DESTAQUES

Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

foto capa

O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

Leia mais...

Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

convite osasco5

É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

Leia mais...

Alteração da data de realização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo

Congresso adiado

A organização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo informa o adiamento do evento, que estava originalmente previsto para ocorrer entre 20 e 24 de maio de 2024. As inscrições para o Congresso também estão suspensas, temporariamente.

Leia mais...

Unifesp participa da organização do 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto

encontro governo aberto 1

Foto: Cid Vieira/Ascom - CGU

Evento teve como foco a criação de redes de aprendizagem e a partilha de experiências sobre governo aberto

Leia mais...

NOTÍCIAS

atividades da Cantina e do Restaurante Universitário serão suspensas de

Mudança RU e Cantina

Atividades da Cantina e do Restaurante Universitário serão suspensas de 15 a 27 de julho

Leia mais...

Divulgado Edital do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap)

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) está com inscrições abertas, até o dia 7 de julho, para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) que visa à seleção de candidatos(as) do 2.º semestre de 2024. Pela Unifesp, são disponibilizadas 12 vagas, sendo 6 para servidores(as) e 6 para comunidade externa. É a primeira que a universidade participa da rede como instituição associada.

Leia mais...

Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realiza workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática"

Construindo pontes entre a academia e a prática sobre as mudanças climáticas.

Na segunda-feira, 08 de abril, o Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realizou o workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática". O evento aconteceu no campus de Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O evento foi dividido em duas partes. O primeiro bloco concentrou-se na apresentação das pesquisas realizadas pelo Laboppi sobre mudanças climáticas. O professor Osmany Porto de Oliveira, da Unifesp, discutiu sua pesquisa sobre "Transferência de Políticas Públicas Globais para o Clima", explorando os espaços transnacionais de formulação de políticas públicas e destacando a importância dos agentes envolvidos nesse processo. Em seguida, Mariana Passos, bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ, apresentou sua pesquisa sobre a atuação das redes transnacionais nas políticas de ação climática em cidades, por meio dos casos da C40 e do ICLEI.

Leia mais...

Representante do NAF-Receita Federal apresenta o Programa IRPF 2024 para os alunos da Unifesp

imagem do whatsapp de 2024 04 22 a s 10.28.54 f3b6a585

O evento contou com a participação de 46 alunos do Curso de Ciências Contábeis da EPPEN. Também estiveram presentes os professores Antonio Saporito, José Milton Almeida da Silva e Sandro Braz Silva.
Leia mais...

Marketing verde x greenwashing na rotulagem ambiental

 

cover issue 478 pt BR

Artigo sobre marketing verde e greenwashing na rotulagem é publicado por discente e docentes do curso de Administração, como resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Leia mais...

EVENTOS

Desafios para o Desenvolvimento Regional: Inovação e Reforma TributáriDesafios para o Desenvolvimento Regional: Inovação e Reforma Tributária

Desafios para o Desenvolvimento Regional Inovação e Reforma Tributária

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

Leia mais...

Monitoramento do Plano de Governo Aberto de Osasco

Monitoramento do Plano de Governo Aberto de Osasco

Apresentação do que é a Open Government Partnership e a forma das cidades participarem por meio do Plano de Governo Aberto e das ações de Monitoramento.

Leia mais...

Geoeconomia, Comércio e Investimentos: qual o papel da América Latina?

Geoeconomia Comércio e Investimentos qual o papel da América Latina

Webinário com especialistas para discutir o tema "Geoeconomia, Comércio e Investimentos: qual o papel da América Latina?" no âmbito da Rede Latino-americana de Direito Econômico Internacional (RedLatDEI).

Leia mais...

IX Semana da Educação Financeira UNIFESP / EPPEN 2024

Semana da educação financeira

Semana de palestras com o objetivo de ensinar conceitos de finanças para os alunos, técnicos e público em geral visando melhorar o gerenciamento das contas pessoais e qualidade de vida. É o nono ano consecutivo que realizamos a semana de palestras com muito sucesso.

