Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

pos

A Pós-Graduação stricto sensu, na Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP teve início em 1978 e há três décadas contribui com a formação de mestres, doutores e pós-doutores, agregando valor à produção do conhecimento no campo das Ciências da Enfermagem e da Saúde no cenário nacional e internacional. Este Programa começou com o Curso de Mestrado em Enfermagem Pediátrica em 1978, seguindo-se da Enfermagem Obstétrica em 1980 e Enfermagem na Saúde do Adulto em 1989. O Curso de Doutorado em Enfermagem Materna e Infantil inicia-se em 1986. A grande modificação ocorreu em 1996 quando unificou-se os três cursos de mestrado com áreas de concentração e, transformou-se o Doutorado em Enfermagem Materna e Infantil em Doutorado em Enfermagem e passou - se a ter apenas um único Programa, que analisado por pesquisadores trouxe resultados positivos. Em 2002 nova mudança ocorreu, desta vez fundindo as áreas de concentração existentes em apenas uma, denominada Fundamentos e Práticas de Enfermagem no Processo Saúde Doença., E posteriormente em 2008 recebe a configuraçao atual.Em 2005 a UNIFESP determina que todos os Programas de Pós Graduação Senso Estrito passem a contemplar a inserção de outros profissionais, e unifica a titulação de mestre e doutor em ciências.

O ATUAL Programa de Pós-Graduação em Enfermagem reestruturado em 2008 assume como CONCEPÇÃO FUNDAMENTAL que o ser humano possui prerrogativas e direitos que devem ser respeitados, sendo que o direito à vida e à saúde são primordiais para a auto-realização da pessoa. Também tem como fundamento que a Enfermagem tem como foco a assistência às necessidades de cuidado de saúde na perspectiva individual e coletiva, por meio de um conhecimento que integra as bases: científica, pessoal/interpretativa, crítica, ética, estética e sociopolítica. Essas bases fundamentam e orientam a produção de conhecimento, que contribui para uma prática profissional inovadora e transformadora.

A MISSÃO do Programa de Pós-Graduação é ser um centro de excelência na formação de pesquisadores, líderes e profissionais capacitados para promover o avanço da ciência da Enfermagem e da Saúde, com ênfase na abordagem multidimensional às pessoas e grupos em suas diferentes expressões. Por meio do ensino, pesquisa e extensão, docentes e discentes buscam promover a saúde das pessoas, no contexto das necessidades atuais de saúde da população e das futuras gerações, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Profa. Dra. Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira