Início dos testes sorológicos no Campus SP

testes covid ago20

Atendendo ao compromisso institucional de zelar pela segurança do trabalho dos nossos servidores, com foco no planejamento de medidas de prevenção e controle da transmissão da Covid-19 no Campus São Paulo, foi criado, pela Reitoria da Unifesp, o Grupo Trabalho Seguro. Com a coordenação do professor Arnaldo Colombo, nele estão representantes da EPE/Unifesp, da EPM/Unifesp e do Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp).

Como parte de suas atribuições, esse grupo organizou a realização de inquérito sorológico (pesquisa de anticorpos anti-SARS-COV2) para os servidores que se encontram em regime de trabalho presencial no Campus São Paulo.

Esta ação foi programada com o objetivo de analisar a curva de progressão da pandemia no Hospital, bem como no Campus São Paulo e na Reitoria, tendo como elementos de comparação os dados já obtidos com mais de 4 mil funcionários, que atuam no HSP/HU Unifesp, e os dados gerados por estudos realizados na cidade de São Paulo.

Com este estudo, serão identificadas possíveis assimetrias no comportamento da prevalência de indivíduos expostos ao SARS-COV 2 entre diferentes grupos de funcionários analisados.

Em breve, o Grupo Trabalho Seguro, com o apoio da Reitoria, deverá ampliar o inquérito sorológico para todos os campi da Unifesp, buscando conhecer as diferentes distribuições epidemiológicas por áreas e também nas cidades onde a Unifesp atua.

Os resultados dos testes sorológicos terão grande importância para avaliarmos se as medidas de prevenção e controle estabelecidas no Campus São Paulo estão sendo eficazes ou se haverá necessidade de programarmos mudanças de estratégias e de medidas de intervenção em setores específicos que, porventura, tenham maior ocorrência de casos comparados ao restante da comunidade.

ATENÇÃO: para que esta ação tenha sucesso, é importante que TODOS os servidores indicados participem das coletas conforme comunicados específicos divulgados a cada momento, o que permitirá uma análise histórica da curva de ocorrência de casos em nossa comunidade.

No HSP/HU Unifesp as coletas já foram realizadas sob a coordenação da CIH, da Diretoria de Enfermagem e do Laboratório Central.

A coleta no Campus São Paulo ocorrerá nos dias 06 e 07/08

Horário: 7h30 às 10h30 ou 13h30 às 15h30

Qualquer dúvida, por favor entrar em contato por meio do telefone 5576-4848 VoIP: 2722, no horário das 9h às 16h, com Profa. Monica Taminato.

Grupo Trabalho Seguro
Reitoria