Capes PrInt

capes print

Reunião para os orientadores, dia 07/02, das 10 às 12h.

Prezados Orientadores.

Gostaríamos de convocar uma reunião a ser realizada na próxima quinta-feira, dia 07/02/2018, das 10 às 12h, no Anfiteatro Mariana Fernandas da Escola de Enfermagem.

Esta reunião terá como pauta: a) apresentar o projeto de Doenças Emergentes, Infeciosas e Neglicenciadas aprovadas na Capes-PrInt (veja anexo); b) esclarecer como será realizado o programa; e, c) receber propostas e sugestões dentro dos objetivos formulados.

Estão incluídos neste tema os seguintes programas de pós-graduação:

1- Microbiologia e Imunologia

2- Enfermagem

3- Infectologia

4- Biologia Estrutural e Funcional

5- Oftalmologia e Ciências Visuais

O edital da Capes pode ser lido em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/05042018-Edital-41-2017-Print-alteracao2.pdf

Em resumo, foram propostos 3 projetos:

a) Mecanismos de patogenicidade de agentes infecciosos - Coordenador Sergio Schenkman (MIP)

b) Resistência a drogas e novos medicamentos - Coordenadora Ana Gales (Inf)

c) Desenvolvimento e aplicações diagnósticas para doenças infecciosas - Coordenadora Monica Taminato (Enf)

O projeto terá a duração de 4 anos contemplará os seguintes tópicos:

No exterior:

a) Missões de trabalho de 7 a 20 dias para docentes no exterior. (Temos 4 missões totais)

b) Bolsas de capacitação (enviar técnicos e/ou alunos de pós-graduação para cursos, e para apreender técnicas no exterior),  (no nosso tema, temos 2 missões de 1 mes)

c) Doutorado sanduíche (temos 5 bolsas de 6 meses no nosso tema)

d) Pesquisador Senior no exterior (Docentes, exceto coordenadores, com vínculo, (temos 3 de 3 meses)

e) Pesquisador Junior no exterior (Pós-doc, Técnico de nível superior, com vínculo na Unifesp), (temos 3 bolsas de 6 meses).

No Brasil

a) Professor visitante do exterior no Brasil, para pesquisadores de renome com duração mínima de 15 dias. (temos 3 meses no exterior), ou seja, um visitante pode vir até 6 vezes - ver se podemos trazer 2. Temos 3 x 3 meses)

b) Jovens Talentos, brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior e que tenham destaque. Temos 3 x 12 meses.

c) Pós-doutorando no Brasil para estrangeiros e/ou brasileiros, temos 9 bolsas.

Além disso temos alguma verba de custeio que inclui despesas com seguro saúde, deslocamento e diárias das missões no exterior, e uma pequena verba para consumíveis no Brasil.

Os programas também foram contemplados com alguns destes tópicos que não necessitam estar dentro dos objetivos do tema.

Esperamos contar com a presença de todos os interessados,

Atenciosamente,

Sergio Schenkman, Monica Taminato e Ana Gales

Importante: Também conseguimos incluir a Suíça na proposta inicial.