Pesquisa II passa a se chamar, Edifício de Pesquisa Nestor Schor

A diretoria da EPM homenageia e perpetua a memória de professor ilustre

IMG 1581 capa

Dia 14 de dezembro, foi um dia de muita emoção e alegria, no hall do Edifício de Pesquisa II, que recebeu o nome do Professor Dr. Nestor Schor, (in memoriam).

A diretora da Escola Paulista de Medicina, Emilia Sato, abriu a homenagem, manifestando o seu sentimento de orgulho em reverenciar e fazer perpetuar a memória de Nestor Schor, considerado um ilustre filho desta instituição.
Na sequência, fizeram uso da palavra com recordações carinhosas, a magnífica reitora da Unifesp, Soraya Smaili, que encerrou o evento, Reinaldo Salomão representando a Congregação da EPM, José Medina de Abreu Pestana, representando a Disciplina de Nefrologia e o Hospital do Rim, Rui Maciel, da Academia Nacional de Medicina, Rosana Puccini, diretora do Campus São Paulo e a viúva, Marimélia Porcionatto.
Compareceram também Beatriz Castilho, vice-diretora do Campus São Paulo, José Roberto Ferraro, diretor superintendente do Hospital São Paulo – HU da Unifesp, Rimarcs Ferreira, presidente do Conselho Gestor, Murched Omar Taha, Pró-reitor de Gestão com Pessoas, familiares do homenageado, médicos, docentes, funcionários e servidores da Nefrologia.

Nestor Schor foi Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1972); doutorado em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp (1977); Pós-Doutorado na Harvard Medical School (1978-80) e na Cornell Medical School (1993). Foi Chefe da Disciplina de Nefrologia, Chefe do Departamento de Medicina, Presidente da Fundação Oswaldo Ramos/Hospital do Rim e Hipertensão e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp. Foi Presidente da Sociedade Paulista de Nefrologia, da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica e da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Em 2007 foi Presidente do Congresso Mundial de Nefrologia. Atualmente era Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hemodinâmica glomerular e microcirculação renal, fisiopatologia renal, insuficiência renal aguda, litíase renal, nefrotoxicidade, infecção urinária, produtos naturais, biologia celular e molecular de células mesangiais glomerulares e células tronco e rim. Faleceu em 03 de fevereiro de 2018.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018