Comissão de Professor Afiliado

Critérios Operacionais para Concessão do Título de Professor Afiliado – Escola Paulista de Medicina (Regimento Interno)

1 – O título de Professor Afiliado

O título de Professor Afiliado será concedido ao profissional que atender aos seguintes requisitos:

I. Possuir o título de doutor;
II. Comprovada experiência em ensino, pesquisa e/ou assistência especializada.

2 – Indicação pelo Conselho do Departamento da EPM

A proposta de concessão do título deverá ser formulada pelo Conselho do Departamento no qual o candidato desempenha as atividades, e deverá constar como um dos documentos solicitando a concessão.

3 – Modalidades de Concessão

Professor Afiliado da Escola Paulista de Medicina Modalidade Ensino/Pesquisa, cuja ênfase do título é na qualidade da produção científica, na caracterização de linha de pesquisa, na capacidade de formação de recursos humanos e de gerar financiamento.
Professor Afiliado da Escola Paulista de Medicina Modalidade Ensino/Assistencial cuja ênfase do título é nas atividades de ensino, onde exista atividade assistencial, quer seja na área da graduação, residência médica ou pós-graduação.
Professor Afiliado da Escola Paulista de Medicina Modalidade Ensino/Desenvolvimento Tecnológico cuja ênfase do título é nas atividades de desenvolvimento de produtos digitais e de equipamentos na área da saúde, baseados em dados gerados através da assistência, e voltados para aplicação assistencial; desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos de gestão em saúde que impactem diretamente a qualidade e segurança no atendimento de pacientes e/ou geração de patentes, busca de fomento para desenvolvimento de produtos sob a forma de parcerias nacionais e internacionais. Tais ações incluem as áreas de graduação, pós graduação e extensão universitária.

4 – Os documentos necessários

A proposta de concessão do título deverá ser acompanhada:

a) Carta da Disciplina Justificando a Indicação;
b) Carta do Conselho do Departamento indicando o candidato e a modalidade do Título – Ensino/Pesquisa ou Ensino/Assistencial - Original (documento a ser entregue na forma de papel);
c) Curriculum Vitae resumido (Contendo email e número do Celular do Candidato de no máximo 3 páginas);
d) Currículo Lattes – atualizado.
e) Título de Doutorado;
f) Resumo das Atividades de Pesquisa ou Assistenciais dos últimos 3 anos – (2 páginas), onde o candidato descreve os principais aspectos do seu trabalho acadêmico, quer seja em pesquisa, ensino ou assistência;
g) Plano de Trabalho para os próximos 3 anos (2 páginas), onde o candidato descreve de uma forma estruturada as principais atividades, utilizando um cronograma resumido do que pretender fazer no período. Para elaborar o plano de trabalho, o candidato deve observar a ênfase descrita no item 3 – Modalidades de Concessão.
h) Para a modalidade Ensino/Assistencial, preenchimento do formulário “Descritivo de Atividades Assistenciais”, clicando neste link. Uma cópia das respostas será enviada para o e-mail fornecido. O formulário dever ser impresso, assinado pelo candidato e com a ciência da chefia imediata (Disciplina ou Departamento) e anexado ao processo físico a ser enviado à Comissão de Professor Afiliado da EPM-UNIFESP
i) Para a modalidade Ensino/Desenvolvimento Tecnológico, preenchimento do formulário “Descritivo de Atividades”, clicando neste link. Uma cópia das respostas será enviada para o e-mail fornecido. O formulário dever ser impresso, assinado pelo candidato e com a ciência da chefia imediata (Disciplina ou Departamento) e anexado ao processo físico a ser enviado à Comissão de Professor Afiliado da EPM-UNIFESP.
j)Termo da adesão de serviços voluntários, original, somente para quem não tem vínculo empregatício com a UNIFESP/HSP.

5 – Candidatos de outras instituições

No caso de profissionais de outras instituições, incluindo-se as estrangeiras, será considerado seu curriculum vitae, nível de intercâmbio e sua contribuição à formação de recursos humanos para a EPM/Unifesp.

6 – Comissão de Avaliação

De acordo com a Portaria nº 001, de 25 de março de 2019, a Comissão de Professor Afiliado da EPM é composta pelos membros conforme abaixo:

Prof. Dr. Paulo Schor – Presidente

Prof. Dr. Afonso Celso Pinto Nazário
Profa. Dra. Cassia de Toledo Bergamaschi
Prof. Dr. Fernando Baldy dos Reis

Prof. Dr. Jean Faber Ferreira de Abreu
Prof. Dr. Luiz Roberto Ramos
Prof. Dr. Marcelo Nascimento Burattini
Profa. Dra. Maria Aparecida Juliano
Prof. Dr. Miguel Sabino Neto
Profa. Dra. Regina Celia Mello Santiago Moisés
Profa. Dra. Roseli Giudici

7 – Congregação

O relatório da Comissão será encaminhado à Congregação, em reunião ordinária, para deliberação e votação em sufrágio secreto. A aprovação da proposta de concessão do título de professor afiliado dependerá de voto favorável de dois terços dos membros do Colegiado, presentes à sessão.

8 – Renovação após três anos

O título de Professor Afiliado terá caráter provisório e poderá ser concedido por novo período ao término de três anos, mediante nova avaliação e aprovação.


Modelo da Declaração Sem Vínculo Empregatício