A Geografia da Fome de Josué de Castro

Coordenador: Prof. José Raimundo Sousa Ribeiro Junior

Contato: jose.raimundo@gmail.com

Breve descrição:  O grupo de estudos foi pensado como uma forma de retomar a obra de Josué de Castro com rigor e profundidade. Por meio de leituras e encontros quinzenais procuraremos nos aproximar desse autor de maneira crítica, identificando suas potencialidades e limites e avaliando a atualidade ou pertinência de sua interpretação sobre a fome no Brasil e no mundo.

Priorizaremos a leitura dos livros em sua integralidade, ou seja, evitaremos tomar conteúdos e temas de forma avulsa. Além disso, buscaremos identificar as continuidades e descontinuidades que marcam o movimento de sua extensa obra, explicitando assim que sua produção acadêmica nem sempre teve o mesmo sentido e significado.

Nos encontros teremos a oportunidade de compartilhar as diferentes interpretações que conferimos a leitura de um mesmo texto. Nesse sentido, espera-se uma postura ativa dos participantes tanto na tarefa de interpretar os textos, como na participação do debate.

Assim, o grupo de estudos pretende se apresentar como uma das várias práticas colaborativas de pesquisa que, entre outras coisas, potencializam a formação dos pesquisadores.

Inscrição: Presencial (em um de nossos encontros) ou por e-mail (jose.raimundo@gmail.com).

Datas dos encontros: Agosto – 19; Setembro – 02, 16 e 30; Outubro – 14 e 28; Novembro – 11 e 25; Dezembro – 09.

 

Voltar