A EPPEN

unifesp osasco

 

Histórico

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), criada pela Lei n.º 8.957, de 15 de dezembro de 1994, resulta da transformação da Escola Paulista de Medicina (EPM), fundada em 1º de junho de 1933, federalizada pela Lei n.º 2.712, de 21 de janeiro de 1956, e transformada em estabelecimento isolado de ensino superior de natureza autárquica pela Lei n.º 4.421 de 29 de setembro de 1964. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), era, até 2005, uma universidade pública que tinha por objetivo desenvolver, em nível de excelência, atividades interrelacionadas de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no campo específico das ciências da saúde.

A partir de 2006, em resposta à demanda social e política de expansão das vagas públicas no ensino superior e de interiorização das atividades das universidades federais, a UNIFESP desenvolveu seu projeto de ampliação, deixando de ser uma universidade temática para assumir a universalização de suas ações, tornando-se, com isto, uma instituição multicampi. Assim, foram criados, 6 novos campi: Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos, Osasco e Zona Leste.

Foi neste contexto de expansão que a UNIFESP, com aval do MEC, criou o Campus Osasco, onde está situada a Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) com uma proposta de ensino multidisciplinar e interprofissional, buscando manter a excelência e a inovação que marcam a UNIFESP em sua longa trajetória de ensino, pesquisa e extensão.

A EPPEN

A Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) situada no Campus Osasco da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), iniciou suas atividades em março de 2011 e abriga, atualmente, 6 cursos de graduação: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e Relações Internacionais. Conta também com um programa de pós-graduação stricto sensu, o Mestrado Acadêmico em Economia e Desenvolvimento.

Em setembro de 2020 foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a abertura do Curso de Graduação em Direito da Unifesp, por meio da Portaria nº 272 de 17 de setembro de 2020 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), publicada no Diário Oficial da União de 18 de setembro de 2020.

Atualmente a EPPEN está instalada em prédio cedido (até 2030) pela Prefeitura Municipal de Osasco e Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO), mas deverá ocupar prédio próprio a que está em construção em terreno de 211 mil metros quadrados, localizado no bairro de Quitaúna.

Embora o projeto das novas edificações em Quitaúna apresente-se como uma promessa qualitativa na infraestrutura, o prédio atual, situado na Rua Angélica, tem recebido benfeitorias e reúne as condições básicas para o funcionamento dos cursos nele instalados. A biblioteca possui acervo com mais de dez mil livros e terminais para consulta à bases de dados e Bibliotecas Virtuais. Todas as salas de aula estão equipadas com datashow, computador conectado à rede e tela de projeção, estando disponíveis aos docentes salas exclusivas para reunião e atividades de orientação. De sua parte, os estudantes podem utilizar o laboratório de informática e um amplo espaço de estudos.

A EPPEN é uma instituição de caráter público e gratuito, comprometida com a sociedade no exercício de seu papel fundamental: formação sólida de futuros profissionais e produção de conhecimento científico e inovações. Com grande capacidade de difundir socialmente esses conhecimentos e de contribuir para a projeção do país no cenário internacional contemporâneo, conta com docentes e técnicos administrativos em educação altamente qualificados.

Com um corpo docente constituído, em sua totalidade, por professores doutores com reconhecida trajetória de ensino e pesquisa em suas áreas de atuação, em seus poucos anos de história, a EPPEN vem conquistando importante espaço no ensino, na pesquisa e em sua relação com a sociedade civil.

Tendo por meta a excelência na formação dos estudantes, os cursos de graduação apresentam como diferencial a formação multidisciplinar e interprofissional, possibilitando que o aluno vivencie experiências e tenha sua formação integrada a todos os cursos oferecidos na EPPEN.

Objetivando, ainda, a preparação do futuro profissional, a EPPEN possui convênios de estágio com organizações nacionais e multinacionais de médio e grande porte permitindo ao aluno o exercício cotidiano e prático de suas futuras áreas de atuação.

Acompanhando a dinâmica da sociedade global, a EPPEN, por meio da Secretaria de Relações Internacionais da UNIFESP, mantem convênio com universidades no exterior, favorecendo a mobilidade internacional de alunos e a realização de estudos teóricos e/ou práticos em outras instituições.

Ciente de seu papel na vida pública do país, procura manter estreito relacionamento com a comunidade local, regional e nacional, promovendo projetos de extensão que tenham os diferentes movimentos e organizações da sociedade como parceiros ativos na produção e sistematização de conhecimentos socialmente relevantes.

Também consciente da importância da formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, área estratégica para o desenvolvimento nacional, a EPPEN estimula a docência e o ingresso no universo científico por meio de projetos com bolsas de monitoria, bem como bolsas de iniciação científica e tecnológica.

Um projeto de campus multidisciplinar e interprofissional

O campus Osasco da UNIFESP foi criado com o objetivo de proporcionar formação profissional múltipla e diversificada, com vistas na inserção proativa do aluno na sociedade brasileira. Em vez de áreas estanques, com conhecimentos compartimentados, o projeto do campus Osasco visa à interação entre as áreas constitutivas da EPPEN (Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais) oferecendo ao aluno formação multidisciplinar e interprofissional.

Para isso, os cursos oferecidos pela EPPEN são caracterizados por uma formação na qual se articulam os chamados Eixos Comuns e Eixos Específicos.

Os Eixos Comuns são compartilhados por alunos de todos os cinco cursos oferecidos e buscam, por meio de turmas mistas, a articulação e a interação entre as diferentes áreas constitutivas da EPPEN, promovendo a troca de experiências intelectuais, pessoais, sociais e profissionais.

Os Eixos específicos são compostos pelas disciplinas relativas a cada curso de graduação. Para ampliar a possibilidade de formação multidisciplinar e interprofissional, muitas das disciplinas dos Eixos Específicos podem ser frequentadas como disciplinas eletivas por alunos originários de outros cursos da EPPEN.

Conheça o Projeto Pedagógico do Campus Osasco