Desenho de Estudo Ensaio clínico - CONSORT Statement

Descrição do evento: Capacitar editores, pesquisadores, bibliotecários e usuários em geral nas principais recomendações para o desenvolvimento de ensaios clínicos.

A definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para um ensaio clínico é: “qualquer estudo de pesquisa que designe prospectivamente participantes humanos ou grupos de humanos a uma ou mais intervenções relacionadas à saúde para avaliar os efeitos sobre os resultados de saúde”. Ensaios clínicos controlados visam melhorar os tratamentos existentes ou substituí-los por novos e melhores. Antes que um novo tratamento seja disponibilizado para os pacientes, ele deve ser testado em ensaios clínicos controlados quanto à eficácia e segurança. Alguns ensaios clínicos são realizados em apenas um grupo de pacientes, enquanto a maioria compara dois grupos. Os pacientes em diferentes grupos de comparação devem ser tão semelhantes quanto possível, e eles devem ter as mesmas condições médicas, no mesmo estágio de uma doença. Os ensaios clínicos são essenciais para o desenvolvimento de novas intervenções. Os ensaios clínicos são importantes porque investigam e comparam tratamentos novos e existentes, promovendo assim o progresso no tratamento. A avaliação da eficácia e segurança de um novo tratamento é um processo muito rigoroso e muitas vezes longo. Por esse motivo, novos tratamentos geralmente demoram muito tempo antes de se tornarem publicamente disponíveis.

 

Público alvo: Alunos, professores, bibliotecários, pesquisadores em ciências da saúde e demais membros da comunidade acadêmica.

Pré-requisito: estar matriculado no doutorado ou ter o título de doutor(a).

Período de Realização: 23/10/2019 - das 9h às 12h

Local: Sala de Informática - Biblioteca do Campus São Paulo - Rua Botucatu, 862 - Vila Clementino/SP

Palestrante: Profa. Dra. Solange Guizilini

 

Inscrições