Trabalho da EPE/Unifesp é premiado em jornada de jovens cientistas

Realizado na UFSCar, evento foi promovido pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu

Por José Luiz Guerra

 WhatsApp Image 2019 10 31 at 12.30.25 1

A estudante do curso de Enfermagem da EPE/Unifesp Letícia Sangali junto com a professora afiliada da EPM/Unifesp Andrea Cristina de Moraes Malinverni (Imagem: Karen Spadari)

Um trabalho apresentado pela estudante do curso de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) Letícia Sangali foi premiado na categoria Extensão Universitária durante a XXVII Jornada de Jovens Pesquisadores. Promovida pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), o evento foi sediado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre os dias 23 e 25 de outubro.

Criado em 1993, o evento reúne anualmente centenas de pesquisadores das várias universidades que fazem parte da Associação e tem como objetivo promover, desde cedo, o relacionamento entre jovens pesquisadores dos países da região, promovendo o desenvolvimento de redes interpessoais e científico-acadêmicas. Dessa maneira, possibilitam a formação de grupos regionais de pesquisa científica, atendendo uma das prioridades da AUGM: a formação de profissionais qualificados e cidadãos comprometidos com a realidade atual da América Latina. Neste ano o evento teve como tema central “A Ciência e a Tecnologia na Produção de Inovação e Transformação Social”.

No total, 14 estudantes de diversos campi da instituição apresentaram seus trabalhos. Eles foram acompanhados pela professora afiliada do Departamento de Patologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) Andrea Cristina de Moraes Malinverni e pela pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisas, Karen Spadari, que representa a Unifesp na Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia da AUGM.

O planejamento e execução das atividades contaram com importante apoio do docente do Departamento de Patologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) Ricardo Artigiani Neto do departamento de patologia, da professora da EPE/Unifesp Juliana Lopes, do designer do Departamento de Informática em Saúde (DIS/Unifesp), Sthar Mar de Vasconcelos Silva, e do administrador da EPE/Unifesp, Emerson Leite.

Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da AUGM (Imagem: Karen Spadari)

Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da AUGM (Imagem: Karen Spadari)