Discentes da Tecnologia Oftálmica da EPM promovem difusão tecnológica e inovação social

Os acadêmicos epemistas foram responsáveis por capacitar colaboradores do Lar das Moças Cegas

Por Loane Carvalho

Oftalmo 1

Alunos do Grupo de Ergonomia Visual, Tecnologia & Design Assistivo e Sistemas de Precisão da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) ministraram curso de capacitação aos colaboradores do Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais – Lar das Moças Cegas (LMC), em Santos.

Aproveitando o mês de recesso estudantil, os graduandos Helder Luiz Bachiega e Caroline Cordeiro – acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia Oftálmica da EPM, aplicaram o curso de capacitação em Impressão 3D para elaboração de material didático, pedagógico e museológico, sob a coordenação e supervisão de Vagner Rogério dos Santos, docente do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM/Unifesp.

As aulas aconteceram nos dias 17 e 18 de julho de 2019, das 8h às 17h, para 20 colaboradores das áreas de Pedagogia, Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação. A capacitação tem o objetivo de auxiliar na implementação do núcleo de elaboração de material pedagógico e museológico, agregando mais uma linha de serviços e produtos que podem ser vendidos para escolas, museus, universidades, órgãos públicos, entre outros.

“A ideia é mostrar a versatilidade de projetos que essa tecnologia proporciona, principalmente para o público-alvo aqui, o deficiente visual, que sente o mundo pelo tato”, afirma Helder.

Para Caroline, o céu é o limite em termos de criatividade. “Hoje em dia já são feitas próteses em clínicas de amputados ou, para o setor pedagógico da instituição, o foco seja nos brinquedos… Tendo o projeto, dá para criar.”

(*) Com informações da coordenação