Ingresso de Alunos

ATENÇÃO! Informamos que as matrículas, no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, dos alunos já aprovados nos últimos processos seletivos, estão sendo efetivadas caso aluno e orientador estejam ambos de acordo. Os alunos interessados em efetivar a matrícula devem enviar um e-mail para a secretária Vivian <vivian.farkas@unifesp.br>, com o orientador em cópia, informando seu nome completo, número de CPF, RG, data de nascimento, nome do orientador. O orientador deverá responder o e-mail dizendo que concorda com a matrícula.

Coordenação do PPGICS

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Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Mestrado)

PROCESSO SELETIVO 2021 - 1º Semestre

Cronograma do processo de seleção:

1º de outubro a 6 de novembro de 2020 (até 23h59): inscrições;
13 de novembro de 2020, às 18 horas: divulgação do link para entrada na sala virtual para realização da Etapa 1;
16 de novembro de 2020, das 14 horas às 15h30: Etapa 1 (prova de língua inglesa);
17 de novembro de 2020, às 18 horas: resultado da Etapa 1 e divulgação do link para entrada na sala virtual para realização da Etapa 2;
18 de novembro de 2020, das 14 horas às 17 horas: Etapa 2 (prova de conhecimentos gerais);
19 de novembro de 2020, às 18 horas: prazo final para interposição de recurso quanto ao resultado da Etapa 1;
23 de novembro de 2020, às 18 horas: resultado da Etapa 2 e cronograma das entrevistas;
25 de novembro de 2020, às 18 horas: prazo final para interposição de recurso quanto ao resultado da Etapa 2;
24 de novembro a 4 de dezembro de 2020: Etapa 3 (análise do projeto de pesquisa, entrevista e análise do currículo);
7 de dezembro de 2020, às 18 horas: resultado final.
9 de dezembro de 2020, às 18 horas: prazo final para interposição de recurso quanto ao resultado final.

 

Antes de fazer sua inscrição, leia o Edital (clique aqui).

Acesse aqui o Sistema Online para os Programas de Pós-Graduação – Processo Seletivo (Mestrado).
Os candidatos aprovados efetuarão suas matrículas a partir de abril de 2021.

Orientações:

Inscrição: o candidato deve entrar primeiramente em contato com o docente do programa com o qual pretende desenvolver seu projeto de pesquisa

  • Clique aqui para visualizar as linhas de pesquisa.
  • Clique aqui para visualizar a relaçăo de docentes, seus Currículos Lattes e seus contatos.
  • É necessária uma carta do possível orientador aceitando a orientaçăo (veja modelo), devendo conter a assinatura do orientador, ser digitalizada em arquivo formato PDF, e posteriormente encaminhada junto aos demais documentos solicitados: RG, CPF, Diploma de Graduaçăo, Histórico de Graduaçăo e Currículo Lattes (todos em formato PDF), além de uma foto 3x4 digitalizada (em formato JPEG/JPG, XPM, GIF ou PNG).
  • Apresentar projeto de pesquisa em comum acordo com o orientador pretendido e conforme formatação e estrutura solicitadas no edital;
  • Caso o candidato năo tenha em măos o diploma de graduaçăo, será necessário o envio de uma declaraçăo da universidade informando a previsăo de conclusăo do curso ou o protocolo de solicitaçăo do diploma.

Processo de seleção: é composto pelas seguintes etapas:

  • Prova de língua inglesa;
  • Prova de conhecimento gerais;
  • Análise do projeto de pesquisa, Entrevista e Análise do currículo.

Informações:

Número de vagas: clique aqui para visualizar o número de vagas disponibilizadas por docente. Dez porcento (10%) das vagas serão reservadas a candidatas/os autodeclaradas/os negras/os ou indígenas que atingirem a nota mínima em todas as fases do processo seletivo. Serão consideradas/os negras/os e indígenas candidatas/os autodeclaradas/os e socialmente reconhecidas/os (vide modelo em anexo).

Recursos: O candidato poderá interpor recurso, quanto ao resultado, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, a contar da publicidade do resultado da referida etapa, através do e-mail <capgpq-iss.bs.recursos@unifesp.br>. O recurso será julgado no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis. O atendimento da solicitação dos recursos fica vinculado à análise de viabilidade e de razoabilidade por parte da Comissão Avaliadora do Processo Seletivo.

 

 

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Doutorado)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde stricto sensu - nível Doutorado.

O processo seletivo seguirá a sistemática de Fluxo Contínuo. Para inscrição, será necessária uma carta do possível orientador aceitando sua candidatura.

Será ainda obrigatória a apresentação dos seguintes documentos para a inscrição:

  • Projeto (em CD);
  • Cópia de cédula de identidade ou documento equivalente;
  • Cópia do cadastro de pessoa física (CPF);
  • Diploma e Histórico de Graduação;
  • Currículo lattes atualizado;
  • Diploma de mestre ou documento equivalente;
  • Atestado de proficiência em língua inglesa, seguindo-se os critérios exigidos pela PRPGPq (comprovantes/certificados de Proficiência em Língua Inglesa, com a respectiva pontuação mínima, correspondente ao nível intermediário: Itp-Toefl – 470 pontos, Toefl-ibt – 52 pontos, Ielts – 4 pontos, Toeic – 450 pontos, Cambridge- PET-B1, Cultura Inglesa – Prova específica para a UNIFESP - Os certificados serão aceitos se realizados até 5 anos antes da data de matrícula no Doutorado).
  • Formulário de composição de banca para avaliação do candidato.

Em posse de todos os documentos supracitados, será agendada uma apresentação oral do projeto para uma banca composta de 03 membros, sendo formada pelo possível orientador que presidirá a banca e dois docentes da área (um interno ao programa e outro externo). Ao término da apresentação será realizada a entrevista com o candidato.

Ex-alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde não precisam trazer as cópias do RG, CPF e Diploma de Graduação, somente os demais documentos (Projeto, Currículo Lattes e Formulário de composição de banca para avaliação do candidato).

Clique aqui para acessar o formulário de composição de banca para avaliação do candidato.