2 MASTERCLASSES - 9ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA

9ª Mostra Ecofalante de Cinema promoverá duas masterclasses gratuitas e com certificação nos dias 08 e 15 de setembro
masterclass

A 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, que acontece até o dia 20 de setembro, vai promover duas masterclasses nos dias 08 e 15 de setembro. As atividades são gratuitas e disponibilizam certificados de 3 horas de participação.

Dia 08 de setembro, às 18h30, com Cristina Amaral
CINEMA - A MONTAGEM VISUAL DE UM MUNDO

Inscreva-se aqui

Uma das etapas da realização de um filme implica em sua projeção a um espectador, mas é uma comunicação de mão dupla. O olhar do espectador devolve à tela uma compreensão e um sentimento que são únicos e é essa troca que confere um sentido maior e inesperado, que vai se tornar coletivo com a soma de todos esses olhares. E é essa arte, profundamente pessoal e coletiva que vai construir um mosaico do que seria, ou poderia ser uma Humanidade.

A ideia aqui é pensar a Montagem como trabalho no Cinema - reflexo/reflexão , captura e provocação de sentimentos, posturas e reações humanas frente a seu tempo, e a sua relação com o Mundo.

Público-alvo: estudantes, jovens cineastas e os demais interessados em conhecer mais sobre esta arte tão fundamental no fazer cinematográfico.

Cristina Amaral
Cristina Amaral nasceu em São Paulo e formou-se em Cinema na Escola de Comunicações e Artes – USP nos anos 80. Iniciou sua carreira em 1977 no filme Parada 88 de José Anchieta, e desde então assinou a montagem de diversos diretores, como Carlos Reichenbach, Guilherme de Almeida Prado, Edgar Navarro e Andrea Tonacci, com quem criou em 1997 a Extrema Produções Artísticas, que mantém até hoje. Dentre os principais trabalhos estão Serras da Desordem (2006), de Tonacci e Falsa Loura (2007) de Reichenbach.

Dia 15 de setembro, às 18h30
CURADORIA EM FESTIVAIS DE CINEMA E EVENTOS AUDIOVISUAIS, COM FRANCISCO CESAR FILHO

Inscreva-se aqui

Um relato de uma trajetória da atividade de curadoria desenvolvida por Francisco Cesar Filho, profissional que desde 1983 atua neste segmento da indústria audiovisual, permite compreender as características desse trabalho e as mutações ocorridas no período.

Público-alvo: jovens programadores, curadores e os demais interessados em conhecer o panorama atual do universo dos festivais e a função fundamental do curador.

Francisco Cesar Filho
Cineasta, curador, diretor de televisão e dirigente de entidades audiovisuais brasileiras. Estudou Cinema e Filosofia na Universidade de São Paulo e recebeu, em 1993, Bolsa Intercultural para Cinema e Vídeo das fundações norte-americanas Rockefeller e MacArthur. É criador e organizador da Mostra do Audiovisual Paulista (evento anual realizado desde 1987), diretor e curador do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e curador da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul e da Mostra Ecofalante de Cinema.