Dia do Médico - 18 de outubro

Mensagem da Diretoria da Escola Paulista de Medicina em  homenagem aos médicos

Ao tentar escrever algumas palavras para reverenciar o Dia dos Médicos, percebemos a grande dificuldade de expressar a alegria e a honra de ser médico.

A capacidade de curar, ou pelo menos amenizar o sofrimento, aproxima o médico da criação, mas confere também uma imensa responsabilidade por suas atitudes e escolhas.

A obrigação constante de se atualizar, o respeito aos valores e necessidades de cada paciente, assim como a grande diversidade dos cenários de atuação e por vezes a exploração do trabalho médico desvelam-se como grandes desafios diários.

Aos colegas médicos parabéns pelo seu dia, continuem sendo especiais e importantes para a nossa sociedade e nossos semelhantes.

dia do medico

A origem do Dia do Médico

O dia 18 de outubro é a data de nascimento de Lucas, que escreveu parte do Novo Testamento da Bíblia. Sua família era pagã, mas o mesmo se converteu ao cristianismo.

Passou parte de sua vida curando as pessoas por onde passava, motivo pelo qual foi estabelecido como padroeiro da Medicina.

Em homenagem a São Lucas, a data de seu nascimento foi escolhida como o dia do médico, profissional que estuda a ciência e as técnicas para se fazer a cura.