Unifesp e Universidad Andina Simón Bolívar promovem agenda de trabalho no Rio de Janeiro com destaque em saúde coletiva

imagem_ajustada_evento25nov.jpg

No marco do acordo de cooperação internacional entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidad Andina Simón Bolívar- sede Ecuador, as professoras do Instituto Saúde e Sociedade do campus Baixada Santista, Patrícia Martins Goulart, Tatiana Alves Cordaro Bichara, Lia Thieme Oikawa Zangirolani e Simone Aparecida Ramalho estarão no Rio de Janeiro de 23 a 27 de novembro cumprindo agenda de trabalho com o Prof. Dr. Jaime Breilh, renomado sanitarista do campo da Saúde Coletiva e da Epidemiologia Social Crítica latino-americana.

A iniciativa coincide com o 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, onde serão lançadas duas obras resultantes dessa colaboração internacional:

“Jaime Breilh na Unifesp: saúde dos povos e o pensamento metacrítico”
Organizado por Patrícia Martins Goulart, Tatiana Alves Cordaro Bichara e Simone Aparecida Ramalho e com a participação dos colegas: Lia Thieme Oikawa Zangirolani, Virgínia Junqueira, Maria de Fátima Queiróz, Isabel Keppler e Helton Saragor de Souza, do Eixo Trabalho em Saúde, com prefácio da reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, e com a recomendação de leitura da Dra. Dina Cerezna, da Fiocruz.

“Epidemiologia crítica e saúde dos povos: ciência ética e corajosa em uma civilização doentia”
Escrito por Jaime Breilh e originalmente publicado em inglês pela Oxford University Press, em 2020, o livro foi traduzido para o português pelas professoras Patrícia Martins Goulart e Tatiana Alves Cordaro Bichara, com revisão técnica de Lia Thieme Oikawa Zangirolani. A versão em português foi lançada pela Editora Hucitec.

As atividades reforçam a política de internacionalização da Unifesp, ampliando a cooperação acadêmica com instituições internacionais de renome e promovendo reflexões sobre a saúde dos povos e os desafios éticos na ciência contemporânea.