Catálogo de Serviços de TI

 

Nesta página descrevemos os principais serviços de TI disponibilizados pela Divisão de Tecnologia da Informação da EFLCH (DTI EFLCH), bem como orientações sobre como ter acesso a outros serviços relacionados.

 

 

Acesso à Intranet

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Acessar http://intranet.unifesp.br
  • A gestão da intranet e os serviços lá disponibilizados não é realizada pela Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas à Intranet podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de mensagem à CSTI (acessar intranet > Informática > Central de Serviços em TI > Mande uma mensagem para a Central de Serviços em TI.
  • Caso você ainda não possua acesso à Intranet, clique em “cadastre-se”. É necessário aguardar cerca de uma hora após o cadastro para sincronização de dados. 
  • RECUPERAÇÃO DE SENHA: A senha pode ser recuperada na página da intranet, em: https://intranet.unifesp.br -> Sobre a intranet -> Esqueci minha senha. O seu navegador poderá bloquear a página. Neste caso, clique no escudo que aparece na barra de endereços e selecione "Carregar scripts não seguros", conforme print screen abaixo. Caso não consiga resolver o problema dessa forma, entre em contato com a CSTI pelo telefone (11)5089-9222 ramal 4656.

Print Tela Intranet Recuperacao de Senha

 

 

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Acesso às Pastas Compartilhadas 

Responsável: DTI EFLCH

 

Acesso ao Sistema SEI

Responsável: Pró-reitoria de Administração

  • O acesso ao sistema é feito por meio do link: https://sei.unifesp.br com login e senha de intranet.
  • Caso ainda não tenha acesso ao SEI, é necessário enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o seu nome completo, Registro Funcional - RF e Unidade de Lotação.
  • É necessário copiar a sua chefia imediata no e-mail.
  • Mais informações: https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/novo-sei-unifesp
  • Dúvidas relativas ao SEI também devem ser dirigidas a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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Agenda - Sistema Booked - Consulta

Responsável: DTI EFLCH / CSTI - TI São Paulo

  • Finallidade: consulta à agenda de salas da EFLCH.
  • Link de acesso: http://agenda.unifesp.br/gua. Em seguida, clique em "Ver Agendamentos".

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Autorização para monitores (cópias e digitalizações)

Responsável: Direção Acadêmica

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Autorização para utilização de recursos multimídia

Responsável: Direção Acadêmica

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Cota de impressão para alunos

Responsável: DTI EFLCH

  • São disponibilizados para cada aluno 150 impressões por mês. Entretanto, a cota não é cumulativa.
  • O controle de cota é realizado por meio do usuário e senha de intranet do aluno.
  • Restituição de cota de impressão:
    • Em caso de problemas técnicos durante a impressão, o aluno deve preencher formulário próprio para restituição de cota (obs.: solicitar ao monitor de informática presente na sala 327). O formulário deve ser assinado pelo aluno em conjunto com o monitor;
    • O monitor de informática encaminhará à Divisão de TI o formulário preenchido no final de seu turno para análise;
    • O prazo médio para restituição é de até 2 dias úteis.

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E-mail "Alias" - Criação

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Um alias é um endereço de e-mail cuja finalidade é redirecionar mensagens para um grupo de e-mails a ele vinculado. Assim, um alias não possui sua própria caixa de entrada onde as mensagens são armazenadas. É, portanto, uma espécie de máscara de e-mail.
  • Um exemplo de alias é o endereço da Divisão de TI da EFLCH (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A este alias estão vinculados os e-mails de cada integrante da equipe de TI. Assim, quando alguém envia um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., esse e-mail é redirecionado para caixa de entrada de e-mail de cada integrante da equipe.
  • Diferenças entre alias e lista: Um alias permite não apenas receber mensagens, mas também enviá-las. Nesse sentido, o alias difere da "lista" de e-mails. Um exemplo de lista de e-mails é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que não permite enviar mensagens. Além disso a lista está sujeita à moderação. Ou seja, quando um e-mail não integrante da lista "envia" uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ele fica retido até que alguém autorize a sua liberação. 
  • Outra diferença entre alias e lista é que os endereços de lista da unifesp são identificados como "...@listas...".
  • Para solicitar a criação de um alias, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro criado anteriormente.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • Na descrição da solicitação, indique quais endereços de e-mail deverão ser vinculados ao alias.
  • O e-mail do responsável pela solicitação deve ser institucional "@unifesp".
  • A criação de Alias é feita pela CSTI - TI São Paulo. No entanto, a DTI EFLCH faz a intermediação da solicitação. 
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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E-mail "Alias" - Alteração

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • É possível solicitar a inclusão de novos e-mails ou exclusão de e-mails.
  • A alteração de Alias é feita pela CSTI - TI São Paulo. No entanto, a DTI EFLCH faz a intermediação da solicitação. 
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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 E-mail institucional "@unifesp" - Criação

Para criar, faça login na intranet. No menu, selecione Informática -> Criação de email institucional.

