Cerimônia de abertura da Semana dos Calouros no Campus São Paulo

A programação contará com trote solidário, peça teatral, palestras, entre outras atividades

Por Loane Carvalho

A manhã dessa segunda-feira (06/03) foi marcada pela cerimônia de abertura da Semana dos Calouros 2017 no Campus São Paulo, cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Tecnologia em Informática em Saúde, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia Oftálmica.

A Semana é promovida pelos estudantes veteranos, Associação Atlética Acadêmica Pereira Barreto (AAAPB), Centro Acadêmico Pereira Barreto (CAPB), Centro Acadêmico de Fonoaudiologia (CAF), Centro Acadêmico Ana Cristina Passarella Brêtas (CAAB), Centro Acadêmico Leal Prado (CALP), Departamento de Cultura Científica (DCC), Centro Acadêmico de Tecnologias em Saúde (CATS) e apoio do Núcleo de Apoio ao Estudante do Campus São Paulo (NAE/CSP).

O evento teve a mesa de abertura composta por Andrea Rabinovici, pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae); Jacqueline Luz, pró-reitora adjunta de Graduação (ProGrad); Rosana Puccini, diretora do Campus São Paulo (CSP); Emília Sato, diretora da Escola Paulista de Medicina (EPM); Janine Schirmer, diretora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE); e mediação de Sue Yazaki Sun, coordenadora do NAE/CSP.

Hino nacional

Da esq. à dir.: Janine Schirmer, Jacqueline Luz, Andrea Rabinovici, Rosana Puccini, Emília Sato durante a execução do hino nacional

As autoridades emocionaram os presentes no evento com seus discursos de boas-vindas. Diante do Teatro Marcos Lindenberg lotado, Andrea Rabinovici, representando a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, expôs o site elaborado para os estudantes – canal de comunicação facilitador das vias de acesso para os alunos dentro da instituição; a infraestrutura oferecida para que os discentes consigam permanecer no curso até a sua finalização e ressaltou a importância de vivenciar a universidade também fora das salas de aula, com as inúmeras oportunidades oferecidas pela instituição.

A pró-reitora da ProGrad compartilhou a frase de autoria de José Leal Prado, professor fundador do curso de Biomedicina da EPM/Unifesp, para representar a relação de entrega entre a universidade e o corpo discente. Segundo Jaqueline, “nós estamos de braços abertos, porém, não estamos somente oferecendo, gostaríamos também de receber. O professor Leal Prado proferiu na Palavra aos pais de uma formatura: ‘Dos vossos filhos vamos querer quase tudo, mas sobretudo a alma.’”

O evento inicial da Semana dos Calouros também foi marcado pelos momentos de nostalgia e de orgulho das diretoras Rosana, Emília e Janine, profissionais da saúde que possuem formação acadêmica vinculadas à Unifesp.

“Eu lembro de cada detalhe do que aconteceu no primeiro dia de caloura na EPM, pois é um momento muito marcante na vida estudantil. Sabendo desta importância, o Campus e as duas escolas têm se organizado para recebê-los bem, para que vocês permaneçam aqui, vivam aqui, sejam felizes aqui”, compartilhou Rosana.

A relação acadêmica do discente com a Unifesp, por meio de suas duas Unidades Universitárias – EPE e EPM, está aberta às mudanças. Emília mencionou a tradição do ensino, “mas não significa que o aprendizado tenha que ser feito sempre da mesma forma. Devemos ter formas diferentes de ensino, e para isso é necessário o retorno dos alunos”, e que é imprescindível “lembrar que não tem como aprender sem estudar”.

A diretora da EPE, primeira escola pública de Enfermagem do Estado de São Paulo, citou o “envolvimento que os cursos do Campus São Paulo têm um com os outros. Nós fazemos disciplinas juntos, nós usamos os mesmos anfiteatros.” Janine acredita que alguma “coisa acontece ao entrar na Unifesp, a gente se apaixona e até canta o Trá-cá-trá [hino dos estudantes da Escola Paulista de Medicina e da Escola Paulista de Enfermagem]”.

Após a cerimônia de abertura, os coordenadores dos cursos realizaram a entrega de pendrive a cada um dos calouros, contendo documentos que estabelecem as normas da vida acadêmica - Manual do Estudante da Prae, Código de Conduta do Estudante da Unifesp, Código de Ética do Estudante de Medicina do Cremesp, Regimento Interno da ProGrad, Regimento Interno da EPE e Normas para utilização da biblioteca do Campus São Paulo. As baterias Fonopauli (Fonaudiologia), Enfarta (EPE) e 51 (EPM) ficaram encarregadas pelas apresentações durante este momento.

A Semana de Calouros ocorre no período de 6 a 10 de março. A programação contará com palestras, peça teatral, trote solidário, palestras, entre outras atividades.

Confira a programação aqui.

1B    1C

1D    1E