Leia mais...

Apresentação sobre como adentrar a universidade e desmistificar o curso de Ciências Econômicas

Apresentação sobre como adentrar a universidade e desmistificar o curso de Ciências Econômicas

Temos como objetivo compartilhar o conhecimento relacionado ao ingresso à Unifesp, desmistificando o Curso de Ciências Econômicas da EPPEN, realizando palestras para estudantes do EM, apontando não somente os 3 pilares do curso, como a vida na universidade em suas diversas facetas.

Leia mais...

Iniciação Científica (IC) - Curso de Administração

A Iniciação Científica (IC) representa a atividade de estímulo à pesquisa, envolvendo todo o processo de concepção, elaboração e desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica-científica, com posterior apresentação e publicação dos resultados. Esta atividade é opcional e pode acontecer em duas modalidades: Iniciação Científica com bolsa (PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) ou Iniciação Científica Voluntária.

A Iniciação Científica com bolsa (PIBIC) tem processo tramitado em editais institucionais anuais, que geralmente acontecem no meio do ano. O fluxo consiste na submissão do projeto, que passa por uma avaliação. Nesse caso, sendo aprovado o projeto de pesquisa, o(a) discente receberá um valor mensal, de acordo com o Edital, ao longo do período inicial de um ano. A Iniciação Científica voluntária é bem mais flexível, não tendo a obrigatoriedade de tramitação, cujo início depende apenas do acordo entre docente e discente. Vale ressaltar que, em ambas modalidades, o estudante receberá um certificado ao término do processo, que poderá ser utilizado para contabilização de horas nas atividades complementares na dimensão de pesquisa.

Veja as etapas que você deve seguir para submeter um projeto de Iniciação Científica, na modalidade PIBIC:

  1. Identificar um tema que seja de seu interesse no campo da Administração. Caso você não tenha ainda um tema específico, pense em uma das áreas do Curso de Administração com a qual você considera que possui mais afinidade ou curiosidade em conhecer com maior profundidade.

  2. Dentre os(as) docentes do Departamento, identifique aquele(a) que se alinha ao tema ou à sua área de interesse. Consultando a página do Departamento, você terá acesso a todos(as) os(as) docentes do departamento identificados às suas respectivas linhas de pesquisa e temas de interesse.

  3. Entrar em contato com este(a) docente, de forma a verificar a disponibilidade dele(a)para a orientação. Na página do Departamento você também encontrará o e-mail para o contato.

  4. Tomar conhecimento sobre o Edital, no site do Campus, que divulgará o período para a submissão dos projetos e as demais informações necessárias para a elaboração do projeto em termos de estrutura e conteúdo. Este Edital é divulgado no meio do primeiro semestre de cada ano. Fique atento aos prazos!

  5. Elaborar o projeto, em sintonia com as orientações do(a) docente e submetê-lo.

  6. Se o seu projeto for aprovado, parabéns! Você terá, basicamente, um ano para desenvolver e finalizar a pesquisa (verificar cronograma do Edital). E caso o seu projeto não tenha sido aprovado na modalidade PIBIC, não se preocupe, o seu esforço não estará perdido, pois você poderá dar continuidade à pesquisa na modalidade voluntária.

 

ic

 

Ainda não ficou claro? Sintetizamos respostas a algumas das dúvidas mais frequentes:

 

Quer saber mais sobre?

Acesse a página institucional sobre Iniciação Científica, onde ocorre a publicação dos editais, calendário e resultados: https://www.unifesp.br/reitoria/prograd/programas-institucionais/pibic-pibiti-pibic-af

 

Confira também a divulgação feita pelo Centro Acadêmico de Administração (CAAD) em 2023 sobre a atividade de Iniciação Científica na série “Conhecendo o Curso de Administração”:

 

Monitoria - Curso de Administração

O Programa de Monitoria consiste na atividade de iniciação à docência, em que o(a) discente acompanha e apoia tanto a atuação do(a) docente quanto o desempenho do alunado, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do curso de Administração.
 
