenvolvidas junto/pelos bolsistas BIG-NAE

3. Metodologia

3.1 Perfil prioritário do bolsista

- Ser ingressante 2016-2017

- Não ter atividade extra curricular sendo desenvolvida

- Ser bolsista PAPE

3.2 Inscrição

- Preenchimento de formulário via Google Docs e

- Envio do histórico por e-mail

3.3 Seleção

- 1ª fase: análise do histórico escolar e ficha de inscrição

- 2º Fase: dinâmica de grupo e entrevista

3.4 Divulgação dos resultados

- Online: divulgação de lista de classificação com número de RA e indicação de habilitado / não habilitado para o número de vagas

3.5 Eixos

EIXO BOLSAS AÇÕES
Apoio Pedagógico 2

- atuar na recepção dos calouros

- realizar levantamentos quali e quantitativos das questões envolvidas nos processos de ensino-aprendizagem

- atuar na organização (física, de insumos, preparação de instrumentos de atividades, aplicação de instrumentos de monitoramento de atividades, aplicação de instrumentos de avaliação de atividades)

- desenvolver junto aos servidores do NAE o calendário de oficinas programáticas:

-Oficina de comunicação em público

-Oficina de organização financeira

-Oficina de organização do tempo

-Oficina de transição para o mundo do trabalho

-Oficina de questões de gênero, étnico-raciais e diversidade sexual

-Oficina de processos de ensino-aprendizagem

- desenvolver a divulgação de ações do NAE (criação de arte, fixação de cartazes, divulgação em redes sociais)

- participar de eventos no campo da educação

- colaborar com os demais bolsistas de outros eixos na elaboração e execução das ações.

- participar das reuniões individuais e/ou coletivas do NAE.

- atuar na mediação, individual e/ou coletiva, das ações de acolhimento e encaminhamento do NAE.

Observatório de permanência estudantil 1

- atuar na recepção dos calouros

- realizar levantamentos quali e quantitativos das questões envolvidas nos processos da permanência estudantil.

- atuar na organização (física,  de insumos, preparação de instrumentos de atividades, aplicação de instrumentos de monitoramento de atividades, aplicação de instrumentos de avaliação de atividades)

- participar das reuniões individuais e/ou coletivas do NAE.

- produção de material áudio-visual ligado às questões de permanência estudantil

Saúde e acessibilidade 2

- Desenvolver ações do calendário da saúde:

-Dia internacional da mulher

-Setembro amarel

-Saúde sexual e reprodutiva (IST-Aids)

-Diversidade sexual

-Raça e Etnia

-Saúde mental

- atuar na recepção dos calouros, especialmente no apoio às/aos estudantes com deficiência, provenientes (ou não) da reserva de vagas

- realizar levantamentos quali e quantitativos das questões envolvidas nos processos do campo da saúde e da acessibilidade

3.6 Monitoramento e Avaliação

Monitoramento Avaliação

Do Bolsista:

- participação em reuniões, atividades, acolhimentos e atendimentos.

- execução de atividades.

- colaboração com outros bolsistas.

- diálogo com supervisores.

- interação com outros estudantes

Do Bolsista:

- qualidade da participação em reuniões, atividades, acolhimentos e atendimentos.

- qualidade:

execução de atividades.

colaboração com outros bolsistas.

diálogo com supervisores.

interação com outros estudantes

Das Ações:

- execução das ações programadas

- execução dos elementos previstos para atuação específica nas ações programadas

- relatórios individuais

- registros áudio-visuais

- produtos resultantes de ações, oficinas

- artes de divulgação

Das Ações:

- levantamentos quali e quantitativos junto ao público alvo das ações

- relatórios consolidados das ações