Catálogo de Serviços de TI

 

Nesta página descrevemos os principais serviços de TI disponibilizados pela Divisão de Tecnologia da Informação da EFLCH (DTI EFLCH), bem como orientações sobre como ter acesso a outros serviços relacionados.

 

 

Abertura de chamados de TI

Responsável: qualquer pessoa com login e senha de intranet

  • Acesso: https://atendimento.unifesp.br 
  • Passo a passo para abrir um chamado:
    • Passe o cursor sobre “chamados”, localizado no canto superior esquerdo da tela.
    • Selecione novo chamado e preencha os campos abaixo:
      • Campo “assunto”: digite o assunto que melhor identifique o seu problema;
      • Campo “texto”: detalhe o seu problema neste campo. É importante que o texto contenha todas as informações necessárias para conclusão do chamado. Para tanto, sugerimos que seja consultado o assunto pertinente neste catálogo, o qual apresenta os requisitos e informações necessárias para solicitação de serviços;
      • Campo “Informe a sua unidade”: selecione campus Guarulhos;
      • Campo “Telefone/VoIP”: informe o seu número de VoIP. Caso não possua, informe o seu celular;
      • Os demais campos são opcionais; preencha-os, de acordo com a natureza de seu problema.
      • Após preenchidos os campos, clique no botão "enviar".
      • Pronto! O chamado estará pronto para ser visualizado pela TI do campus Guarulhos.
      • O sistema gera automaticamente e-mails de notificação de abertura e conclusão do chamado, mas estes NÃO devem ser respondidos.
  • Acompanhamento do chamado:
    • Selecione Chamados > Meus chamados.
    • O usuário terá a sua disposição três abas, onde poderá consultar todos os chamados, chamados abertos ou chamados fechados.
    • A responsabilidade de acompanhar a execução do chamado é do usuário que o solicitou.
    • É importante que o usuário verifique frequentemente o andamento de sua solicitação e eventuais pendências, visto que a comunicação da TI do campus com o solicitante dar-se-á exclusivivamente por meio da interface do sistema OTRS.

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Acesso à Intranet

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Acessar http://intranet.unifesp.br
  • A gestão da intranet e os serviços lá disponibilizados não é realizada pela Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas à Intranet podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de abertura de chamado no OTRS.
  • Caso você ainda não possua acesso à Intranet, clique em “cadastre-se”. É necessário aguardar cerca de uma hora após o cadastro para sincronização de dados. 
  • RECUPERAÇÃO DE SENHA: A senha pode ser recuperada na página da intranet, em: https://intranet.unifesp.br -> Sobre a intranet -> Esqueci minha senha. O seu navegador poderá bloquear a página. Neste caso, clique no escudo que aparece na barra de endereços e selecione "Carregar scripts não seguros", conforme print screen abaixo. Caso não consiga resolver o problema dessa forma, entre em contato com a CSTI pelo telefone (11)5089-9222 ramal 4656.
  • ALTERAÇÃO DE SENHA: fazer login. Em seguida, acessar Painel de Controle e clicar em "Alterar Senha".

Print Tela Intranet Recuperacao de Senha

 

 

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Acesso às Pastas Compartilhadas 

Responsável: DTI EFLCH

  • Quem pode solicitar: Chefia do setor solicitante (docentes ou TAEs)
  • Forma de solicitação:
    1. Abrir chamado no sistema de abertura de chamados;
    2. No campo assunto informe:

Nome completo de quem terá acesso às pastas

RF de quem terá acesso às pastas

Quais pastas a pessoa terá acesso

Quais permissões de acesso deverão ser concedidas (ex.: leitura, gravação, ambas)

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Acesso ao Sistema SEI

Responsável: Pró-reitoria de Administração

  • O acesso ao sistema é feito por meio do link: https://sei.unifesp.br com login e senha de intranet.
  • Caso ainda não tenha acesso ao SEI, é necessário enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o seu nome completo, Registro Funcional - RF e Unidade de Lotação.
  • É necessário copiar a sua chefia imediata no e-mail.
  • Mais informações: https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/novo-sei-unifesp
  • Dúvidas relativas ao SEI também devem ser dirigidas a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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Agenda - Sistema Booked - Consulta

Responsável: DTI EFLCH / CSTI - TI São Paulo

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Autorização para monitores (cópias e digitalizações)

Responsável: Direção Acadêmica

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Autorização para utilização de recursos multimídia

Responsável: Direção Acadêmica

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Cota de impressão para alunos

Responsável: DTI EFLCH

  • São disponibilizados para cada aluno 150 impressões por mês. Entretanto, a cota não é cumulativa.
  • O controle de cota é realizado por meio do usuário e senha de intranet do aluno.
  • Pedido de restituição de cota de impressão:
    • Em caso de problemas técnicos durante a impressão, o aluno deve solicitar a restituição ao monitor de informática presente na sala 327.
    • O monitor de informática encaminhará à Divisão de TI a solicitação para análise;
    • A cota será restituída se a Divisão de TI julgar procedente a justificativa;
    • O prazo médio para restituição é de até 2 dias úteis.
  • Outros problemas técnicos relacionados a cota de impressão devem ser reportados por meio do sistema de abertura de chamados. Informar no campo texto:
    • Nome completo
    • Número de matrícula
    • CPF
    • Detalhamento do problema

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E-mail "Alias" - Criação

Responsável: DTI EFLCH (a partir de 13/09/2019)

  • Um alias é um endereço de e-mail cuja finalidade é redirecionar mensagens para um grupo de e-mails a ele vinculado. Assim, um alias não possui sua própria caixa de entrada onde as mensagens são armazenadas. É, portanto, uma espécie de máscara de e-mail.
  • Um exemplo de alias é o endereço da Divisão de TI da EFLCH (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A este alias estão vinculados os e-mails de cada integrante da equipe de TI. Assim, quando alguém envia um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., esse e-mail é redirecionado para caixa de entrada de e-mail de cada integrante da equipe.
  • Diferenças entre alias e lista: Um alias permite não apenas receber mensagens, mas também enviá-las. Nesse sentido, o alias difere da "lista" de e-mails. Um exemplo de lista de e-mails é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que não permite enviar mensagens. Além disso a lista está sujeita à moderação. Ou seja, quando um e-mail não integrante da lista "envia" uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ele fica retido até que alguém autorize a sua liberação. 
  • Outra diferença entre alias e lista é que os endereços de lista da unifesp são identificados como "...@listas...".
  • Para solicitar a criação de um alias, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro similar criado anteriormente.
  • O padrão atual de nome de alias é o nome do departamento, por exemplo, seguido de "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.", assim como em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: 
    1. Abrir chamado no sistema de abertura de chamados;
    2. No campo texto, indique: a) nome da área ou setor que utilizará o alias; b) nome do alias que será seguido de Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; c) indicar os endereços de e-mail que serão vinculados ao alias. Somente serão vinculados emails institucionais, conforme política de e-mails institucionais da Unifesp).
  • Quem solicitou a criação do alias será designado automaticamente o seu proprietário, sendo este responsável pela solicitação de futuras alterações. Caso o proprietário deixe de fazer parte da área ao qual o alias está vinculado, ficará a cargo da Direção Administrativa (nos casos de áreas vinculadas ao Departamento Administrativo) ou Direção Acadêmica (se se trata de alias de áreas acadêmicas).
  • Caso o alias solicitado não possa ser designado com "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.", o chamado será encaminhado para a Superintendência de TI para autorização.
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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E-mail "Alias" - Alteração

Responsável: DTI EFLCH (a partir de 13/09/2019)

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 E-mail institucional "@unifesp" - Criação

Para criar, faça login na intranet. No menu, selecione Informática -> Criação de email institucional.

Em seguida, ainda no menu Informática, clique no ícone do GMAIL (Solicita E-mail Google @unifesp.br).

Para utilizar o seu e-mail institucional, acesse mail.google.com ou webmail.unifesp.br com o login e senha de intranet. Lembre se que o login deve ser seguido de @unifesp.br.

  • Responsável: CSTI - TI São Paulo
  • Os serviços relacionados a e-mail institucional não são de competência da Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas a esse assunto podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de mensagem à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Caso ainda não tenha acesso à intranet, acesso o tópico “Acesso à Intranet”.
  • Veja informações sobre a migração de e-mails para o Gmail em: https://www.unifesp.br/campus/gua/noticias-eflch-leia-mais/1680-mudancas-nos-e-mails-institucionais

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E-mail institucional "@unifesp"

  • Responsável: CSTI - TI São Paulo
  • Os serviços relacionados a e-mail institucional não são de competência da Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas a esse assunto podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de abertura de chamado no OTRS ou ainda por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Caso ainda não tenha acesso à intranet, acesso o tópico “Acesso à Intranet”.
  • Veja informações sobre a migração de e-mails para o Gmail em: https://www.unifesp.br/campus/gua/noticias-eflch-leia-mais/1680-mudancas-nos-e-mails-institucionais

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Impressão

  • Atualmente, o campus conta com impressoras próprias e impressoras disponibilizadas por meio de contrato de outsourcing de impressão formalizado por meio de processo licitatório.
  • A DTI EFLCH é responsável pelo gerenciamento do contrato de outsourcing de impressão, o qual inclui a reposição de toners e manutenção.
  • A aquisição de cartuchos, toners, peças etc para impressoras pertencentes ao patrimônio da Unifesp não é responsabilidade da DTI EFLCH.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Impressão de alunos: Prédio Acadêmico, 3º Andar, Laboratório de Informática, Sala 327. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 10:00 às 21:30. Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.
  • Impressão de professores: Prédio Acadêmico, 1º Andar, Sala de Apoio ao Usuário de Informática, Sala 113. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:30 às 21:00. É possível imprimir, tirar cópias e escanear documentos.

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Instalação ou alteração de pontos de rede

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Instalação ou alteração de pontos de rede cabeados.
  • Quem pode solicitar: chefia do setor em que será instalado o ponto de rede.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Instalação de equipamentos novos

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Instalação de PCs, VoIPs etc.
  • Quem pode solicitar: docentes e TAEs
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Internet na EFLCH

Responsável: DTI EFLCH

  • A DTI EFLCH é responsável pelo monitoramento da disponibilidade da internet na EFLCH, bem como pela abertura de chamados junto aos prestadores de serviço de internet, caso seja necessário.
  • A EFLCH conta com um link de internet padrão e outro de redundância, ambas fornecidas por meio de fibra óptica.
  • O monitoramento da disponibilidade de internet é feito em tempo real pela equipe de TI da EFLCH. Portanto, em geral, não é necessário nenhuma comunicação de indisponibilidade por parte da comunidade EFLCH.
  • Em caso de indisponibilidade do link padrão, a equipe da DTI EFLCH aciona o link de redundância.
  • Em alguns casos de rompimento de fibra óptica, pode haver rompimento de ambas as fibras (link padrão e redundância) ao mesmo tempo; pois, a infra-estrutura por onde passam as fibras, pode ser a mesma, dependendo do local do rompimento.

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Laboratório didático - Sala 314

Responsável: Direção Acadêmica

  • Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 314.
  • Horário Func.: mediante agendamento.
  • Forma de solicitação: abrir chamado no sistema de abertura de chamados, informando no campo texto: datas, horários, finalidade do agendamento, se necessita de instalação de algum software específico etc.
  • A Divisão de TI receberá o chamado e encaminhará mensagem, via sistema, para a Direção Acadêmica autorizar o agendamento.
  • O solicitante deverá acompanhar no próprio sistema a confirmação do agendamento.
  • Recursos disponíveis: 30 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu).
  • Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
  • Finalidade: aulas que necessitem de software específico.
  • No dia marcado, retirar a chave da sala com a equipe da Divisão de TI (sala 320). Devolver a chave na sala 320. Caso o expediente da Divisão de TI tenha se encerrado, entregar a chave para a zeladoria para que esta a encaminhe para a Divisão de TI no dia seguinte.

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Laboratório de informática - Sala 327

Responsável: DTI EFLCH

  • Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 327.
  • Horário Func.: Segunda a sexta-feira, das 10:00 às 21:30.
  • Recursos disponíveis: 83 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu), 5 impressoras.
  • Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
  • Finalidade: Pesquisas acadêmicas, confecção de trabalhos acadêmicos.
  • Forma de acesso: Log-in e senha de intranet.
  • Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.

 

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO 

  • Os computadores são de uso exclusivo para fins acadêmicos.
  • O nome de usuário e senha, bem como a cota mensal de impressão, são de uso pessoal e intransferível, estando o usuário sujeito ao bloqueio ou suspensão de seu acesso.
  • Não é permitido alimentar-se no laboratório. 
  • Não é permitido fumar.
  • Não é permitido qualquer tipo de comércio.
  • Ao se ausentar da sala, mesmo que por alguns minutos, leve o seu material consigo, para que outra pessoa possa utilizar o computador.

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Lista de e-mails - Criação

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Diferenças entre alias e lista: Um alias permite não apenas receber mensagens, mas também enviá-las. Nesse sentido, o alias difere da "lista" de e-mails. Um exemplo de lista de e-mails é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que não permite enviar mensagens. Além disso a lista está sujeita à moderação. Ou seja, quando um e-mail não integrante da lista "envia" uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ele fica retido até que alguém autorize a sua liberação. 
  • Outra diferença entre alias e lista é que os endereços de lista da unifesp são identificados como "...@listas...".
  • Para solicitar a criação de uma lista de e-mails, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro criado anteriormente.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • No campo texto, indique quais endereços de e-mail deverão ser vinculados à lista.
  • A criação de lista de e-mails é feita pela CSTI - TI São Paulo. No entanto, a DTI EFLCH faz a intermediação da solicitação. 
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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Listas de e-mails de cursos e divulgação geral - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

  • Listas disponíveis: Ciências Sociais, Educação, Filosofia, História, História da Arte, Letras, Graduação, Pós-graduação, Divulgação Geral.
  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de membros das listas de e-mails acima.
  • Quem pode solicitar: sem restrição
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Início/Institucional/Solicitação de serviços/Cadastro de e-mails nas listas institucionais
  • Prazo médio de atendimento: mensalmente a DTI EFLCH realiza inclusões e exclusões em lote. 

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Lista de e-mails docentes - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

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Lista de e-mails tecadm - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de técnicos administrativos na referida lista.
  • Quem pode solicitar: o próprio TAE.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
    • Nome da lista;
    • E-mail a ser inserido ou excluído da lista.

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Listas de e-mails departamentais - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de servidores na referida lista.
  • Quem pode solicitar: chefia do departamento.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
    • Nome da lista;
    • E-mail a ser inserido na lista.

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Montagem, desmontagem e suporte Audio Visual

Edifício acadêmico (Auditório, Salas de aula, Salas e laboratórios de estudos e pesquisa, Biblioteca, Centro de Memória, Restaurante e áreas externas), Edifício Anexo (Direções, secretarias e divisões administrativas), Edifício Arco (Divisões acadêmicas, gabinetes de docentes, Salas rotativas e de defesa), Galpão da Brinquedoteca e LabArt

Responsável: DTI EFLCH

  • Contato: Suporte ao usuário de informática - Equipe terceirizada. 
  • Local: Prédio Acadêmico - 1º Andar - Sala 113, Tel.: 5576-4848 VoIP 6161.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 09:00 às 22:30
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.

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Moodle

Responsável pela sala: Docentes
Responsável em 1o nível: DTI EFLCH
Responsável em 2o nível: SEAD

A plataforma moodle é uma ferrmaneta virtual utilizada para apoio às atividades presenciais. Os acessos devem ser realizados pelos seguintes endereços, com usuário e senha da intranet:

Para docentes

  • Solicitação de abertura de salas no moodle de graduação: A cada semestre há alguns períodos amplamente divulgados (no último semestre foram 3) para a formalização da demanda pela intranet. O formulário para solicitação de salas no novo Moodle fica na Intranet, item “Unifesp” do menu principal, seção “Pró-Reitoria de Graduação”,  ícone da “Indicação de interesse EaD”.
  • Suporte técnico do moodle da graduação: Há um fórum específico no perfil de cada docente, que deve abrir um tópico com seus problemas/dúvidas.

Para estudantes

  • Inclusão em Unidades Curriculares: A inclusão deve ser automática assim que a matrícula de cada estudante for efetivada na disciplina em questão. É importante verificar com o professor se a disciplina tem uma sala respectiva no moodle. Caso o acesso esteja indisponível a uma disciplina devidamente criada é importante verificar com o setor de Apoio Pedagógico a situação da matrícula na disciplina.

Para monitores

  • Inclusão em Unidades Curriculares: A inclusão deve ser feita pelo professor responsável pela UC: na Intranet, item “Unifesp” do menu principal, seção “Pró-Reitoria de Graduação”, no ícone da “Indicação de interesse EaD”, em aba específica (“Autorização de Acesso”).

 

Dúvidas ou problemas?: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.

 

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Movimentação de equipamento de TI

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: mudança de local de PCs, VoIPs etc.
  • Quem pode solicitar: docentes e TAEs
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

Consulte o fluxo de movimentação de no-breaks defeituosos em tutoriais.

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Ponto Biométrico - Ajuste de horário

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: ajuste do horário
  • O horário do ponto biométrico com o passar do tempo necessita ser ajustado. A DTI ajusta este parâmetro de acordo com o horário oficial de Brasília.
  • Quem pode solicitar: Divisão de RH da EFLCH
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • Prazo de atendimento: até dois dias úteis.

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Publicação de informações no portal da EFLCH

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: Publicação notícias, eventos * e informes, bem como alteração de páginas existentes etc, no portal http://www.unifesp.br/campus/gua/
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
    • Título do artigo;
    • Local / link do portal onde o artigo deverá ser publicado;
    • Conteúdo do artigo.
    • Caso o artigo contenha imagens, estas deverão ser devidamente descritas (no chamado), para fins de acessibillidade por pessoas com deficiência visual, conforme legislação vigente. 
  • Observações:  
    • Caso a publicação deva conter algum anexo (em Word, PDF etc), anexe o arquivo no próprio sistema de abertura de chamado.
    • A publicação somente será efetivada mediante recebimento de todas as informações solicitadas acima.
    • Cabe ao solicitante revisar todo o conteúdo do chamado antes de sua abertura. A Divisão de TI não revisará o seu conteúdo (ex., erros ortográficos, títulos que não reflitam o seu conteudo).
    • O prazo médio para publicação é de 1 a 2 dias úteis.

(*) O setor de eventos também publica artigos relacionados a eventos. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Obs.: 

1) A manutenção de páginas fora do portal da EFLCH deve ser realizada pela área ou pessoa que solicitou a sua criação. Sugerimos que procure a coordenação ou secretaria do curso em questão.

2) A inclusão de usuários conteúdistas (permissão de acesso ao Joomla) deverá ser solicitada pela chefia do setor solicitante.

 

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Sistemas administrativos institucionais

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • O que são? Sistemas institucionais e administrativos da Unifesp, como SIIU, Patrimônio, Compras, RH, entre outros. 
  • A responsabilidade pelos sistemas, seu correto funcionamento, manutenção, cadastro e exclusão de usuários, entre outros, é da CSTI - TI São Paulo.
  • Quem pode solicitar: TAEs.
  • A DTI EFLCH publica as atualizações elaboradas pela CSTI - TI São Paulo. E faz o mapeamento dos atalhos dos sistemas nas máquinas dos usuários, após a liberação do acesso pela CSTI - TI São Paulo.
  • Forma de solicitação para atividades da DTI EFLCH: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados

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Suporte técnico bancas de defesa

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: Prestar primeiro atendimento no suporte técnico na realização de bancas de defesa.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. Informar no campo texto:
    • Data da banca
    • Sala
    • Horário de início da banca
    • Horário de término da banca
    • Dados da Banca (ex., título, mestrando, doutorando etc)
    • Nome do solicitante
    • Setor / Departamento
    • Necessita webcam?
  • O suporte deve ser solicitado com no mínimo um dia útil de antecedência.

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Suporte técnico de informática - Primeiro Atendimento - Sala 113

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: Prestar primeiro atendimento no suporte técnico de informática (ex.: computador não liga, instalação de softwares, instalação de impressoras, substituição de equipamentos com defeito etc.). 
  • O suporte é realizado apenas em bens pertencentes à Unifesp.
  • Contato: Suporte ao usuário de informática - Equipe terceirizada.
  • Local: Prédio Acadêmico - 1º Andar - Sala 113, Tel.: 5576-4848 VoIP 6161.
  • Horário de Atendimento.: segunda a sexta-feira, das 08:00 às 22:00.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação, do volume de chamados em aberto e das prioridades determinadas pela DTI EFLCH.

