Jornadas do LEIA: " Mulheres em luta : pautas e organizações de mulheres em luta contra a violência doméstica no Brasil"

Post Marrom e Verde de Dia da Mulher para Instagram

 Do ponto de vista conceitual e identitário, a despeito de algumas críticas, as lutas das mulheres vêm sendo descritas em ondas. Assim, a primeira onda é a do sufrágio, entre os séculos XIX e XX, quando mulheres influentes defenderam seus direitos políticos em diversos países. A onda feminista que se mistura com os movimentos civis e da contracultura pode ser caracterizada na década de 1960, circunscrita como a segunda onda, teve ícones importantes, como Simone de Beauvoir e o seu ¿O Segundo Sexo¿. A terceira onda (1990), chamada de ¿feminismo intersecional¿, cravou o fundamental conceito de interseccionalidade, transformando objetos em sujeitos, evidenciando suas idiossincrasias e salientando a interseção entre classes sociais, etnia, orientações sexuais, transexualidade, dentre outras características dessas sujeitas. Angela Davis e seu ¿Mulheres, raça e classe¿ é um marco que é central nesse debate desde a década de 1980. Há quem esteja conceituando uma quarta onda, que tem por prática um ¿ativismo digital¿ (feminismo por hashtag), com bandeiras como o aprofundamento de discussões sobre identidade e corpo, buscando a visibilidade de questões como o transfeminismo e debates sobre a gordofobia, para o quê se organizam de uma nova forma, em coletivos que iluminam e militam em torno de questões ainda não resolvidas, incluída aqui a violência contra as mulheres (estupros coletivos, assédio em transportes, etc). A "live" proposta foi concebida a partir de uma Unidade Curricular da EPPEN/UNIFESP e tem por mentoras três jovens mulheres, estudantes do curso de Administração (Dalila Gonçalves da Silva, Kelly Teles Papa e Matiê Gouveia Costa), que investigaram os porquês da recorrência de ciclos de violência ciclos de violência contra as mulheres. Elas agora falam e convidam: Keli Oliveira Rodrigues: Lua da Mota Stabile e Raissa Rossiter.

O evento será realizados na plataforma Stream Yard para a realização de webinares e transmitida pelo canal do Youtube REDE.LEIA. Os inscritos receberão por email no dia do evento o Link de acesso ao canal . O evento será transmitido via youtube pelo canal Rede.Leia canal do Laboratório de Estudos Interdisciplinares e Analises Sociais. A data do evento é 29 de outuro às 18 h, horário de Brasília. Na descrição do canal haverá Link do formulário Google para preenchimento da lista de presença do evento para todos que se inscreveram.

Serviço:
Jornadas do LEIA: " Mulheres em luta : pautas e organizações de mulheres em luta contra a violência doméstica no Brasil"
Quando: Do dia 29 de Outubro de 2020 - Das 18h00 às 21h00