DESTAQUES

Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

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O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

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Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

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É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

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Alteração da data de realização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo

Congresso adiado

A organização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo informa o adiamento do evento, que estava originalmente previsto para ocorrer entre 20 e 24 de maio de 2024. As inscrições para o Congresso também estão suspensas, temporariamente.

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Unifesp participa da organização do 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto

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Foto: Cid Vieira/Ascom - CGU

Evento teve como foco a criação de redes de aprendizagem e a partilha de experiências sobre governo aberto

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NOTÍCIAS

atividades da Cantina e do Restaurante Universitário serão suspensas de

Mudança RU e Cantina

Atividades da Cantina e do Restaurante Universitário serão suspensas de 15 a 27 de julho

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Divulgado Edital do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap)

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) está com inscrições abertas, até o dia 7 de julho, para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) que visa à seleção de candidatos(as) do 2.º semestre de 2024. Pela Unifesp, são disponibilizadas 12 vagas, sendo 6 para servidores(as) e 6 para comunidade externa. É a primeira que a universidade participa da rede como instituição associada.

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Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realiza workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática"

Construindo pontes entre a academia e a prática sobre as mudanças climáticas.

Na segunda-feira, 08 de abril, o Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realizou o workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática". O evento aconteceu no campus de Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O evento foi dividido em duas partes. O primeiro bloco concentrou-se na apresentação das pesquisas realizadas pelo Laboppi sobre mudanças climáticas. O professor Osmany Porto de Oliveira, da Unifesp, discutiu sua pesquisa sobre "Transferência de Políticas Públicas Globais para o Clima", explorando os espaços transnacionais de formulação de políticas públicas e destacando a importância dos agentes envolvidos nesse processo. Em seguida, Mariana Passos, bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ, apresentou sua pesquisa sobre a atuação das redes transnacionais nas políticas de ação climática em cidades, por meio dos casos da C40 e do ICLEI.

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Representante do NAF-Receita Federal apresenta o Programa IRPF 2024 para os alunos da Unifesp

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O evento contou com a participação de 46 alunos do Curso de Ciências Contábeis da EPPEN. Também estiveram presentes os professores Antonio Saporito, José Milton Almeida da Silva e Sandro Braz Silva.
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Marketing verde x greenwashing na rotulagem ambiental

 

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Artigo sobre marketing verde e greenwashing na rotulagem é publicado por discente e docentes do curso de Administração, como resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
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EVENTOS

Desafios para o Desenvolvimento Regional: Inovação e Reforma TributáriDesafios para o Desenvolvimento Regional: Inovação e Reforma Tributária

Desafios para o Desenvolvimento Regional Inovação e Reforma Tributária

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

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Monitoramento do Plano de Governo Aberto de Osasco

Monitoramento do Plano de Governo Aberto de Osasco

Apresentação do que é a Open Government Partnership e a forma das cidades participarem por meio do Plano de Governo Aberto e das ações de Monitoramento.

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Geoeconomia, Comércio e Investimentos: qual o papel da América Latina?

Geoeconomia Comércio e Investimentos qual o papel da América Latina

Webinário com especialistas para discutir o tema "Geoeconomia, Comércio e Investimentos: qual o papel da América Latina?" no âmbito da Rede Latino-americana de Direito Econômico Internacional (RedLatDEI).

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IX Semana da Educação Financeira UNIFESP / EPPEN 2024

Semana da educação financeira

Semana de palestras com o objetivo de ensinar conceitos de finanças para os alunos, técnicos e público em geral visando melhorar o gerenciamento das contas pessoais e qualidade de vida. É o nono ano consecutivo que realizamos a semana de palestras com muito sucesso.

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Apresentação sobre como adentrar a universidade e desmistificar o curso de Ciências Econômicas

Apresentação sobre como adentrar a universidade e desmistificar o curso de Ciências Econômicas

Temos como objetivo compartilhar o conhecimento relacionado ao ingresso à Unifesp, desmistificando o Curso de Ciências Econômicas da EPPEN, realizando palestras para estudantes do EM, apontando não somente os 3 pilares do curso, como a vida na universidade em suas diversas facetas.

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Perguntas Frequentes - Biblioteca

Qual o horário de funcionamento da biblioteca?
Resposta: O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda à sexta feira, das 11h às 20h.
 
Sou funcionário terceirizado. Posso me cadastrar na biblioteca?
Resposta: Sim. Para tanto, é necessário trazer um documento com foto e comprovante de residência para realizar o cadastro na Biblioteca.
 
Usuários sem vínculo institucional com a UNIFESP podem utilizar os espaços de estudo da biblioteca?
Resposta: Sim. No entanto, não é possível realizar empréstimos de materiais.
 
Posso me alimentar dentro da Biblioteca?
Resposta: Não. Mas é permitido trazer líquidos para tomar dentro da Biblioteca.
 
Posso utilizar meus próprios equipamentos dentro da Biblioteca?
Resposta: Sim. Você poderá utilizar seus equipamentos como tablets, notebooks, celulares, dentre outros, pois temos sinal de wi-fi e tomadas elétricas. Porém, fique atento: Não nos responsabilizamos pela perda, furto ou extravio de seus equipamentos, mantenha-os sempre por perto e os utilize de maneira correta.
 
Para efetuar o empréstimo ou devolução é necessário apresentar algum documento de identificação?
Resposta: Para empréstimos, é necessário trazer algum documento com foto, seja físico ou digital. Para devoluções basta trazer o material, não sendo necessário nenhum documento.
 
Quais são os limites de empréstimos e prazos de devolução dos materiais bibliográficos?
Resposta: Servidores e alunos podem retirar até 5 livros, por 14 dias. Colaboradores podem retirar até 3 livros, igualmente por 14 dias.
 
Como faço para renovar meus livros on-line?
Resposta: Há dois caminhos: pelo catálogo on-line das Bibliotecas da Unifesp ou pelo app da Unifesp. Em ambos os casos, é necessário estar logado no sistema. Para efetuar o login é preciso inserir o seu número de CPF e a senha são as 3 primeiras letras do seu primeiro nome em minúsculo. Após o login, clique em "Meu Pergamum" e depois, é só clicar em "Renovação" nos livros que deseja renovar.
 
Quantas vezes posso renovar on-line o material bibliográfico que emprestei?
Resposta: Os materiais podem ser renovados até o limite de 10 vezes, exceto se houver alguma reserva, neste caso, o sistema bloqueia a renovação e será necessário devolver o material.
 
Como fazer a reserva de um livro que está com todos os exemplares emprestados?
Resposta: Para realizar uma reserva, faça login no site. Após o login, faça a pesquisa do livro que deseja reservar.  Clique em "Reserva" e a seguir em "Confirmar". Para mais detalhes sobre reservas, leiam a matéria a respeito em nosso blog: Como reservar livros da Biblioteca
 
Posso pegar livros de outras bibliotecas?
Resposta: Sim. Títulos não disponíveis no acervo podem ser requisitados nas bibliotecas conveniadas.  Para isto basta preencher o formulário disponível no site da biblioteca e aguardar a notificação se a que sua solicitação foi atendida.
 
O que acontece quando um usuário atrasa a renovação ou devolução de um material?
Resposta: Quando um usuário atrasa a renovação de um material, o sistema não permite que ele seja renovado. Desta forma, o(s) item(s) deve(m) ser(em) devolvido(s).
 
Quando um usuário atrasa a devolução de um item, a penalidade é ficar um período sem poder pegar materiais emprestados.
Resposta: O cálculo é: 1 dia sem poder pegar materiais emprestados multiplicado pelo número de dias de atraso e multiplicado pela quantidade de itens. Enquanto um usuário está suspenso na Biblioteca, ele não consegue renovar outros materiais, mesmo que tente na data correta.
 
Como retirar a penalidade por atraso na devolução de um material?
Resposta: A Biblioteca sempre tem campanhas de doações que podem ser usadas como penalidade alternativa. A campanha vigente é de doação de livros infantis em bom estado. Quando um livro é doado, a suspensão é retirada.
 
Posso pegar emprestado um material bibliográfico pertencente ao acervo de consulta local?
Resposta: Não. Esses itens ficam disponíveis apenas para consulta dentro da biblioteca.
 
O material emprestado foi extraviado, danificado, sofreu acidente ou foi furtado.  Como devo proceder?
Resposta: Pelo Regulamento da Biblioteca, em caso de perda, roubo ou dano ao material, o mesmo o livro deverá ser reposto por outro equivalente, definido pela direção da biblioteca.
 
Posso fazer doações de livros à Biblioteca?
Resposta: Sim. Para realizar a doação, basta trazer os livros em bom estado de conservação para a Biblioteca e preencher um pequeno formulário de doação. Os livros serão avaliados e aqueles considerados pertinentes, serão incorporados ao acervo.
 
Como acessar os TCCs  da EPPEN on-line?
Resposta: Para a pesquisa on-line de TCC's existem dois caminhos:
No Catálogo das Bibliotecas UNIFESP (TCC's até 2019):
2- Em "Pesquisa geral" , digite o nome de seu curso;
3- Em "Unidade de Informação" (lado direito), selecione Osasco;
4- Em "Tipo de obra", escolha Trabalho Acadêmico ou TCC.
5- Clique em "Pesquisar". Os TCC 's podem ser lidos on-line ou via download.

