I Semana da Criança Sem Dor

A Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP - International Association for the Study of Pain) estabeleceu o ano de 2019 como Ano Global contra dor nos mais vulneráveis, sendo consideradas populações vulneráveis aquelas em risco de que a dor seja subavaliada ou subtratada devido à prejuízos físicos, psicológicos e/ou verbais, a circunstâncias sociais ou a deficiências no âmbito da assistência à saúde. Entre os grupos considerados vulneráveis, estão incluídas crianças, idosos, indivíduos com deficiências cognitivas e transtornos psiquiátricos, e sobreviventes de tortura. No contexto pediátrico, embora seja consenso a relevância do reconhecimento, avaliação e tratamento da dor, as evidências indicam um lapso entre o conhecimento científico e a conduta na prática clínica. Estudos internacionais e nacionais apontam que a dor, seja aguda ou crônica, em todos os níveis de atenção à saúde, é subdiagnosticada, mal avaliada, subtratada e, algumas vezes, negligenciada. Estar sensibilizado para as diferentes dimensões da dor e suas manifestações, assim como preparado para avaliar e adotar medidas de alívio, proporcionando conforto e bem-estar ao paciente e família constituem responsabilidades dos profissionais de saúde e devem fazer parte do compromisso inerente ao cuidado. O direito da criança hospitalizada a não sentir dor quando existam meios para evitá-la, a necessidade de avançar nossa capacidade em aliviar a dor da criança, e em consonância ao proposto pela IASP, a Disciplina de Cuidados Clínicos, Cirúrgicos e Intensivos do Departamento de Enfermagem Pediátrica da EPE/Unifesp, propõe a I Semana da Criança Sem Dor.

Período Inscrição 05/07 a 19/08/2019
Local Inscrição Internet