A atividade é opcional, com tramitação via editais institucionais anuais, que geralmente acontecem no meio do ano. Cada docente conduz um processo seletivo específico, de acordo com a quantidade e a caracterização de vagas ofertadas (bolsistas e/ou voluntárias). Para participar, o(a) discente deve ficar atento(a) às divulgações, inscrevendo-se no processo seletivo do programa de monitoria do seu interesse, concorrendo às vagas bolsistas ou voluntárias. A monitoria pode ser usada para contabilização de horas para as atividades complementares na dimensão de ensino.
 
 
Veja as etapas que você deve seguir para participar da Monitoria:
  1. Identificar uma UC, uma área ou mesmo um(a) docente que seja mais próxima(o) do seu interesse no curso de Administração. Caso você não tenha isso claro, você pode conferir a listagem acima com os programas em funcionamento.
  2. Entrar em contato com o(a) docente responsável, ficando atento(a) à divulgação sobre o processo seletivo para o programa de monitoria do seu interesse. Essa comunicação geralmente acontece pelo Centro Acadêmico de Administração (CAAD) ou pelo canal de comunicação da EPPEN, próximo ao mês de junho.
  3. Tomar conhecimento sobre o processo seletivo do programa de monitoria do seu interesse, candidatando-se a ele. Cada docente define uma tramitação própria, com etapas específicas. Mas, em geral, é feita uma análise do histórico do(a) candidato(a) e realizada uma entrevista.
  4. No caso de aprovação, seja com vínculo remunerado ou voluntário, o(a) docente responsável lhe informará sobre os passos necessários para a formalização.
 
 monitoria adm 03.2024
 
 
Quer saber mais sobre?
 
Acesse a página institucional sobre Monitoria, onde ocorre a publicação dos editais, calendário e resultados: https://www.unifesp.br/reitoria/prograd/programas-institucionais/monitoria
 
Confira também a divulgação feita pelo Centro Acadêmico de Administração (CAAD) em 2023 sobre a atividade de Monitoria na série “Conhecendo o Curso de Administração”:
 
 

Instruções Calouros EPPEN

CAROS INGRESSANTES 2024,

Gostaríamos de desejar Boas-Vindas à UNIFESP- CAMPUS OSASCO!!

Se você chegou até aqui, vamos às informações e instruções importantes que te ajudarão a iniciar a sua jornada acadêmica em nossa instituição.

Atenciosamente,
Secretaria de Graduação - SecGrad
Escola Paulista De Política, Economia e Negócios (EPPEN)

 

É através desse sistema que você obterá sua Identificação Institucional, que permitirá o uso de serviços como e-mail, acesso ao Atestado de Matrícula on-line, Histórico Acadêmico, Moodle, login nos laboratórios e acesso aos Sistemas da UNIFESP. Para informações de como se cadastrar acesse o link:
https://estudantes.unifesp.br/guia-do-a-estudante/primeiros-passos#intranet

O e-mail institucional lhe dará acesso para criar uma conta no Google Institucional da UNIFESP. É importante que ele seja utilizado em todas as atividades e solicitações acadêmicas. Para informações sobre como habilitar seu e-mail acesse o link:
https://estudantes.unifesp.br/guia-do-a-estudante/primeiros-passos#email-unifesp-br

Através do Aplicativo UNIFESP, você terá acesso ao Crachá Virtual, à consulta de saldo do restaurante Universitário (RU), ao aplicativo da Biblioteca - UNIFESP, a Informações sobre o Hospital Universitário, entre outras funções. Para ter acesso ao passo-a-passo da instalação acesse o link:
https://estudantes.unifesp.br/guia-do-a-estudante/primeiros-passos#aplicativo-unifesp

Para informações sobre outros sistemas institucionais que você utilizará ao longo da sua graduação acessar o link:
https://estudantes.unifesp.br/guia-do-a-estudante/primeiros-passos#outros-sistemas