No Repositório Institucional UNIFESP (TCC's a partir de 2020):
2- Clique em "Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)".
3- Em "Subcomunidades nesta comunidade", clique em "Trabalhos de Conclusão de Curso".
4- Em "Coleções nesta comunidade", clique no nome de seu curso.  Os TCC 's podem ser lidos on-line ou via download.
 
O que fazer quando aparece uma mensagem de erro ao tentar submeter um trabalho no Repositório Institucional?
Resposta: O Repositório apresenta muitas instabilidades e erros. Sempre que acontecer algo assim, você pode utilizar a tecla F5 ou voltar na seta do navegador até a página funcionar normalmente.
Acesse o tutorial contendo uma solução para o problema.
Além disso, indicamos que você tente utilizar navegadores diferentes ao realizar a submissão. O problema de Permissão negada continua aparecendo, mas com um pouco menos de frequência.
 
Como incluir uma errata em um trabalho submetido no Repositório Institucional?
Resposta:
  1. Abra um Processo no SEI (INCLUSÃO ERRATA RIUNIFESP);
  2. Inclua o documento com os elementos a serem corrigidos, conforme Modelo de errata (esse arquivo deve ser nomeado como Errata e deve estar no formato PDF/A);
  3. Preencha e assine o documento no SEI Solicitação de inclusão de errata. 
  4. Após preenchido e assinado, envie o processo para a biblioteca do seu campus, ainda via SEI.
  5. Após o recebimento, a biblioteca colocará o(a) docente no Bloco de assinatura para que ele possa assinar a solicitação (É importante que o(a) estudante avise o(a) docente sobre o processo);
  6.  Após assinado pelo(a) docente, a biblioteca verificará o processo e realizará a inclusão da Errata no Repositório num prazo de 7 dias.

 

 

Turnitin

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O Turnitin é um software para verificação de originalidade, identificando similaridade de textos com o objetivo de prevenir possíveis plágios. Compara textos enviados pelos usuários com os documentos existentes na própria base, na Crossref e na Internet, gerando relatórios de similaridade em poucos segundos.

Acesso em: https://unifesp.turnitin.com/

Para saber mais:

Tutorial para docentes

Treinamentos

Vídeos explicativos  

Solicitação de cadastro

Fonte: https://bibliotecas.unifesp.br/menu-servicos#apoio-a-pesquisadores

Depósito de TCC’s

Depósito de TCC’s

Conforme disposições da Portaria ProGrad 3/2021 e Portaria Reitoria 2803/2020, os trabalhos acadêmicos da Unifesp serão, obrigatoriamente, depositados no Repositório Institucional pelo(a) autor(a). A submissão/depósito do trabalho deverá ocorrer em até 20 dias após o término do semestre letivo no calendário publicado pela Unifesp. 

Passo-a-passo:

1. Solicite o e-mail institucional

Se ainda não tem o e-mail institucional, faça a solicitação*. Toda a comunicação do depósito, inclusive o acesso, é realizada pelo e-mail Unifesp.

*https://sua.unifesp.br/catalogo_ti/email/solicita

2. Login no RI

No endereço: repositorio.unifesp.br entre com login (email institucional sem o @unifesp) e senha da intranet

3. Preencha os dados da publicação

Preencha os campos de título, autor, orientador(a), resumo, palavras-chaves e demais informações sobre o trabalho.

4. Deposite o documento em formato PDF/A

Esse formato permite a preservação do documento a longo prazo.

5. Aceite os termos de autorização

Leia atentamente e faça o aceite de autorização e de integridade do seu trabalho.

6. Submissão completa

Ao receber essa mensagem, seu depósito estará completo e é só aguardar.

Ficha Catalográfica

Ficha Catalográfica

Para os cursos que tenham TCC em formato de monografia, é obrigatório que o TCC tenha ficha catalográfica. Para TCCs em formato de artigo, eles não necessitam de ficha catalográfica.

As solicitações para as confecções de fichas catalográficas devem ser encaminhadas para o e-mail biblioteca.osasco@unifesp.br, contendo:

• folha de rosto do trabalho acadêmico (com autor, título, orientador, ano de defesa e o curso de Graduação, Especialização ou Mestrado);

• Resumo com as palavras-chave;

• Número total de folhas (a ficha catalográfica não conta na numeração);

• Se a monografia possui ou não ilustrações.

Confeccionamos as fichas dentro de um prazo de até 3 dias úteis, e enviamos em formato PDF, não sendo possível gerar em outros formatos. Ademais, as palavras-chave constantes na ficha podem ser diferentes das enviadas pelo autor, pois a Biblioteca segue um vocabulário controlado para a padronização das mesmas.