Centro de Ensino de Habilidades e Simulação Helena Nader é inaugurado

O Centro de Ensino de Habilidades e Simulação Helena Nader foi inaugurado na quinta-feira (8/12). O espaço, situado nas dependências do Campus São Paulo, contou com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico de Imagem (FIDI), do Hospital São Paulo e da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan). Localizado no terceiro andar do Edifício Octávio de Carvalho, o centro é uma reformulação do antigo Centro Alfa de Habilidades, inaugurado no ano de 2002, por iniciativa da própria professora Helena Nader, pró-reitora de Graduação à época, com apoio da iniciativa privada, o Banco Alfa.

O novo local ampliou os objetivos: além de viabilizar o treinamento de habilidades, agora é possível o treinamento da tomada de decisão, por meio da simulação realística, na qual o aluno treina em um cenário prático com situações semelhantes à realidade que qualquer profissional da saúde irá enfrentar. “É um ambiente seguro, que possibilita o erro sem prejuízo ao paciente, contribuindo para a formação dos estudantes e para o desenvolvimento das habilidades dos profissionais”, pontua Tania Domingues, coordenadora do centro e docente do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp). "Esse momento é resultado de um trabalho conjunto com os professores, técnicos administrativos e estudantes das Escolas Paulistas de Enfermagem e de Medicina", concluiu.

As instalações oferecem, além das salas para habilidades técnicas com seus equipamentos revitalizados, uma nova enfermaria, composta por cinco leitos, equipamentos modernos – como ultrassom e punção de acesso venoso central – e duas salas para simulação clínica, permitindo o treinamento do atendimento ao paciente, exercitando as habilidades mais complexas, cognitivas e de tomada de decisão.

Homenageada por sua iniciativa pioneira naquele ano, a professora titular do Departamento de Bioquímica da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, relembrou em seu discurso um pouco da história do centro e agradeceu a todos envolvidos nesse projeto. "Ter o meu nome nesse espaço que é voltado para o ensino da ética e para a melhoria da educação brasileira é uma responsabilidade muito grande".

Para a diretora do Campus São Paulo, Rosana Puccini, a inauguração do centro não representa só uma mudança da área física, mas também uma mudança de concepção e de formas de trabalho que apontam para necessidades futuras. "É uma satisfação ver essa etapa ser concretizada. Foi um consenso poder homenagear a professora Helena Nader, que foi quem plantou a semente desse centro e que expressa muito amor pela instituição", explicou.

Finalizando a cerimônia, a reitora Soraya Smaili mencionou o esforço de todos aqueles que participaram dessa construção coletiva. "O centro é uma demonstração de que é possível construir, com eficiência e transparência, os espaços de uma universidade pública e de excelência, apesar de todas as dificuldades enfrentadas". Soraya aproveitou a ocasião para homenagear e agradecer a Helena Nader pela sua história. "O nome da professora Helena e a trajetória de vida dela representam o esforço conjunto e a nossa capacidade de fazer. Ela é um exemplo para a minha vida, pois é uma pessoa que luta por aquilo que é justo e correto".

Dentre os demais presentes, estavam o coordenador da Medicina de Urgência Clínica do Pronto-Socorro e vice-coordenador do centro, Aécio Flávio Teixeira de Góis; o conselheiro da FIDI, Nitamar Abdala; a diretora da EPM, Emília Inoue Sato; o vice-diretor da EPM, Sergio Cravo; a diretora da EPE, Janine Schirmer; a vice-diretora da EPE, Maria Magda Baliero; a vice-diretora do Campus São Paulo, Beatriz Castilho; o superintendente do Hospital São Paulo, José Roberto Ferraro; o presidente do Conselho Gestor do hospital universitário, Rimarcs Gomes; a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Debora Scerni; o pró-reitor de Planejamento, Esper Abrão Cavalheiro; e a pró-reitora de Gestão com Pessoas, Rosemarie Andreazza.

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse