Coordenadoria de Gestão com Pessoas do CSP: novo olhar para a área de recursos humanos

Maior aproximação da equipe junto à comunidade do Campus São Paulo está entre os objetivos do modelo de gestão

Por Loane Carvalho

A Divisão de Gestão com Pessoas do Campus São Paulo mudou de nome para Coordenadoria de Gestão com Pessoas do Campus São Paulo, após aprovação pelos Conselhos de Campus São Paulo e de Planejamento e Administração (COPLAD). A nova nomenclatura foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 02 de janeiro deste ano.

Com as diversas instabilidades governamentais e o grande agravo das vacâncias de servidores, principalmente no Campus São Paulo, a nova coordenadoria busca maior aproximação da equipe de Gestão com Pessoas juntos aos departamentos, atuando como co-gestor, objetivando maior qualidade e eficiência no trabalho.

As atividades e ações relacionadas à gestão de pessoas estão em consonância com as políticas traçadas pelo Conselho da Pró-reitoria de Gestão com Pessoas da Universidade Federal de São Paulo (ConPessoas/Unifesp) e pelas instâncias de normatização do serviço público federal e legislação vigente.

Sob a chefia de Marli Fortunatti, a coordenadoria tem promovido treinamentos que visam capacitar todos os servidores da equipe de Gestão com Pessoas. “O modelo de gestão tem o objetivo de conhecer as principais demandas dos servidores e chefias dos departamentos administrativos, acadêmicos e disciplinas, com relação à administração e desenvolvimento de suas equipes. As ações são voltadas para gestão, humanização e celeridade nos procedimentos”, esclarece Marli.

Fora do ambiente da coordenadoria, os treinamentos já estão ocorrendo junto ao Departamento de Administração (DA) e começou a ser realizado no Departamento de Infraestrutura, ambos do Campus São Paulo.

 

Segundo informado pela coordenadora, “já foram implementadas as reuniões quinzenais com os coordenadores e chefes de divisão – contendo o Minuto Liderança como pauta fixa; escuta técnica qualificada para servidores; participação na lotação dos novos servidores, com base em análise de currículo e perfil; olhar ampliado para processos de remoção e redistribuição”.

A Coordenadoria conta com duas divisões, conforme quadro a seguir: 

 

RH