Primeiramente, orientamos que tente o acesso aos sistemas da UNIFESP de um computador e/ou mude o navegador para uma nova tentativa. Em segundo lugar, caso o seu problema de acesso se mantenha, tente o contato com o setor responsável pelo suporte técnico TI:
Link: https://site.unifesp.br/sti/

SPTrans e EMTU: Para solicitar o envio dos seus dados para as empresas de transporte destacadas, é necessário preencher o Formulário Google disponibilizado no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScrRdMvcN9-CwQcoCj71zT1zXeYyIS_1srF4meM5nu6R8EwMA/viewform

CARTÃO BEM OSASCO: Quanto ao Bilhete Estudantil da cidade de Osasco, não é necessário o envio de dados por parte da instituição, acesse o link abaixo e siga as orientações contidas no site abaixo.
https://www.bemosasco.com.br/escolar/

O evento para recepção dos ingressantes é pensado com o objetivo de receber e acolher os calouros na instituição.

Algumas atividades serão coletivas para todos(as) estudantes e outras serão específicas para seu respectivo Curso.

Não deixe de participar e de interagir com outros(as) estudantes, docentes e servidores(as) da Universidade.

PROGRAMAÇÃO DISPONIBILIZADA AQUI!

GRADE HORÁRIA: Todos os estudantes ingressantes iniciam a graduação no 1° Semestre, que em nossa instituição é chamado de 1° Termo.

Acesse o link abaixo e selecione o seu curso para verificar as disciplinas que irá cursar, aqui chamadas de UCs (Unidades Curriculares).
https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vRX3qrDHyp_ctMuckCG4SrmVONv1FIGIM4HH1R-pXO4qErQXIKzAzLlPrZy1xHiJXIX1eH_kE0dJ_d3/pubhtml


TURMAS: Algumas disciplinas possuem divisão de sala em TURMAS. Isso é facilmente verificado ao consultar a grade horária acima, com as disciplinas do seu curso.
Caso seu curso ou alguma UC que irá cursar esteja dividida em TURMAS, acesse o link e selecione seu curso para verificar a qual turma você pertence.

LINK DA PLANILHA COM OS ESTUDANTES E SUAS TURMAS

O estudante acessa o formulário no link: https://www.unifesp.br/campus/osa2/servicos-online/estacionamento

Após preenchimento, deverá imprimir o formulário prenchido e entregar para o zelador do 1º andar.

COORDENAÇÕES DE CURSO

ADMINISTRAÇÃO
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª REGINA DA SILVA DE CAMARGO BARROS
Vice-Coordenador: Prof. Dr. EVANDRO LUIZ LOPES
E-mail: coord.adm.osasco@unifesp.br


CIÊNCIAS ATUARIAIS
Coordenador: Prof. Dr. FRANCISCO MARCELO MONTEIRO DA ROCHA
Vice-Coordenadora: Prof.ª Dr.ª PAMILA CRISTINA LIMA SIVIERO
E-mail:coord.atuaria.osasco@unifesp.br


CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª SIMONE ALVES DA COSTA
Vice-Coordenadora: Prof.ª Dr.ª LAURA CALIXTO
E-mail:coord.contabeis.osasco@unifesp.br

CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª DANIELA VERZOLA VAZ
Vice-Coordenador: Prof. Dr. JULIO CESAR ZORZENON COSTA
E-mail:coord.economia.osasco@unifesp.br

DIREITO
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª MAIRA CARDOSO ZAPATER
Vice-Coordenador: Prof. Dr. DANIEL AMARAL NUNES CARNAUBA
E-mail: coordenacao.direito@unifesp.br


RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Coordenador: Prof. Dr. ACACIO AUGUSTO SEBASTIAO JUNIOR
Vice-Coordenadora: Prof.ª Dr.ª ESTHER SOLANO GALLEGO
E-mail: coord.ri.osasco@unifesp.br

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) é um órgão multiprofissional de apoio acadêmico aos estudantes da UNIFESP que busca efetivar a Política de Assistência Estudantil e está vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Em Osasco, o NAE teve início no ano de 2011. Para maiores informações acessar o link:
https://www.unifesp.br/campus/osa2/alunos

