Linhas de Pesquisa

O presente programa está organizado em duas áreas de concentração, cada uma das quais contemplando duas linhas de pesquisa nas quais se distribuem os projetos temáticos. São elas: “Mecanismos Básicos de Processos Biológicos em Saúde” e “Promoção, Prevenção e Reabilitação em Saúde”.


Linhas e projetos de pesquisa

As Linhas de Pesquisa foram definidas a partir dos objetos investigativos dos pesquisadores proponentes deste Programa, que geraram projetos de pesquisa conjuntos, que já vem sendo desenvolvidos no programa de mestrado e doutorado. Cada um destes projetos será desenvolvido por, pelo menos, 2 docentes permanentes do Programa, podendo contar também com docentes do campus não incluídos no programa e docentes de outras universidades, que já desenvolvem parcerias de pesquisa com os docentes permanentes do programa.


Área de concentração: Mecanismos Básicos e Processos Biológicos em Saúde

Linha 1: Neurociências e Comportamento
Abordagem interdisciplinar direcionada para a produção de conhecimento em neurociências, com enfoque em cinco áreas: neuroimunologia, neuroendocrinologia, neuropsicofisiologia, neuropsicofarmacologia e comportamento, considerando aspectos moleculares, fisiológicos e patológicos. Estende essa relação para áreas aplicadas formando recursos humanos para desenvolver a docência e a pesquisa de forma interdisciplinar na área de neurociências e comportamento.

Linha 2: Estratégias interdisciplinares na pesquisa experimental de doenças crônicas
A presente linha de pesquisa tem por objetivo investigar os mecanismos biológicos relacionados à etiologia e fisiopatologia de doenças crônicas (ex: endócrinas, metabólicas, neoplasias, infecciosas, entre outras). Nesse contexto, pretende-se também buscar marcadores biológicos para a detecção precoce dessas doenças.


Área de concentração: Promoção, prevenção e reabilitação em saúde

Linha 3: Ciências humanas, sociais e saúde
Esta linha tem como fundamento abordagens teórico-metodológicas das ciências humanas e sociais no estudo dos diferentes temas relacionados à saúde.

Linha 4: Estratégias interdisciplinares em promoção, prevenção e reabilitação em saúde
Abordagem multi e interprofissional para estudos de avaliação, prevenção, promoção e reabilitação da saúde, conjugando referenciais teóricos e metodológicos das Ciências Sociais, Humanas, da Saúde e Agrárias.