Para utilizar, acesse: http://email.unifesp.br com seu login e senha de intranet.

  • Responsável: CSTI - TI São Paulo
  • Os serviços relacionados a e-mail institucional não são de competência da Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas a esse assunto podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de mensagem à CSTI (acessar intranet > Informática > Central de Serviços em TI > Mande uma mensagem para a Central de Serviços em TI).
  • Caso ainda não tenha acesso à intranet, acesso o tópico “Acesso à Intranet”.

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E-mail institucional "@unifesp"

  • Responsável: CSTI - TI São Paulo
  • Os serviços relacionados a e-mail institucional não são de competência da Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas a esse assunto podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de mensagem à CSTI (acessar intranet > Informática > Central de Serviços em TI > Mande uma mensagem para a Central de Serviços em TI.
  • Caso ainda não tenha acesso à intranet, acesso o tópico “Acesso à Intranet”.

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Impressão

  • Atualmente, o campus conta com impressoras próprias e impressoras disponibilizadas por meio de contrato de outsourcing de impressão formalizado por meio de processo licitatório.
  • A aquisição de cartuchos, toners, peças etc para impressoras pertencentes ao patrimônio da Unifesp não é responsabilidade da DTI EFLCH.
  • A DTI EFLCH é responsável pelo gerenciamento do contrato de outsourcing de impressão, o qual inclui a reposição de toners e manutenção.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Impressão de alunos: Prédio Acadêmico, 3º Andar, Laboratório de Informática, Sala 327. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 10:00 às 21:30. Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.
  • Impressão de professores: Prédio Acadêmico, 1º Andar, Sala de Apoio ao Usuário de Informática, Sala 113. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:30 às 21:00. É possível imprimir, tirar cópias e escanear documentos.

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Instalação ou alteração de pontos de rede

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Instalação ou alteração de pontos de rede cabeados.
  • Quem pode solicitar: chefia do setor em que será instalado o ponto de rede.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Instalação de equipamentos novos

Responsável: DTI EFLCH

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Internet na EFLCH

Responsável: DTI EFLCH

  • A DTI EFLCH é responsável pelo monitoramento da disponibilidade da internet na EFLCH, bem como pela abertura de chamados junto aos prestadores de serviço de internet, caso seja necessário.
  • A EFLCH conta com um link de internet padrão e outro de redundância, ambas fornecidas por meio de fibra óptica.
  • O monitoramento da disponibilidade de internet é feito em tempo real pela equipe de TI da EFLCH. Portanto, em geral, não é necessário nenhuma comunicação de indisponibilidade por parte da comunidade EFLCH.
  • Em caso de indisponibilidade do link padrão, a equipe da DTI EFLCH aciona o link de redundância.
  • Em alguns casos de rompimento de fibra óptica, pode haver rompimento de ambas as fibras (link padrão e redundância) ao mesmo tempo; pois, a infra-estrutura por onde passam as fibras, pode ser a mesma, dependendo do local do rompimento.

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Laboratório didático - Sala 314

Responsável: Direção Acadêmica

  • Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 314.
  • Horário Func.: mediante agendamento, previamente autorizado pela direção acadêmica. Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando datas, horários, finalidade do agendamento, se necessita de instalação de algum software específico etc.
  • O solicitante deve utilizar e-mail institucional, informando nome completo e área solicitante.
  • Recursos disponíveis: 30 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu).
  • Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
  • Finalidade: aulas que necessitem de software específico.
  • No dia marcado, retirar a chave da sala 314 com a equipe da Divisão de TI (sala 320). Devolver a chave na sala 320. Caso o expediente do setor tenha se encerrado, entregar a chave para a zeladoria para que esta a encaminhe para a Divisão de TI no dia seguinte.

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Laboratório de informática - Sala 327

Responsável: DTI EFLCH

  • Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 327.
  • Horário Func.: Segunda a sexta-feira, das 10:00 às 21:30.
  • Recursos disponíveis: 83 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu), 5 impressoras.
  • Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
  • Finalidade: Pesquisas acadêmicas, confecção de trabalhos acadêmicos.
  • Forma de acesso: Log-in e senha de intranet.
  • Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.

 

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO 

  • Os computadores são de uso exclusivo para fins acadêmicos.
  • O nome de usuário e senha, bem como a cota mensal de impressão, são de uso pessoal e intransferível, estando o usuário sujeito ao bloqueio ou suspensão de seu acesso.
  • Não é permitido alimentar-se no laboratório. 
  • Não é permitido fumar.
  • Ao se ausentar da sala, mesmo que por alguns minutos, leve o seu material consigo, para que outra pessoa possa utilizar o computador.

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Lista de e-mails - Criação

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • Diferenças entre alias e lista: Um alias permite não apenas receber mensagens, mas também enviá-las. Nesse sentido, o alias difere da "lista" de e-mails. Um exemplo de lista de e-mails é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que não permite enviar mensagens. Além disso a lista está sujeita à moderação. Ou seja, quando um e-mail não integrante da lista "envia" uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ele fica retido até que alguém autorize a sua liberação. 
  • Outra diferença entre alias e lista é que os endereços de lista da unifesp são identificados como "...@listas...".
  • Para solicitar a criação de uma lista de e-mails, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro criado anteriormente.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • Na descrição da solicitação, indique quais endereços de e-mail deverão ser vinculados à lista.
  • O e-mail do responsável pela solicitação deve ser institucional "@unifesp".
  • A criação de lista de e-mails é feita pela CSTI - TI São Paulo. No entanto, a DTI EFLCH faz a intermediação da solicitação. 
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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Listas de e-mails de cursos e divulgação geral - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

  • Listas disponíveis: Ciências Sociais, Educação, Filosofia, História, História da Arte, Letras, Graduação, Pós-graduação, Divulgação Geral.
  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de membros das listas de e-mails acima.
  • Quem pode solicitar: sem restrição
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Início/Institucional/Solicitação de serviços/Cadastro de e-mails nas listas institucionais
  • Prazo médio de atendimento: mensalmente a DTI EFLCH realiza inclusões e exclusões em lote. 

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Lista de e-mails docentes - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de docentes na referida lista.
  • Quem pode solicitar: o próprio docente ou servidor lotado na secretaria interdepartamental / secretaria de apoio ao docente.
  • Forma de solicitação: enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. indicando:
    • Nome da lista;
    • E-mail a ser inserido na lista;
    • Identificação do solicitante (nome completo, cargo, RF)
  • O solicitante deverá utilizar, obrigatoriamente, o seu e-mail institucional @unifesp.

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Lista de e-mails tecadm - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de técnicos administrativos na referida lista.
  • Quem pode solicitar: o próprio TAE.
  • Forma de solicitação: enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. indicando:
    • Nome da lista;
    • E-mail a ser inserido na lista;
    • Identificação do solicitante (nome completo, cargo, RF)
  • O solicitante deverá utilizar, obrigatoriamente, o seu e-mail institucional @unifesp.

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Listas de e-mails departamentais - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de servidores na referida lista.
  • Quem pode solicitar: chefia do departamento.
  • Forma de solicitação: enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. indicando:
    • Nome da lista;
    • E-mail a ser inserido na lista;
    • Identificação do solicitante (nome completo, cargo, RF)
  • O solicitante deverá utilizar, obrigatoriamente, o seu e-mail institucional @unifesp.

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Montagem, desmontagem e suporte Audio Visual

Edifício acadêmico (Auditório, Salas de aula, Salas e laboratórios de estudos e pesquisa, Biblioteca, Centro de Memória, Restaurante e áreas externas), Edifício Anexo (Direções, secretarias e divisões administrativas), Edifício Arco (Divisões acadêmicas, gabinetes de docentes, Salas rotativas e de defesa), Galpão da Brinquedoteca e LabArt

Responsável: DTI EFLCH

  • Contato: Suporte ao usuário de informática - Equipe terceirizada. 
  • Local: Prédio Acadêmico - 1º Andar - Sala 113, Tel.: 5576-4848 VoIP 6161.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 09:00 às 22:30
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.

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Moodle

Responsável pela sala: Docentes
Responsável em 1o nível: DTI EFLCH
Responsável em 2o nível: SEAD

A plataforma moodle é uma ferrmaneta virtual utilizada para apoio às atividades presenciais. Os acessos devem ser realizados pelos seguintes endereços, com usuário e senha da intranet:

Para docentes

  • Solicitação de abertura de salas no moodle de graduação: A cada semestre há alguns períodos amplamente divulgados (no último semestre foram 3) para a formalização da demanda pela intranet. O formulário para solicitação de salas no novo Moodle fica na Intranet, item “Unifesp” do menu principal, seção “Pró-Reitoria de Graduação”,  ícone da “Indicação de interesse EaD”.
  • Suporte técnico do moodle da graduação: Há um fórum específico no perfil de cada docente, que deve abrir um tópico com seus problemas/dúvidas.

Para estudantes

  • Inclusão em Unidades Curriculares: A inclusão deve ser automática assim que a matrícula de cada estudante for efetivada na disciplina em questão. É importante verificar com o professor se a disciplina tem uma sala respectiva no moodle. Caso o acesso esteja indisponível a uma disciplina devidamente criada é importante verificar com o setor de Apoio Pedagógico a situação da matrícula na disciplina.

Para monitores

  • Inclusão em Unidades Curriculares: A inclusão deve ser feita pelo professor responsável pela UC: na Intranet, item “Unifesp” do menu principal, seção “Pró-Reitoria de Graduação”, no ícone da “Indicação de interesse EaD”, em aba específica (“Autorização de Acesso”).

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Movimentação de equipamento de TI

Responsável: DTI EFLCH

Consulte o fluxo de movimentação de no-breaks defeituosos em tutoriais.

 

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Publicação de informações no portal da EFLCH

Responsável: DTI EFLCH

(*) O setor de eventos também publica artigos relacionados a eventos. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Obs.: 

1) A manutenção de páginas fora do portal da EFLCH deve ser realizada pela área ou pessoa que solicitou a sua criação. Sugerimos que procure a coordenação ou secretaria do curso em questão.

2) A inclusão de usuários conteúdistas (permissão de acesso ao Joomla) deverá ser solicitada pela chefia do setor solicitante.

 

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Sistemas administrativos institucionais

Responsável: CSTI - TI São Paulo

  • O que são? Sistemas institucionais e administrativos da Unifesp, como SIIU, Patrimônio, Compras, RH, entre outros. 
  • A responsabilidade pelos sistemas, seu correto funcionamento, manutenção, cadastro e exclusão de usuários, entre outros, é da CSTI - TI São Paulo.
  • Quem pode solicitar: TAEs.
  • A DTI EFLCH publica as atualizações elaboradas pela CSTI - TI São Paulo. E faz o mapeamento dos atalhos dos sistemas nas máquinas dos usuários, após a liberação do acesso pela CSTI - TI São Paulo.
  • Forma de solicitação para atividades da DTI EFLCH: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI

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Substituição de equipamentos e bens defeituosos

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Substituição de PCs, VoIPs, teclados, mouses etc.
  • Quem pode solicitar: docentes e TAEs
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Suporte técnico de informática - Primeiro Atendimento - Sala 113

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: Prestar primeiro atendimento no suporte técnico de informática (ex.: computador não liga, instalação de softwares, instalação de impressoras, substituição de equipamentos com defeito etc.). 
  • O suporte é realizado apenas em bens pertencentes à Unifesp.
  • Contato: Suporte ao usuário de informática - Equipe terceirizada.
  • Local: Prédio Acadêmico - 1º Andar - Sala 113, Tel.: 5576-4848 VoIP 6161.
  • Horário de Atendimento.: segunda a sexta-feira, das 08:00 às 22:00.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação, do volume de chamados em aberto e das prioridades determinadas pela DTI EFLCH.

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Tutoriais

 

 

