A biomédica Laís Berro Young, graduada pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, recebeu na quarta-feira, dia 13 de janeiro, a segunda dose da vacina contra o COVID-19, desenvolvida pelo laboratório Pfizer em parceria com a empresa BioNTech.
Laís, que possui mestrado e doutorado realizados no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Unifesp, é professora desde abril de 2020 na University of Mississipi Medical Center, nos EUA, e havia recebido a primeira dose da vacina em 23 de dezembro.
Laís Young recebe segunda dose da vacina contra o COVID-19
A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EPM, o Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Psiquiatria e Psicologia Médica e o Departamento de Psiquiatria, comunicam o falecimento da Pós-Graduanda Thais dos Reis Vilela.
Uma mãe muito zelosa, deixa duas filhas e marido após um trágico acidente automobilístico ocorrido em 28/12.
Um exemplo de profissional que executava seus projetos com muito brilhantismo. Viajava diariamente para realizar a coleta dos dados do seu projeto de Doutorado.
Exemplo de profissional e mulher, nossas condolências à família e nossa homenagem a uma pessoa inesquecível que contribuiu com riqueza de humanidade por onde passou.
Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EPM
PPG Psiquiatria e Psicologia Médica
Departamento de Psiquiatria

Data: 03/11/2020
Horário: 10:00 às 12:00
Considerando a tendência e incentivo a ações associadas à Ciência Aberta e a importância da Gestão de Dados Científicos para as boas práticas de pesquisa, incluindo a necessidade de apresentação de um Plano de Gestão de Dados no momento da submissão de projetos a agências de fomento, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição convidou o Prof. Dr. Fabiano Couto Corrêa da Silva para compartilhar seu conhecimento sobre essa temática tão atual.
Ementa: A comunicação científica moderna trouxe uma quantidade infinita de dados. Vivemos rodeados de números, o que nos torna muito tolerantes a eles. Tudo é hiperbólico, catastrófico e volumoso, mas ainda assim tomamos a atual "pandemia de dados" de maneira compreensível diante da transformação dos dados em informação por meio de visualizações gráficas. Buscaremos entender como os dados científicos estão sendo reunidos para atender as demandas governamentais, academia e a sociedade, como um todo.
O palestrante, Prof. Fabiano Couto Corrêa da Silva, tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Dados Científicos, Produção Científica, Aprendizagem Colaborativa e Ciência Aberta. É autor do livro "Gestão de Dados Científicos" (publicado em 2019).
Inscrições aqui!
IMPORTANTE: apenas os inscritos no evento receberão acesso ao seminário.
Bengalas eletrônicas vão guiar deficientes visuais do metrô a hospitais em SP
O pronto-socorro do Hospital São Paulo está servindo de piloto de um projeto de sensores que, via conexão sem fio, se conectam a bengalas eletrônicas para guiar deficientes visuais que rumam da estação de metrô próxima em direção a três unidades de atendimento do hospital.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2020/03/bengalas-eletronicas-vao-guiar-deficientes-visuais-do-metro-a-hospitais-em-sp.shtml
Neste Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa parabezina as professoras e pesquisadoras da Unifesp pelas suas atuações relevante no cenário nacional.
Agradecimento especial às cientistas Janete Maria Cerutti, Helena Bonciani Nader, Kátia De Angelis, Monica Levy Andersen, Lydia Masako Ferreira e Ruth Guinsburg que foram selecionadas como protagonistas da plataforma Open Box por suas carreiras brilhantes e marcantes, produção científica expressiva, não só no meio acadêmico-científico, mas também social.
É uma honra para a nossa instituição ter sem seu quadro de docentes essas mulheres que fazem a diferença na ciência nacional.
PROTAGONISTAS
Ciências Biológicas
Janete Maria Cerutti
Helena Bonciani Nader
Kátia De Angelis
Monica Levy Andersen
PROTAGONISTAS
Ciências da Saúde
Lydia Masako Ferreira
Ruth Guinsburg
A professora Helena Nader tomou posse, no dia 28 de março, como nova titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), juntamente com o curador, historiador e crítico de arte Paulo Herkenhoff.
https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/3785-helena-nader-e-a-nova-titular-de-catedra-do-iea-usp.
A data de nascimento e de adoção de filhos passará a fazer parte das informações que poderão ser colocadas no Currículo Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa foi aprovada pela Diretoria Executiva da agência no último dia 19 de março.
Essa informação será de preenchimento facultativo, no campo de Dados Pessoais, tanto para homens quanto para mulheres, e não será exibida nas consultas públicas dos currículos, podendo, no entanto, subsidiar o levantamento de dados e a realização de estudos sobre o impacto da maternidade e da paternidade na carreira científica.
Leia mais...
A Academia Brasileira de Ciências fez uma homenagem a Profa. Dra. Helena Nader em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
http://www.abc.org.br/2019/03/08/em-8-de-marco-homenageamos-helena-nader-mae-mulher-pesquisadora-e-defensora-da-ciencia-brasileira/
Fonte: ABC
Mirian Akemi Furuie Hayashi, docente do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), venceu o IV Prêmio de Inovação Fleury (PIF) na Categoria Patente Depositada. Na ocasião, a empresa reconheceu os artigos científicos e patentes depositadas na área da saúde desenvolvidos com aplicação de Bioinformática e Inteligência Artificial, em genômica, proteômica, metabolômica e radiômica.Vale lembrar que a modalidade Patente Depositada é nova, premiação inaugurada pelo trabalho da pesquisadora da Unifesp, denominado Método de Identificação por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e Quimiometria de Biomarcadores para Doenças Mentais Graves e Usos do Mesmo.
Fonte: Valquíria Carnaúba (Imprensa/UNIFESP)
Leia mais...
É com grande satisfação que informamos que o CEDEME foi um dos biotérios selecionados para se associar à Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos (REBIOTERIO) em atendimento ao Chamamento Público MCTIC/CNPq/FINEP/CONFAP Nº 001/2018.
Leia mais...
A presente cartilha foi elaborada pela Câmara Setorial da Academia do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético - CGEN do Ministério do Meio Ambiente, tendo a colaboração da Fundação Oswaldo Cruz e do Ministério do Meio Ambiente. CARTILHA.
===================================
Os Prêmios da Academia Nacional de Medicina têm o objetivo de galardoar trabalhos inéditos que contribuam substantivamente para o conhecimento em alguma área da Medicina (Click para visualizar documento).
=================================
A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EPM, comunica o convênio entre as Instituições.
Leia mais...
Tem havido considerável movimentação nas normas e leis que regem os aspectos éticos sobre experimentação em animais. Informe-se acessando os links abaixo:
Lei 11794 de 8 de outubro de 2008 - clique aqui
Guia brasileiro de produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica - clique aqui
Texto sobre Princípio dos 3Rs - clique aqui
CEUA-UNIFESP - clique aqui
===========================================