Links - CIAAM

• Fisioterapia
    • Psicologia
    • Nutrição infantil
  • Consulta à puérpera e ao recém-nascido com seguimento ambulatorial
  • Banco de Leite Humano
  • Aceita-se doações de leite materno
  • Curso para Gestantes - Curso para casais
  • Curso para profissionais - Curso Básico de Aleitamento Materno
  • Plantão de Dúvidas por telefone

Marcação de consultas de segunda à sexta-feira das 08 às 16 horas pelo telefone 5539-0155 ou 5086-1236

Histórico do CIAAM

Tendo em vista a importância do aleitamento materno e considerando que a Unifesp é um centro formador de profissionais de saúde, foi criado no início do ano de 1999 e oficializado junto à Reitoria da Universidade, um grupo de interesse nesta questão, que pudesse discutir algumas práticas relacionadas à amamentação, assim como sugerir modificações naquelas que o grupo julgasse necessárias para o estabelecimento do incentivo à amamentação.

Atualmente o grupo é composto por profissionais de diversos segmentos da Universidade e HSP, dentre eles, enfermeiros, médicos pediatras e obstetras e nutricionistas. As atividades desenvolvidas pelo grupo estão centradas especialmente na questão da formação acadêmica dos alunos de graduação e pós-graduação, no sentido de oferecer um ensino atualizado no que se refere às praticas em amamentação, tendo como base pesquisas desenvolvidas na area.

Institucional

O CIAAM tem como objetivos a prestação de serviços, o desenvolvimento de recursos humanos, a assessoria e cooperação técnica, a pesquisa e a difusão de conhecimento na àrea de Aleitamento Materno, propugnando pela pesquisa e a difusão de conhecimento na àrea de Aleitamento Materno, propugnando pela indissolubilidade das atividades de assistência, ensino e pesquisa nos seguintes termos:

I - Prestação de Serviços

a.) promover a assistência necessária para a manutenção do      Aleitamento Materno em consonância e baseado nos protocolos      definidos pelo CIAAM.

b.) fornecer as condições básicas para cada Serviço, Setor, Disciplina      ou Departamento da Unifesp.

c.) desenvolver suas atividades na àrea de Aleitamento Materno.

d.) estabelecer contatos e convênios com entidades públicas ou      privadas para a prestação de serviços na àrea de Aleitamento      Materno, segundo catálogo de Procedimentos Médicos da      Associação Médica Brasileira ou que o venha substituir desde que      aprovados pela diretoria do CIAAM, referendados pelo CTA e em      obediência às relações da Unifesp que regulam a matéria.

II - Desenvolvimento de Recursos Humanos

a)    colaborar ativamente nos cursos regulares de graduação e pós-graduação “sensu lato” e “sensu strito” da UNIFESP.

b)    incentivar e dar apoio técnico-científico ao desenvolvimento de recursos humanos no campo do Aleitamento Materno.

III - Assessoria e Cooperação Técnica

a)    colaborar nas atividades de assistência, ensino e pesquisa em Aleitamento Materno, integrando os diferentes Serviços, Setores, Disciplinas e Departamentos da UNIFESP.

b)    proporcionar, desde que aprovados pela Diretoria do CIAAM, assessoria direta ou indireta a grupos e instituições de qualquer natureza, na área de Aleitamento Materno e manter intercâmbio técnico-científico com outras instituições similares.

IV - Pesquisa e Estudos

a)     incentivar e dar apoio técnico-científico às pesquisas básicas e aplicadas que visem o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Aleitamento Materno.

b)     zelar para que sejam sempre cumpridas as normas éticas do relacionamento entre o profissional de saúde e o paciente.

c)      coordenar, realizar, apoiar e dar condições para que protocolos de pesquisa, devidamente aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP possam ser desenvolvidos em suas instalações físicas ou virtuais. Em qualquer tipo de protocolo remunerado os pesquisadores devem destinar porcentagem ao CIAAM.

V - Difusão de Conhecimento

a)   documentar, catalogar e difundir toda a produção científica em Aleitamento Materno do CIAAM de relevância à ciência, através dos meios de comunicação adequados.

b)   empenhar-se para que os pacientes e respectivos familiares, assim como a comunidade, tenham acesso a tal conhecimento.

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Profa. Dra. Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira