Principais Serviços de TI



O catálogo de serviços da Unifesp
de forma prática e simplificada:
https://sua.unifesp.br/

 

 

 

 

Nesta página descrevemos os principais serviços de TI disponibilizados para o campus guarulhos, bem como orientações sobre como ter acesso a outros serviços relacionados.

 

 

 

Abertura de chamados de TI - Sistema OTRS

Responsável: qualquer pessoa com login e senha de intranet

  • Informaçõe sobre o sistema OTRS
  • Acesso: https://sua.unifesp.br/atendimento 

  • Passo a passo para abrir um chamado:
    • Passe o cursor sobre “chamados”, localizado no canto superior esquerdo da tela.
    • Selecione novo chamado e preencha os campos abaixo:
      • Campo "para": selecione "Tecnologia da Informação";
      • Campo "serviço": selecione aquele que melhor identifique o problema/solicitação;
      • Campo “Informe o seu campus”: selecione Guarulhos;
      • Campo “Telefone/VoIP”: informe o seu número de VoIP. Caso não possua, informe o seu celular;
      • Campo “assunto”: digite o assunto que melhor identifique o seu problema;
      • Campo “texto”: detalhe o seu problema neste campo. É importante que o texto contenha todas as informações necessárias para conclusão do chamado. Para tanto, sugerimos que seja consultado o assunto pertinente nesta página, o qual apresenta os requisitos e informações necessárias para solicitação de serviços;
      • Campo "anexo": se houver mais de um arquivo a anexar, crie uma pasta compactada (ex., ZIP);
      • Após preenchidos os campos, clique no botão "enviar".
      • Pronto! O chamado estará pronto para ser visualizado pela TI do campus Guarulhos.
      • O sistema gera automaticamente e-mails de notificação de abertura e conclusão do chamado, mas estes NÃO devem ser respondidos.
  • Acompanhamento do chamado:
    • Selecione Chamados > Meus chamados.
    • O usuário terá a sua disposição três abas, onde poderá consultar todos os chamados, chamados abertos ou chamados fechados.
    • A responsabilidade de acompanhar a execução do chamado é do usuário que o solicitou.
    • É importante que o usuário verifique frequentemente o andamento de sua solicitação e eventuais pendências, visto que a comunicação da TI do campus com o solicitante dar-se-á exclusivivamente por meio da interface do sistema OTRS.

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Acesso à Intranet

  • Informações disponíveis em https://sua.unifesp.br/pt-br/catalogo_ti/intranet
  • Caso as informações disponíveis no link acima não sejam suficientes para solicitar o problema, abra chamado no sistema OTRS ou, em último caso (caso não tenha acesso ao OTRS), envie email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (informar nome completo e CPF).

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Acesso às Pastas Compartilhadas 

Responsável: DTI EFLCH

  • Quem pode solicitar: Chefia do setor solicitante (docentes ou TAEs)
  • Forma de solicitação:
    1. Abrir chamado no sistema de abertura de chamados;
    2. No campo assunto informe:

Nome completo de quem terá acesso às pastas

RF de quem terá acesso às pastas

Quais pastas a pessoa terá acesso

Quais permissões de acesso deverão ser concedidas (ex.: leitura, gravação, ambas)

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Acesso ao Sistema SEI

Responsável: Pró-reitoria de Administração

  • O acesso ao sistema é feito por meio do link: https://sei.unifesp.br com login e senha de intranet.
  • Caso ainda não tenha acesso ao SEI, é necessário enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o seu nome completo, Registro Funcional - RF e Unidade de Lotação.
  • É necessário copiar a sua chefia imediata no e-mail.
  • Mais informações: https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/novo-sei-unifesp
  • Dúvidas relativas ao SEI também devem ser dirigidas a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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Agenda - Sistema Booked

Responsável: DTI EFLCH / STI 

Solicito permissão de acesso para realizar agendamentos no sistema Booked.

- Nome completo:

- Cargo/Função:

- Área de lotação:

- Nome da chefia imediata:

- VoIP da chefia imediata:

- Nome do espaço/recurso que necessita ter permissão para fazer reservas:

- Justificativa:

 

Obs.: Caso a sua área de lotação não possua permissão para realizar agendamentos do(s) espaço(s) em questão, o seu pedido será recebido pela DTI EFLCH, que o submeterá via sistema à aprovação da Direção Acadêmica.

 

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Autorização para utilização de recursos da sala 320 (autorização para monitores de UCs) (cópias e digitalizações)

Este serviço não é mais gerenciado pela DTI. 

Para solicitar este serviço acesse: https://www.unifesp.br/campus/gua/solicitacao-de-servicos/autorizacao-para-monitores-de-ucs-copias-impressoes-e-digitalizacoes

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Autorização para uso de recursos multimídia

A DTI não é mais responsável por este serviço.

Para obter informações de como ter acesso a recursos como Extensão, Microfone, Caixa de som, Datashow (Projetor), Cabo P2 <--> RCA, por favor entre em contato com o Setor de Eventos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para solicitar um evento, acessa a página: https://www.unifesp.br/campus/gua/solicitacao-de-servicos/solicitacao-de-eventos

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 Eleições e Votações

Responsável: DTI EFLCH

  • A DTI dá suporte às eleições e votações das diversas instâncias da Unifesp utilizando o sistema Helios Voting.
  • Informações disponíveis em https://sua.unifesp.br/catalogo_ti/sistemas/sistemas_especiais/eleicao.
  • Caso as informações disponíveis no link acima não sejam suficientes, abra chamado no sistema OTRS ou, em último caso, envie email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (caso não tenha acesso ao OTRS).

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E-mail "Alias" - Criação

Responsável: DTI EFLCH (a partir de 13/09/2019)

  • Um alias é um endereço de e-mail cuja finalidade é redirecionar mensagens para um grupo de e-mails a ele vinculado. Assim, um alias não possui sua própria caixa de entrada onde as mensagens são armazenadas. É, portanto, uma espécie de máscara de e-mail.
  • Um exemplo de alias é o endereço da Divisão de TI da EFLCH (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A este alias estão vinculados os e-mails pessoais de cada integrante da equipe de TI. Assim, quando alguém envia um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., esse e-mail é redirecionado para caixa de entrada de e-mail de cada integrante da equipe.
  • Para solicitar a criação de um alias, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro similar criado anteriormente.
  • O padrão atual de nome de alias é o nome do departamento/setor/área seguido de "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." ou de "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." (ex., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: 
    1. Abrir chamado no sistema de abertura de chamados;
    2. No campo texto, indique: a) nome da área ou setor que utilizará o alias; b) nome do alias seguido de Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; c) indicar os endereços de e-mail que serão vinculados ao alias. Somente serão vinculados emails institucionais, conforme política de e-mails institucionais da Unifesp).
  • Quem solicitou a criação do alias será designado automaticamente o seu responsável, no caso de futuras solicitações de alteração. Caso o responsável deixe de fazer parte da área ao qual o alias está vinculado, ficará a cargo da Direção Administrativa (nos casos de áreas vinculadas ao Departamento Administrativo) ou Direção Acadêmica (se se trata de alias de áreas acadêmicas) designar um novo responsável.
  • Caso o alias solicitado não possa ser designado com "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." ou "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.", o chamado será encaminhado para a Superintendência de TI para autorização.
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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E-mail "Alias" - Alteração

Responsável: DTI EFLCH (a partir de 13/09/2019)

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E-mail institucional "@unifesp"

  • Informações disponíveis em https://sua.unifesp.br/pt-br/catalogo_ti/email

  • Caso as informações disponíveis no link acima não sejam suficientes para solicitar o problema, abra chamado no sistema OTRS ou, em último caso, envie email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (caso não tenha acesso ao OTRS).

  • Para utilizar o seu e-mail institucional, acesse mail.google.com ou webmail.unifesp.br com o login e senha de intranet. Lembre-se que o login deve ser seguido de @unifesp.br, conforme ilustrado abaixo:

     login email institucional

    IMPORTANTE: as senhas do email institucional e intranet estão vinculadas. A senha utlizada para criação do email institucional deverá ser utilizada para acesso à Intranet, Moodle etc.

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Impressão

  • Atualmente, o campus conta com impressoras próprias e impressoras disponibilizadas por meio de contrato de outsourcing de impressão formalizado por meio de processo licitatório.
  • A Direção Administrativa e a DTI EFLCH são responsáveis pelo gerenciamento do contrato de outsourcing de impressão, o qual inclui a reposição de toners e manutenção.
  • A aquisição de cartuchos, toners, peças etc para impressoras pertencentes ao patrimônio da Unifesp não é responsabilidade da DTI EFLCH.
  • A sala de impressão de alunos e professores está localizada na sala 320, do Prédio Acadêmico.

