Consu/Unifesp aprova liberação de recursos adicionais para assistência estudantil

Em sessão extraordinária o colegiado aprova o atendimento de todos(as) estudantes elegíveis no Programa de Assistência Para Estudantes (PAPE).

AprovacaoPNAES.JPG

Sessão do Consu de aprovação dos recursos do PNAES


O Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Consu/Unifesp) aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária realizada no dia 4 de abril, proposta da reitoria e de diretores de campi, para a liberação de recursos para assistência estudantil de 318 graduandos(as). Os pedidos haviam sido deferidos pela Prae mas não havia previsão orçamentária para pagamentos a partir do mês de abril.

Foi informado pela Reitora que haverá recursos para o pagamento de auxílios a estudantes ingressantes de todos os perfis, conforme edital aberto.

Tal decisão foi possível a partir de proposta construída entre reitoria e direções dos campi, de realocação de verbas, priorizando a assistência estudantil.

Ao longo das duas últimas semanas, a Reitoria participou de plenárias em todos os campi da Unifesp. Nestas foram discutidas medidas de curto e médio prazo para solucionar os problemas ligados à falta de recursos orçamentários.

Além da liberação imediata dos recursos, a Reitoria convidou uma comissão de estudantes a participarem em uma reunião na Câmara de Contas (GT de Orçamento) da Unifesp (composta pela ProAdm e Diretores administrativos dos campi), com o intuito de apresentação sobre a utilização dos recursos institucionais.

Também foi definido que haverá uma reunião no dia 25 de abril, para apresentação, em detalhes, sobre a realocação de recursos para a assistência estudantil, definidas coletivamente.

A Reitoria também informou que encaminhou com o apoio de parlamentares requerimento de audiência pública junto a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a fim de apresentar a situação da assistência estudantil no país e buscar apoio de parlamentares para aumentar os recursos do PNAES no orçamento da União. Além disso informou ter realizado diversos pedidos de audiência junto ao Governo Federal. Esta agenda será construída em diálogo permanente com estudantes, unificando as reivindicações comuns à comunidade acadêmica em prol da manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade.

Foi aprovada também a redação de nova moção do Consu em apoio à questão da permanência estudantil.

 

AprovacaoPNAESConsu.JPG

 Reitora da Unifesp, Soraya Smaili, falando sobre os recursos do PNAES

 

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse