DESTAQUES

Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

foto capa

O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

Leia mais...

Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

convite osasco5

É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

Leia mais...

Alteração da data de realização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo

Congresso adiado

A organização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo informa o adiamento do evento, que estava originalmente previsto para ocorrer entre 20 e 24 de maio de 2024. As inscrições para o Congresso também estão suspensas, temporariamente.

Leia mais...

Unifesp participa da organização do 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto

encontro governo aberto 1

Foto: Cid Vieira/Ascom - CGU

Evento teve como foco a criação de redes de aprendizagem e a partilha de experiências sobre governo aberto

Leia mais...

NOTÍCIAS

atividades da Cantina e do Restaurante Universitário serão suspensas de

Mudança RU e Cantina

Atividades da Cantina e do Restaurante Universitário serão suspensas de 15 a 27 de julho

Leia mais...

Divulgado Edital do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap)

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) está com inscrições abertas, até o dia 7 de julho, para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) que visa à seleção de candidatos(as) do 2.º semestre de 2024. Pela Unifesp, são disponibilizadas 12 vagas, sendo 6 para servidores(as) e 6 para comunidade externa. É a primeira que a universidade participa da rede como instituição associada.

Leia mais...

Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realiza workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática"

Construindo pontes entre a academia e a prática sobre as mudanças climáticas.

Na segunda-feira, 08 de abril, o Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realizou o workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática". O evento aconteceu no campus de Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O evento foi dividido em duas partes. O primeiro bloco concentrou-se na apresentação das pesquisas realizadas pelo Laboppi sobre mudanças climáticas. O professor Osmany Porto de Oliveira, da Unifesp, discutiu sua pesquisa sobre "Transferência de Políticas Públicas Globais para o Clima", explorando os espaços transnacionais de formulação de políticas públicas e destacando a importância dos agentes envolvidos nesse processo. Em seguida, Mariana Passos, bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ, apresentou sua pesquisa sobre a atuação das redes transnacionais nas políticas de ação climática em cidades, por meio dos casos da C40 e do ICLEI.

Leia mais...

Representante do NAF-Receita Federal apresenta o Programa IRPF 2024 para os alunos da Unifesp

imagem do whatsapp de 2024 04 22 a s 10.28.54 f3b6a585

O evento contou com a participação de 46 alunos do Curso de Ciências Contábeis da EPPEN. Também estiveram presentes os professores Antonio Saporito, José Milton Almeida da Silva e Sandro Braz Silva.
Leia mais...

Marketing verde x greenwashing na rotulagem ambiental

 

cover issue 478 pt BR

Artigo sobre marketing verde e greenwashing na rotulagem é publicado por discente e docentes do curso de Administração, como resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Leia mais...

EVENTOS

Desafios para o Desenvolvimento Regional: Inovação e Reforma TributáriDesafios para o Desenvolvimento Regional: Inovação e Reforma Tributária

Desafios para o Desenvolvimento Regional Inovação e Reforma Tributária

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

Leia mais...

Monitoramento do Plano de Governo Aberto de Osasco

Monitoramento do Plano de Governo Aberto de Osasco

Apresentação do que é a Open Government Partnership e a forma das cidades participarem por meio do Plano de Governo Aberto e das ações de Monitoramento.

Leia mais...

Geoeconomia, Comércio e Investimentos: qual o papel da América Latina?

Geoeconomia Comércio e Investimentos qual o papel da América Latina

Webinário com especialistas para discutir o tema "Geoeconomia, Comércio e Investimentos: qual o papel da América Latina?" no âmbito da Rede Latino-americana de Direito Econômico Internacional (RedLatDEI).

Leia mais...

IX Semana da Educação Financeira UNIFESP / EPPEN 2024

Semana da educação financeira

Semana de palestras com o objetivo de ensinar conceitos de finanças para os alunos, técnicos e público em geral visando melhorar o gerenciamento das contas pessoais e qualidade de vida. É o nono ano consecutivo que realizamos a semana de palestras com muito sucesso.

Leia mais...

Apresentação sobre como adentrar a universidade e desmistificar o curso de Ciências Econômicas

Apresentação sobre como adentrar a universidade e desmistificar o curso de Ciências Econômicas

Temos como objetivo compartilhar o conhecimento relacionado ao ingresso à Unifesp, desmistificando o Curso de Ciências Econômicas da EPPEN, realizando palestras para estudantes do EM, apontando não somente os 3 pilares do curso, como a vida na universidade em suas diversas facetas.

Leia mais...

Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realiza workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática"

Construindo pontes entre a academia e a prática sobre as mudanças climáticas.

Na segunda-feira, 08 de abril, o Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realizou o workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática". O evento aconteceu no campus de Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O evento foi dividido em duas partes. O primeiro bloco concentrou-se na apresentação das pesquisas realizadas pelo Laboppi sobre mudanças climáticas. O professor Osmany Porto de Oliveira, da Unifesp, discutiu sua pesquisa sobre "Transferência de Políticas Públicas Globais para o Clima", explorando os espaços transnacionais de formulação de políticas públicas e destacando a importância dos agentes envolvidos nesse processo. Em seguida, Mariana Passos, bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ, apresentou sua pesquisa sobre a atuação das redes transnacionais nas políticas de ação climática em cidades, por meio dos casos da C40 e do ICLEI. A discussão mostrou a importância dos agentes no processo de produção e difusão das políticas públicas globais. Os pesquisadores destacaram a importância de fazer análises a partir da perspectiva multinível, que inclua não apenas os níveis globais e nacionais, mas também governos subnacionais como as cidades, que lidam com o enfrentamento dos efeitos da mudança climática e também são responsáveis pela implementação das políticas públicas globais.

A discussão também se dedicou à análise comparativa dos instrumentos de ação para o clima, examinando os planos de ação climática das cidades de São Paulo, Santiago e Joanesburgo. O professor Osmany Porto de Oliveira, Clara Faria, mestranda na EACH-USP, e Camila Almeida, bolsista de Iniciação Científica pela FAPESP, discutiram e compararam os planos de ação climática das cidades referidas. Concluindo que embora haja um movimento global para padronizar os esforços de ação climática em municípios por meio da disseminação generalizada de Planos, influenciados por forças nacionais e transnacionais, ainda existem diferenças significativas entre eles.