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Instalação ou alteração de pontos de rede

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Instalação ou alteração de pontos de rede cabeados.
  • Quem pode solicitar: chefia do setor em que será instalado o ponto de rede.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Instalação de equipamentos novos

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Instalação de PCs, VoIPs etc.
  • Quem pode solicitar: docentes e TAEs
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Internet na EFLCH

Responsável: DTI EFLCH

  • A DTI EFLCH é responsável pelo monitoramento da disponibilidade da internet na EFLCH, bem como pela abertura de chamados junto aos prestadores de serviço de internet, caso seja necessário.
  • A EFLCH conta com um link de internet padrão e outro de redundância, ambas fornecidas por meio de fibra óptica.
  • O monitoramento da disponibilidade de internet é feito em tempo real pela equipe de TI da EFLCH. Portanto, em geral, não é necessário nenhuma comunicação de indisponibilidade por parte da comunidade EFLCH.
  • Em caso de indisponibilidade do link padrão, a equipe da DTI EFLCH aciona o link de redundância.
  • Em alguns casos de rompimento de fibra óptica, pode haver rompimento de ambas as fibras (link padrão e redundância) ao mesmo tempo; pois, a infraestrutura por onde passam as fibras, pode ser a mesma, dependendo do local do rompimento.

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Laboratório didático - Sala 314

Responsável: Direção Acadêmica

  • Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 314.
  • Horário Func.: mediante agendamento.
  • Forma de solicitação: abrir chamado no sistema de abertura de chamados, informando no campo texto: datas, horários, finalidade do agendamento, se necessita de instalação de algum software específico etc.
  • A Divisão de TI receberá o chamado e encaminhará mensagem, via sistema, para a Direção Acadêmica autorizar o agendamento.
  • O solicitante deverá acompanhar no próprio sistema a confirmação do agendamento.
  • Recursos disponíveis: 30 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu).
  • Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
  • Finalidade: aulas que necessitem de software específico.
  • No dia marcado, retirar a chave da sala com a equipe da Divisão de TI (sala 320). Devolver a chave na sala 320. Caso o expediente da Divisão de TI tenha se encerrado, entregar a chave para a zeladoria para que esta a encaminhe para a Divisão de TI no dia seguinte.

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Laboratório de informática - Sala 327

Responsável: DTI EFLCH

  • Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 327.
  • Horário Func.: Segunda, Terça, Quinta e Sexta das 10h às 19h. Às quartas-feiras o laboratório está reservado para uso exclusivo da UC 6752 - Pesquisa II: Métodos Quanti
  • Recursos disponíveis: 75 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu) + 5 terminais de impressão (no momento o local não possui impressoras instaladas).
  • Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
  • Finalidade: Pesquisas acadêmicas, confecção de trabalhos acadêmicos.
  • Forma de acesso: Login e senha de intranet.
  • Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.

 

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO 

  • Os computadores são de uso exclusivo para fins acadêmicos.
  • O nome de usuário e senha são de uso pessoal e intransferível, estando o usuário sujeito ao bloqueio ou suspensão de seu acesso.
  • Não é permitido alimentar-se no laboratório. 
  • Não é permitido fumar.
  • Não é permitido qualquer tipo de comércio.
  • Ao se ausentar da sala, mesmo que por alguns minutos, leve o seu material consigo, para que outra pessoa possa utilizar o computador.
  • Movimentação de bens: Não é permitida a movimentação dos bens do laboratório, como cadeiras ou mesas, mesmo que provisoriamente, para dentro ou fora da sala, devido aos controles de patrimônio de cada área do campus. 

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Lista de e-mails - Criação

Responsável: DTI - EFLCH

  • Um exemplo de lista de e-mails é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Somente participantes autorizados podem postar mensagens na lista. Demais participantes receberão as mensagens, mas não poderão postar conteúdo.
  • Os endereços de lista da unifesp são identificados com o prefixo "lista.".
  • Para solicitar a criação de uma lista de e-mails, verifique, primeiramente, se já não existe algum outra criada anteriormente.
  • Clique aqui para visualizar as listas existentes (documento atualizado em 16/04/2021). 
  • Quem pode solicitar: Docentes ou TAEs. A criação/exclusão de listas deve ser autorizada pela Direção Acadêmica.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados (ou em https://sua.unifesp.br/ajuda).
  • No campo texto, indique o nome da lista (utilize o padrão Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e quais endereços de e-mail deverão ser vinculados a ela. A padronização do nome segue o documento política de e-mails institucionais da Unifesp.
  • O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.

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Listas de e-mails de cursos e divulgação geral - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

  • Listas disponíveis: Ciências Sociais, Educação, Filosofia, História, História da Arte, Letras, Graduação, Pós-graduação, Divulgação Geral.
  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de membros das listas de e-mails acima.
  • Quem pode solicitar: sem restrição
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no site: sistema de abertura de chamados (ou em https://sua.unifesp.br/ajuda).
  • Prazo médio de atendimento: mensalmente a DTI EFLCH realiza inclusões e exclusões em lote. 

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Lista de e-mails lista.docentes.eflch - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: Divisão de RH / DTI EFLCH  

  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de docentes da lista Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Caso deseje a inclusão ou exclusão de seu e-mail dessa lista, entre em contato com a Divisão de RH do campus, por meio do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Quem pode solicitar: o próprio docente. 
  • A lista é atualizada pela DTI EFLCH, mas o pedido de alteração deve chegar à DTI EFLCH via Divisão de RH do campus.
  • A Divisão de RH confere a solicitação e o encaminha para a DTI EFLCH. Assim que o e-mail é incluído/excluído da lista, o solicitante é notificado por e-mail.

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Lista de e-mails lista.tecadm.eflch - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: Divisão de RH / DTI EFLCH

  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de técnicos administrativos da lista Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Caso deseje a inclusão ou exclusão de seu e-mail dessa lista, entre em contato com a Divisão de RH do campus, por meio do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Quem pode solicitar: o próprio servidor Técnico Administrativo.
  • A lista é atualizada pela DTI EFLCH, mas o pedido de alteração deve chegar à DTI EFLCH via Divisão de RH do campus.
  • A Divisão de RH confere a solicitação e o encaminha para a DTI EFLCH. Assim que o e-mail é incluído/excluído da lista, o solicitante é notificado por e-mail.

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Listas de e-mails departamentais - Cadastro e Exclusão de Membros

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de servidores na referida lista.
  • Quem pode solicitar: servidor pertencente ao respectivo departamento.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados (ou em https://sua.unifesp.br/ajuda).. No campo texto, informar:
    • Nome da lista;
    • E-mail a ser inserido na lista.

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Listas de e-mails - Procedimento de gerenciamento de listas institucionais

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: solicitar autorização de postagem e/ou recebimento de conteúdos.
  • Clique aqui para visualizar o procedimento (documento atualizado em 16/04/2021).
  • Forma de solicitação: conforme procedimento.

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Montagem, desmontagem e suporte Audio Visual

A DTI não é mais responsável por este serviço.

Para obter informações sobre este serviço, por favor entre em contato com o Setor de Eventos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para solicitar um evento, acessa a página: https://www.unifesp.br/campus/gua/solicitacao-de-servicos/solicitacao-de-eventos 

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Moodle

Infomações gerais: Ensino à distância Unifesp na Plataforma SUA (Serviços Unificados e Acessíveis)

Responsável pela sala: Docentes
Responsável em 1o nível: DTI EFLCH
Responsável em 2o nível: SEAD

A plataforma moodle é uma ferramenta virtual utilizada para apoio às atividades presenciais. Os acessos devem ser realizados pelos seguintes endereços, com usuário e senha da intranet (portanto é necessário ter um cadastro na intranet ativo e senha com mínimo de 8 caracteres, com maiúsculas/minúsculas, números e caracteres especiais):

Manuais passo-a-passo para docentes:

Dúvidas ou problemas?: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.

 

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Movimentação de equipamentos de TI

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: mudança de local de PCs, VoIPs etc.
  • Quem pode solicitar: docentes e TAEs
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.
  • Os bens que entram ou saem permanentemente da Divisão de TI são registrados em Termos de Movimentação de Saída ou Entrada, expedidos pela DTI EFLCH, cujas cópias digitalizadas são inseridas no processo SEI 23089.104917/2018-92 para notificação à Seção de Patrimônio.

Consulte o fluxo de movimentação de no-breaks defeituosos em tutoriais.

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Nome social

O uso do nome social é uma conquista, e está assegurado por lei e regulamentado na Unifesp pela Resolução nº 127, de 13 de julho de 2016, e, para mais informações ver o Ofício Circular nº 20/2016 da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Responsável: Secretarias de Graduação e Pós e Divisão de Gestão com Pessoas

  • Finalidade: Alteração de nome social
  • Quem pode solicitar: Todos membros da comunidade acadêmica
  • Como solicitar:
    • Estudantes: Entrar em contato com a Secretaria de Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação a que está vinculado(a);
    • Servidores(as): Entrar em contato com a Divisão de Gestão com Pessoas.

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Office 365

Informações disponíveis em https://sua.unifesp.br/catalogo_ti/office

Conheça outros serviços já disponibilizados pela Superintendência de Tecnologia da Informação: https://sti.unifesp.br/nossos-servicos

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Ponto Biométrico - Ajuste de horário

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: ajuste do horário
  • O horário do ponto biométrico com o passar do tempo necessita ser ajustado. A DTI ajusta este parâmetro de acordo com o horário oficial de Brasília.
  • Quem pode solicitar: Divisão de RH da EFLCH
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • Prazo de atendimento: até dois dias úteis.

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Publicação de informações no portal da EFLCH

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: Publicação notícias, eventos * e informes, bem como alteração de páginas existentes etc, no portal http://www.unifesp.br/campus/gua/
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
    • Título do artigo;
    • Área (ex.: notícias, informes, eventos) / link do portal onde o artigo deverá ser publicado;
    • Conteúdo do artigo.
    • Caso o artigo contenha imagens, estas deverão ser devidamente descritas (no chamado), para fins de acessibillidade por pessoas com deficiência visual, conforme legislação vigente. 
  • Observações:  
    • Caso a publicação deva conter algum anexo (em Word, PDF etc), anexe o arquivo no próprio sistema de abertura de chamado.
    • A publicação somente será efetivada mediante recebimento de todas as informações solicitadas acima.
    • Cabe ao solicitante revisar todo o conteúdo do chamado antes de sua abertura. A Divisão de TI não revisará o seu conteúdo (ex., erros ortográficos, títulos que não reflitam o seu conteudo).
    • O prazo médio para publicação é de 1 a 2 dias úteis.

(*) O setor de eventos também publica artigos relacionados a eventos. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Obs.: 

1) A manutenção de páginas fora do portal da EFLCH deve ser realizada pela área ou pessoa que solicitou a sua criação. Sugerimos que procure a coordenação ou secretaria do curso em questão.

2) A inclusão de usuários conteúdistas (permissão de acesso ao Joomla) deverá ser solicitada pela chefia do setor solicitante. Mais informações: https://sua.unifesp.br/catalogo_ti/sites 

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Salas de Defesa (301, 302, 307 e 31-Arco)

Responsável: Secretaria de Pós-Graduação

  • O agendamento de uso das salas de defesa acima deve ser solicitado à Secretaria de Pós-Graduação.

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Sistemas administrativos institucionais

Responsável: Superintendência de TI (STI)

Exemplos de sistemas institucionais e administrativos da Unifesp: SIIU, Patrimônio, Compras, RH, entre outros. 

  • A responsabilidade pelos sistemas, seu correto funcionamento, manutenção, cadastro e exclusão de usuários, entre outros, é da STI. Entretanto, a DTI EFLCH encaminha as solicitações para a STI via sistema de abertura de chamados.
  • A DTI EFLCH faz atualizações do sistema recebidos da STI.
  • A DTI EFLCH faz o mapeamento dos atalhos dos sistemas nas máquinas dos usuários, após a liberação do acesso pela STI.
  • Quem pode solicitar: Chefia do setor solicitante (docentes ou TAEs).
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. Informar o seguinte no chamado:
    • Nome do sistema a ser concedido o acesso;
    • Nome, login de intranet e RF do servidor que acessará o sistema.

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Substituição de equipamentos e bens defeituosos

Responsável: DTI EFLCH

  • Finallidade: Substituição de PCs, VoIPs, nobreaks etc.
  • Quem pode solicitar: docentes e TAEs
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.
  • Obs.: teclados e mouses devem ser solicitados diretamente à Seção de Almoxarifado via intranet. A instalação deve ser feita pelo próprio solicitante. Abrir chamado somente em caso de dificuldade técnica.

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Suporte técnico de informática

Responsável: DTI EFLCH

  • Forma de solicitação: por favor abrir chamado no sistema de abertura de chamados. O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação, do volume de chamados em aberto e das prioridades determinadas pela DTI EFLCH.
  • Obs.: Para suporte a salas de aula, por favor contatar a equipe de apoio terceirizada da sala 320, Tel.: 3385-4100 VoIP 6161.

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Trabalho remoto

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: Auxiliar os servidores técnico-administrativos (TAEs) e docentes a acesserem os sistemas e recursos internos da rede Unifesp, a partir de um sistema que conecta o computador pessoal do servidor à rede da Unifesp (ver manual para conexão VPN). Além disso, uma vez conectado, é possível que o servidor acesse seu computador a partir da área de trabalho remota. Essas recomendações estão em constante avaliação, especialmente pelo caso de Pandemia do Coronavírus (Covid-19) pelo mundo. A DTI, junto com a empresa terceirizada de apoio ao usuário de informática, está mapeando os computadores e endereços dos servidores (a princípio TAEs) para auxiliar nas configurações de trabalho remoto.
  • Quem pode solicitar: TAEs e Docentes
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.
  • Para acessar a VPN, será necessário fazer a solicitação de permissão de acesso. Para isso, acesse o sistema de abertura de chamados e encaminhe sua solicitação de acesso à VPN. O acesso será liberado em até 24h após o atendimento do chamado.
  • Mais informações: https://sua.unifesp.br/catalogo_ti/vpn

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Transmissões on-line / Streaming de Eventos do Campus Guarulhos

Responsável: DTI EFLCH / STI

  • Finalidade: Prover suporte técnico nas transmissões on-line (streaming) de eventos da EFLCH.
  • Quem pode solicitar: TAEs e Docentes. Estudantes necessitam anexar autorização da Direção Acadêmica.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados
    • No campo "para", selecione "Tecnologia da Informação".
    • No campo "serviço", selecione "TI::Transmissão/Streaming".
    • No campo "texto", informe resumidamente que tipo/nível de suporte necessita, título do evento, data e horário.
  • Após a abertura do chamado, a TI enviará um formulário para preenchimento dos dados completos do evento.
  • Todas as comunicações serão centralizadas no chamado.
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

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Tutoriais

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Vídeoconferência/Webconferência - Sala 325

Responsável: DTI EFLCH

  • Localização da sala: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 325.
  • Horário Func.: Mediante agendamento.
  • Recursos disponíveis: Computador com sistema operacional Windows 10, Office Professional Plus 2016, Libre Office, Skype, Adobe, VLC Player, Chrome, FireFox, webcam, aparelho de teleconferência CISCO com duas TVs, mesa para até 7 pessoas.
  • Finalidade: Reuniões de trabalho, bancas de qualificação ou defesa etc.
  • Quem pode agendar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
    • Título do evento;
    • Finalidade do evento;
    • Data do evento;
    • Horário de início;
    • Horário de término;
    • Tipo de conexão que será utilizada (ex., via Google Meet, Zoom, Jitsi Meet, Skype*, Whereby **, CISCO TelePresence SX20 ***).
    • Nome completo do servidor Unifesp (professor ou técnico administrativo) que ficará responsável pela sala. O responsável pela sala deve ser um servidor com vínculo UNIFESP, cuja presença é obrigatória para abertura da sala. 
    • Observações:
  • O horário de funcionamento da sala é das 09:00 às 19:00;
  • A utilização do aparelho CISCO TelePresence SX20 demanda dados de conexão do aparelho com o qual a Unifesp irá se conectar (IP, sala e senha). Nas conexões com outros campi da Unifesp, basta informar na solicitação o número da sala e senha. Nas conexões com outras universidades, é necessário informar com alguns dias de antecedência os dados de IP, sala e senha para que a Divisão de TI realize testes de conexão;
  • Recomenda-se solicitar agendamento com pelo menos uma semana de antecedência;
  • No dia do evento, recomenda-se chegar com no mínimo 15 minutos de antecedência para minimizar imprevistos técnicos;
  • O prazo médio para realização do agendamento é de até 2 dias úteis após o recebimento do e-mail.

(*) O solicitante deve utilizar sua própria conta de Skype. A Unifesp não possui conta institucional.

(**) Transmissão de baixa resolução. Permite conectar em webconferência até 4 dispositivos como computadores, tablets ou smartphones (Possível realização em qualquer sala com acesso à internet). O usuário pode criar uma sala virtual própria no site https://whereby.com/ ou utilizar uma sala virtual disponibilizada pela TI do campus.

(***) Transmissão em alta resolução (Somente na sala 325 de vídeoconferência). Exige equipamento similar para realizar conferencia. Acesse o manual do aparelho de videoconferência em tutoriais

 

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DA SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA

  • Abertura e fechamento da sala: Tanto a abertura como o fechamento da sala devem ser solicitados aos servidores da Divisão de TI, na sala 320.
  • Movimentação de bens: A sala comporta até sete pessoas. Não é permitida a movimentação de mobiliário, como cadeiras ou mesas, mesmo que provisoriamente, para dentro ou fora da sala, devido aos controles de patrimônio de cada área do campus. Por isso, antes de agendar o uso da sala, certifique-se de que o número de cadeiras disponíveis é suficiente para a reunião ou banca.
  • Responsabilidade pelos bens: O(s) usuário(s) são responsáveis pelos bens ali instalados, até o efetivo trancamento da sala pela equipe da Divisão de TI. Sendo assim, caso necessite deixar a sala vazia, mesmo que por alguns minutos, solicite o trancamento da sala à equipe da Divisão de TI.
  • Alimentação: Não é permitido alimentar-se no interior da sala. E para que o espaço se mantenha limpo, sem odor desagradável, em respeito às próximas pessoas que o utilizarão, solicita-se especial atenção em deixá-lo em ordem. Lembrando que copos e garrafas descartáveis, assim como demais objetos ali utilizados (papeis, embalagens) devem ser depositados no lixo.
  • Não é permitido fumar na sala.
  • Não é permitida a presença de pessoas na sala sem o responsável pela reserva.
  • Suporte técnico: sempre que necessitar de suporte técnico, solicite-o à equipe da Divisão de TI (sala 320). Na sala, há um aparelho VoIP disponível. Os números para acionar o suporte técnico encontram-se listados na mesa de reunião.

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VOIP

Responsável: DTI EFLCH

  • Finalidade: instalação de novos aparelhos, alteração de configurações, mudança de local etc.
  • A DTI EFLCH é responsável pelo servidor VoIP instalado na EFLCH para gerenciamento de instalação de novos aparelhos, configurações, permissões etc.
  • A EFLCH conta com sistema de telefonia VoIP. As chamadas externas dependem da disponibilidade de internet tanto no campus Guarulhos, quanto no campus São Paulo; pois, tais chamadas partem da central telefônica do campus São Paulo.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00.
  • Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
  • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados
  • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.

Consulte o tutorial de funcionamento do aparelho VoIP em tutoriais.

 

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Wi-Fi

Responsável: DTI EFLCH

  • Estão espalhadas pela EFLCH diversas antenas.
  • As redes disponíveis são: eduroam, Unifesp_Wifi, LIFE-PIBID e DTI. As salas LIFE e PIBID são atendidas por uma rede específica por questões técnicas e seu acesso é restrito às salas LIFE e PIBID. Quanto à rede DTI esta é utilizada pela Biblioteca e pelos terceirizados.

  • Os terceirizados devem se dirigir à DTI (subsolo do Prédio Acadêmico) e solicitar a inserção da senha em seu dispositivo móvel para ter acesso à rede DTI. 

  • Para acessar as redes Wi-Fi com o seu usuário da intranet, é necessário realizar a migração do seu e-mail para o gmail
  • As redes eduroam e Unifesp_Wifi são acessadas por qualquer aluno ou servidor com o seu login e senha da intranet. O login e senha de intranet é pessoal e intransferível. Veja mais informações e como configurar em:  https://sua.unifesp.br/catalogo_ti/wifi/eduroam
  • Em caso de problemas de conexão, relatar o problema via abertura de chamado.
    • Quem pode solicitar: Docentes, Discentes, TAEs.
    • Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados
    • O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação, do volume de chamados em aberto e das prioridades determinadas pela DTI EFLCH.

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