Professores da EPPEN, Alberto Handfas e Murilo Leal, participam de livro ganhador de prêmio ANPOCS

PHOTO 2020 12 12 12 54 52

"Memórias Cruzadas: Histórias Específicas” ganhou o “Prêmio Melhor Livro em Ciências Sociais de 2020” da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais).
 
A obra trata dos movimentos paredistas do final da ditadura militar (1978 a 1984), com foco na retomada do sindicalismo combativo urbano e rural, representado pelos ciclos paralelos e simultâneos de greves: o dos metalúrgicos da Região Metropolitana de SP e o dos canavieiros da Zona da Mata de PE, PB e RN.
 
O livro é um dos produtos do projeto de pesquisa Capes (2015-19) “Movimentos Cruzados, Histórias Específicas”, do qual fizeram parte pesquisadores da UFRJ, UNIFESP, USP, UFPB, UFCG e UFABC. Eles desenvolveram uma linha de estudos comparativos das práticas nas lutas por direitos exercidas por trabalhadores urbanos e rurais; num amplo movimento que contribuiu decisivamente para o fim da ditadura e a redemocratização do país. Os professores da Unifesp (campus Osasco), Murilo Leal (Eixo Comum) e Alberto Handfas (Economia), pesquisadores do projeto, contribuíram com capítulos sobre, respectivamente, as greves metalúrgicas e o ambiente socioeconômico do período.
 
Um documentário didático, outro produto do mesmo projeto Capes, recebeu também o prêmio de menção honrosa da ANPOCS. O livro foi publicado pela Editora UFRJ e está disponível gratuitamente em versão PDF.