Trabalho da EPE/Unifesp é premiado em jornada de jovens cientista

A estudante do curso de Enfermagem da EPE/Unifesp Letícia Sangali junto com a professora afiliada da EPM/Unifesp Andrea Cristina de Moraes Malinverni (Imagem: Karen Spadari)

Realizado na UFSCar, evento foi promovido pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu
Por José Luiz Guerra

Um trabalho apresentado pela estudante do curso de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) Letícia Sangali foi premiado na categoria Extensão Universitária durante a XXVII Jornada de Jovens Pesquisadores. Promovida pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), o evento foi sediado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre os dias 23 e 25 de outubro.

Criado em 1993, o evento reúne anualmente centenas de pesquisadores das várias universidades que fazem parte da Associação e tem como objetivo promover, desde cedo, o relacionamento entre jovens pesquisadores dos países da região, promovendo o desenvolvimento de redes interpessoais e científico-acadêmicas. Dessa maneira, possibilitam a formação de grupos regionais de pesquisa científica, atendendo uma das prioridades da AUGM: a formação de profissionais qualificados e cidadãos comprometidos com a realidade atual da América Latina. Neste ano o evento teve como tema central “A Ciência e a Tecnologia na Produção de Inovação e Transformação Social”.

No total, 14 estudantes de diversos campi da instituição apresentaram seus trabalhos. Eles foram acompanhados pela professora afiliada do Departamento de Patologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) Andrea Cristina de Moraes Malinverni e pela pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisas, Karen Spadari, que representa a Unifesp na Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia da AUGM.

O planejamento e execução das atividades contaram com importante apoio do docente do Departamento de Patologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) Ricardo Artigiani Neto do departamento de patologia, da professora da EPE/Unifesp Juliana Lopes, do designer do Departamento de Informática em Saúde (DIS/Unifesp), Sthar Mar de Vasconcelos Silva, e do administrador da EPE/Unifesp, Emerson Leite.

Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da AUGM (Imagem: Karen Spadari)

Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da AUGM (Imagem: Karen Spadari)