Diretório Acadêmico da Unifesp Osasco (XIV Março)
E-mail: da.unifesp@gmail.com
Instagram: @da.unifesp
LinkedIn: https://linktr.ee/da.unifesp


Centro Acadêmico de Administração (CAAD)
E-mail: caad.unifesp@gmail.com
Instagram: @caad.unifesp
Linkedin: CAAD I UNIFESP

Centro Acadêmico de Ciências Atuariais (CATU)
E-mail: catu.eppen@gmail.com
Instagram: @catu_unifesp
Linkedin: CATU I UNIFESP
Site: https://catu.eppen.com.br/

Centro Acadêmico de Ciências Contábeis (CEACON)
E-mail: ceacon2020@gmail.com
Instagram: @ceaconunifesp

Centro Acadêmico de Ciências Econômicas (CAE)
E-mail: caeunifesp2022@gmail.com
Instagram: @caeunifesp
Linkedin: CAE UNIFESP

Centro Acadêmico de Direito (CADU)
E-mail: cadueg.unifesp@gmail.com
Instagram: @cadu.unifesp
Linkedin: www.linkedin.com/in/cadu-unifesp

Centro Acadêmico de Relações Internacionais(CARI)
E-mail: cariunifesp@gmail.com
Instagram: @cariunifesp
Linkedin: CARI Unifesp

Associação Atlética Acadêmica Unifesp Osasco (AAAUO)
E-mail: atleticaunifespaaauo@gmail.com
Instagram: @atleticaunifesposasco


Sailors - Time de Cheerleading
E-mail: sailors.eppen@gmail.com
Instagram: @sailors.eppen


EPPEN Coders
E-mail: eppencoders@gmail.com
Instagram: @eppencoders

Site: www.eppencoders.com.br


Eppen Cultural
E-mail: cultural.eppen@gmail.com
Instagram: @eppencultural


Pirateria - Bateria Universitária
E-mail: pirateria.unifesposasco@gmail.com
Instagram: @pirateriaunifesp


Liga de Mercado Financeiro - Eppen Finance
E-mail: eppenfinance@gmail.com
Instagram: @eppenfinance
Site: https://eppenfinance.wixsite.com/eppenfinance


Liga Mind 7 Empreendedor
Instagram: @ligamind7
Site: https://linktr.ee/LigaMind7


Grupo Estudantes da Unifesp Osasco Facebook: Unifesp Osasco - EPPEN


Coletivo Eppen Preta
E-mail: eppenpreta@gmail.com
Instagram: @eppenpreta


Coletivo Feminista Patrícia Galvão (PAGU)
E-mail: coletivofeminista.eppen@gmail.com
Instagram: @eppenfeminista


Coletivo Luana LGBTQIA+
E-mail: luanaeppen@gmail.com
Instagram: @coletivoluana


Clube de Simulações da ONU – Unifesp Osasco
E-mail: simulacaounifesp@gmail.com


ABU - Aliança Bíblica Universitária
Instagram: @abu_eppen


Empresa Junior - Eppen JR
E-mail: contato@eppenjr.com.br
Instagram: @eppenjr


Eppen Finance
E-mail: eppenfinance@gmail.com
Instagram: @eppenfinance

Dúvidas: Contato – Seção de Estágios

A Seção de estágio realiza orientações sobre o fluxo dos documentos de estágio desde o firmamento do convênio de estágio entre a empresa concedente e/ou agente de integração e o Campus Osasco, até a realização das assinaturas no Termo de Compromisso, Termo Aditivo, Relatório de Realização de Atividades e Termos de Rescisão.

Assim, todas as dúvidas referentes à estágio curricular não obrigatório EPPEN deverão ser exclusivamente encaminhadas aos canais abaixos:

SUA UNIFESP:

https://atendimento.unifesp.br/index.php?redirect=%2Ffront%2Fcentral.php&error=3

Email: estagio.osasco@unifesp.br