Aluno do 4º ano da EPM se destaca como primeiro autor de artigo em periódico internacional

ALUNO DO 4º ANO DA EPM SE DESTACA COMO PRIMEIRO AUTOR DE ARTIGO NO PERIÓDICO CIRC. CARDIOVASCULAR INTERVENTION 2016

O estudante do 4º ano da Escola Paulista de Medicina, Matheus Simonato, através de Iniciação Científica da disciplina de Cirurgia Cardiovascular, publicou artigo como primeiro autor na renomada Circulation Cardiovascular Intervention 2016, periódico acreditado pela American Heart Association, com pesquisa acerca da substituição percutânea de válvulas bioprotéticas. Sob orientação do Prof. Dr. Honório Palma e Prof. Dr. Diego Gaia, da EPM-UNIFESP, Matheus, após 2 anos e meio de trabalho árduo de coleta de dados e imagens e meticuloso peer review, conseguiu publicar seu artigo, que sintetizou sua busca em responder a questão do posicionamento da valva transcateter em procedimentos Válvula-em-Válvula. Matheus participou do programa federal Ciências Sem Fronteiras, cuja bolsa de estudos possibilitou-lhe um intenso período de intercâmbio na University of British Columbia, em Vancouver, no Canadá, onde conheceu o Dr. John Webb, do Hospital Saint Paul, um dos mais importantes e pioneiros centro de TAVR (Substituição Percutânea de Válvulas Aórticas) no mundo. Ele conta que desenvolver seu próprio projeto o fez crescer em várias maneiras: teve que aprender mais sobre TAVR e ViV, além de bioestatística, e treinar seus olhos para reconhecer as valvas cirúrgicas comumente implantadas e precisar a altura do implante em cada caso de ViV analisado, procedimento, este, com muitas peculiaridades e graves consequências hemodinâmicas. Contudo, o principal aprendizado foi que resiliência, paciência e perseverança são essenciais para um pesquisador que pretende realizar novos projetos de grande impacto nas intervenções estruturais em cardiologia e na Medicina em geral.

Aqui disponibilizamos o arquivo do artigo do Matheus, como incentivo a novos projetos de sucesso dos nossos estudantes.

CIC2978