NOVA DATA 22/10 - Conferência em defesa do sentido público da Universidade, com o Prof. Renato Janine Ribeiro

Attachment 1
Evento acontece em todos os campi da Unifesp durante o mês de outubro, juntamente com o lançamento do IEAC, em comemoração aos 25 anos da universidade

Deve-se defender o sentido público das universidades federais e estaduais no Brasil. Elas são as melhores que temos, graças ao investimento do Estado brasileiro na pesquisa. Também têm um papel importante na formação de profissionais qualificados. A expansão de seus estudantes, passando de três milhões em 2003 a oito milhões em 2016, com particular ênfase na inclusão social dos historicamente excluídos, foi e é um grande passo para o desenvolvimento econômico, social, cultural, científico e tecnológico do País. Público deve ser entendido a partir da palavra república, que significa etimologicamente coisa pública, bem comum. A universidade pública, que pela Constituição de 1988 não pode cobrar mensalidades de seus estudantes, não se limita à gratuidade do ensino. O ensino, a pesquisa e a extensão devem estar voltados para o bem da sociedade. Isso significa que devemos discutir nossos currículos e a formação de nossos estudantes para que eles contribuam, ao longo de suas carreiras profissionais, para a coisa pública. De que maneira podemos debater essa mudança nos currículos e essa meta socialmente justa na formação de estudantes? Como esta preocupação ética impactará a universidade, para que ela seja realmente pública?

Lançamento do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC)

Antecedendo as conferências, ocorrerá o lançamento do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC), que tem como missão promover pesquisas convergentes, as mais avançadas no plano do conhecimento; organizar a tradução das diversas linguagens científicas, de modo a umas se beneficiarem das outras; e realizar um trabalho de comunicação que permita à comunidade unifespiana, bem como à sociedade como um todo, beneficiar-se das conquistas do conhecimento avançado e interdisciplinar. Contará com a presença de representantes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq).

O evento acontece em todos os campi durante o mês de outubro, em dias específicos. Os(as) interessados(as) devem realizar a inscrição de acordo com o local e data.

Serviço:
Lançamento do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) e Conferência: Em defesa do sentido público da Universidade, com o Prof. Renato Janine Ribeiro
Quando: 22 de outubro - das 17h30 às 19h30
Onde: Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) – Unifesp Campus Osasco
Endereço: Rua Angélica, 100 - Jd. das Flores - Osasco/SP (Como Chegar)

- Campus Baixada Santista – 7 de outubro (clique aqui)
Local: Anfiteatro Carvalho de Mendonça

- Campus Diadema – 14 de outubro (clique aqui)
Horário: 14h às 16h
Local: Anfiteatro José de Alencar

- Campus São Paulo – 22 de outubro (clique aqui)
Horário: 11h às 13h