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Substituição de equipamentos e bens defeituosos

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Substituição de PCs, VoIPs, teclados, mouses etc.
  • Quem pode solicitar: docentes e TAEs
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Tutoriais

 

 

Vídeoconferência/Webconferência - Sala 325

Responsável: DTI EFLCH

  • Localização da sala: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 325.
  • Horário Func.: Mediante agendamento.
  • Recursos disponíveis: Computador com sistema operacional Windows, webcam, aparelho de teleconferência CISCO com TVs, mesa para até 7 pessoas.
  • Finalidade: Reuniões de trabalho, bancas de qualificação ou defesa etc.
  • Quem pode agendar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
    • Título do evento;
    • Finalidade do evento;
    • Data do evento;
    • Horário de início;
    • Horário de término;
    • Tipo de conexão que será utilizada (ex., via Skype*, Appear.In **, CISCO TelePresence SX20 ***).
    • Nome completo do servidor Unifesp (professor ou técnico administrativo) que ficará responsável pela sala. O responsável pela sala deve ser um servidor com vínculo UNIFESP, cuja presença é obrigatória para abertura da sala. 
    • Observações:
  • O horário de funcionamento da sala é das 09:00 às 19:00;
  • A utilização do aparelho CISCO TelePresence SX20 demanda dados de conexão do aparelho com o qual a Unifesp irá se conectar (IP, sala e senha). Nas conexões com outros campi da Unifesp, basta informar na solicitação o número da sala e senha. Nas conexões com outras universidades, é necessário informar com alguns dias de antecedência os dados de IP, sala e senha para que a Divisão de TI realize testes de conexão;
  • Recomenda-se solicitar agendamento com pelo menos uma semana de antecedência;
  • No dia do evento, recomenda-se chegar com no mínimo 15 minutos de antecedência para minimizar imprevistos técnicos;
  • O prazo médio para realização do agendamento é de até 2 dias úteis após o recebimento do e-mail.

(*) O solicitante deve utilizar sua própria conta de Skype. A Unifesp não possui conta institucional.

(**) Transmissão de baixa resolução. Permite conectar em webconferência até 4 dispositivos como computadores, tablets ou smartphones (Possível realização em todas as salas com acesso à internet).

(***) Transmissão em alta resolução (Somente na sala 325 de vídeoconferência). Exige equipamento similar para realizar conferencia. Acesse o manual do aparelho de videoconferência em tutoriais

 

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DA SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA

  • Abertura e fechamento da sala: A abertura e fechamento da sala deve ser solicitada a qualquer servidor da Divisão de TI, na sala 320.
  • Movimentação de bens: A sala comporta até sete pessoas. Não é permitida a movimentação de mobiliário (ex., cadeiras), mesmo que provisoriamente, para dentro ou fora da sala, devido aos controles de patrimônio de cada área do campus. Antes de agendar o uso da sala, certifique-se de que o número de assentos disponíveis é suficiente para a reunião ou banca.
  • Responsabilidade pelos bens: O(s) usuário(s) são responsáveis pelos bens existentes na sala, até o efetivo trancamento da sala pela equipe da Divisão de TI. Sendo assim, caso necessite deixar a sala vazia, mesmo que por alguns minutos, solicite o trancamento da sala à equipe da Divisão de TI.
  • Alimentação: Não é permitido alimentar-se na sala para que esta se mantenha sempre limpa, sem odor desagradável, em respeito às próximas pessoas que a utilizarão. Ao deixar a sala, por favor, deixe-a em ordem, jogando qualquer lixo como copos e garrafas descartáveis no local apropriado.
  • Não é permitido fumar na sala.
  • Não é permitida a presença de pessoas na sala sem o responsável pela reserva.
  • Suporte técnico: sempre que necessitar de suporte técnico, solicite-o à equipe da Divisão de TI (sala 320). Na sala, há disponível um aparelho VoIP. Os números para suporte técnico encontram-se listados na mesa de reunião.

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VOIP

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: instalação de novos aparelhos, alteração de configurações, mudança de local etc.
  • A DTI EFLCH é responsável pelo servidor VoIP instalado na EFLCH para gerenciamento de instalação de novos aparelhos, configurações, permissões etc.
  • A EFLCH conta com sistema de telefonia VoIP. As chamadas externas dependem da disponibilidade de internet tanto no campus Guarulhos, quanto no campus São Paulo; pois, tais chamadas partem da central telefônica do campus São Paulo.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

Consulte o tutorial de funcionamento do aparelho VoIP em tutoriais.

 

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Wi-Fi

Responsável: DTI EFLCH

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