A pandemia vai passar… e o TraCaTrá vai ficar

Comemoração virtual, alcança mais de 5 mil visualizações

WhatsApp Image 2020 06 10 at 14.05.32

Por Renato Conte

Foi com essa ideia de superação e incentivar toda comunidade epemista, em tempo de pandemia, e por ocasião dos 87 anos da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) que o professor e idealizador da live, Jacob Szejnfeld, levou a proposta para o diretor, Manoel Girão, em se criar o “Dia do TraCaTrá”. Ideia aceita e aprovada durante a Congregação da EPM/Unifesp, ficou estabelecido que o segundo domingo de junho, passa a ser a data oficial do “TraCaTrá”.

Szejnfeld admite que houve dificuldades em organizar o evento, com apenas 10 dias de prazo. “É um desafio montar uma festa virtual em pouco tempo”. Mas comemora e agradece o apoio vindo da Diretoria Acadêmica, Diretoria do Campus São Paulo, Superintendência do Hospital São Paulo/HU/Unifesp, Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto, Voluntariado dos alunos da EPM, e Reitoria da Unifesp. O organizador faz questão de ressaltar e destacar, que “o grande mérito do sucesso e mobilização, é da Comunidade Epemista”!

O encontro virtual aconteceu em 14 de junho, segundo domingo, com os organizadores reunidos no Anfiteatro Leitão da Cunha, utilizando equipamentos de imagem e som, e os recursos do YouTube e Facebook, para dar início a novidade de concentrar e conversar com o maior número de participantes à distância.

“Durante a live de aproximadamente três horas, foram exibidas - fotos antigas, músicas tradicionais da EPM, apresentação da Bateria 51 e entrevistas ao vivo com os participantes. Também teve o momento de prestar homenagens aos docentes e técnicos administrativos, falecidos durante a quarentena social, e para todos os profissionais do HSP/HU/Unifesp que estão na linha de frente no combate ao Covid 19. Nesse período registrou-se cerca de 2.200 participações, via YouTube”, comenta João Alessio Perfeito, também organizador. Até o fechamento da matéria, o acesso ao YouTube já somava 5.500 visualizações.

A comissão organizadora faz questão de agradecer nominalmente o apoio recebido dos seguintes docentes:

Patrocinadores: Rui Maciel, Sergio Tufik, Ewaldo Russo e Jacob Szejnfeld

Apoiadores: Manoel Girão, Emila Sato, Rosana Puccini, José Roberto Ferraro, Soraya Smaili, e a Associação Amigos da Escola Paulista de Medicina, fundada em 2018.

Comissão organizadora: Jacob Szejnfeld (presidente), João Alessio Perfeito, Claudia Cappucci, Marcos Luzo, Aluísio Seródio, Wilson Aguiar, Abel Pereira de Souza Junior, e as estudantes do 6º ano de Medicina, Daniela Mendes Chiroff e Camila Sérvolo.

Tracatrá!
Trá!