Vídeoconferência/Webconferência - Sala 325

Responsável: DTI EFLCH

  • Localização da sala: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 325.
  • Horário Func.: Mediante agendamento.
  • Recursos disponíveis: Computador com sistema operacional Windows, webcam, aparelho de teleconferência CISCO com TVs, mesa para até 7 pessoas.
  • Finalidade: Reuniões de trabalho, bancas de qualificação ou defesa etc.
  • Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Quem pode agendar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Por e-mail. Informar:
    • Título do evento;
    • Finalidade do evento;
    • Data do evento;
    • Horário de início;
    • Horário de término;
    • Tipo de conexão que será utilizada (ex., via Skype*, Appear.In **, CISCO TelePresence SX20 ***).
    • Nome completo do professor ou técnico administrativo que ficará resposável pela sala.
    • Observações:
  • O horário de funcionamento da sala é das 09:00 às 19:00;
  • A utilização do aparelho CISCO TelePresence SX20 demanda dados de conexão do aparelho com o qual a Unifesp irá se conectar (IP, sala e senha). Nas conexões com outros campi da Unifesp, basta informar na solicitação o número da sala e senha. Nas conexões com outras universidades, é necessário informar com alguns dias de antecedência os dados de IP, sala e senha para que a Divisão de TI realize testes de conexão;
  • O solicitante deve utilizar e-mail institucional, informando seu nome completo e área solicitante;
  • Recomenda-se solicitar agendamento com pelo menos uma semana de antecedência;
  • No dia do evento, recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência para minimizar imprevistos técnicos;
  • O prazo médio para realização do agendamento é de até 2 dias úteis após o recebimento do e-mail.

(*) O solicitante deve utilizar sua própria conta de Skype. A Unifesp não possui conta institucional.

(**) Transmissão de baixa resolução. Permite conectar em webconferência até 4 dispositivos como computadores, tablets ou smartphones (Possível realização em todas as salas com acesso à internet).

(***) Transmissão em alta resolução (Somente na sala 325 de vídeoconferência). Exige equipamento similar para realizar conferencia. Acesse o manual do aparelho de videoconferência em tutoriais

 

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DA SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA

  • Abertura e fechamento da sala: A abertura e fechamento da sala deve ser solicitada a qualquer servidor da Divisão de TI, na sala 320.
  • Movimentação de bens: A sala comporta até sete pessoas. Não é permitida a movimentação de mobiliário (ex., cadeiras), mesmo que provisoriamente, para dentro ou fora da sala, devido aos controles de patrimônio de cada área do campus. Antes de agendar o uso da sala, certifique-se de que o número de assentos disponíveis é suficiente para a reunião ou banca.
  • Responsabilidade pelos bens: O(s) usuário(s) são responsáveis pelos bens existentes na sala, até o efetivo trancamento da sala pela equipe da Divisão de TI. Sendo assim, caso necessite deixar a sala vazia, mesmo que por alguns minutos, solicite o trancamento da sala à equipe da Divisão de TI.
  • Alimentação: Não é permitido alimentar-se na sala para que esta se mantenha sempre limpa, sem odor desagradável, em respeito às próximas pessoas que a utilizarão. Ao deixar a sala, por favor, deixe-a em ordem, jogando qualquer lixo como copos e garrafas descartáveis no local apropriado.
  • Não é permitido fumar na sala.
  • Não é permitida a presença de pessoas na sala sem o responsável pela reserva.
  • Suporte técnico: sempre que necessitar de suporte técnico, solicite-o à equipe da Divisão de TI (sala 320). Na sala, há disponível um aparelho VoIP. Os números para suporte técnico encontram-se listados na mesa de reunião.

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VOIP

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: instalação de novos aparelhos, alteração de configurações, mudança de local etc.
  • A DTI EFLCH é responsável pelo servidor VoIP instalado na EFLCH para gerenciamento de instalação de novos aparelhos, configurações, permissões etc.
  • A EFLCH conta com sistema de telefonia VoIP. As chamadas externas dependem da disponibilidade de internet tanto no campus Guarulhos, quanto no campus São Paulo; pois, tais chamadas partem da central telefônica do campus São Paulo.
  • Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Institucional > Solicitação de Serviços > Atendimento em TI
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

Consulte o tutorial de funcionamento do aparelho VoIP em tutoriais.

 

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Wi-Fi

Responsável: DTI EFLCH

  • Estão espalhadas pela EFLCH diversas antenas.
  • As redes disponíveis são: eduroam, Unifesp_Wifi e LIFE-PIBID. As salas LIFE e PIBID são atendidas por uma rede específica por questões técnicas e seu acesso é restrito às salas LIFE e PIBID.

  • As redes eduroam e Unifesp_Wifi são acessadas por qualquer aluno ou servidor com o seu login e senha da intranet. O login e senha de intranet é pessoal e intransferível.
  • Obs.: Há outras duas redes: Unifesp e EFLCH-ADM de acesso restrito a servidores, mas que será descontinuado em breve.
  • Em caso de problemas de conexão, relatar o problema via abertura de chamado.

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