Notícias

Notícias do Estágio (atualizado em 18/06/2020)

Caros(as) alunos(as), 

  1. Está suspenso o atendimento presencial no setor. Todas as solicitações e dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: . Todos os e-mails serão respondidos regularmente no mesmo prazo que já adotamos normalmente no atendimento presencial.
  2. Para assinatura de contrato remunerado de estágio, proceder conforme orientações contidas na aba “Estágio não obrigatório”.
  3. A emissão de termos de Residência Pedagógica e Estágio Curricular de Ciências Sociais está suspensa enquanto durar a suspensão das aulas. 
  4. Esta notícia e as futuras divulgações que se fizerem necessárias serão publicadas aqui na página do Estágio. 

Guarulhos, 25 de março de 2020.

Setor de Estágio.

Estágio não obrigatório

 

Orientações sobre envio e assinatura de documentos de Estágio Remunerado (estágio não obrigatório)

 

 

Lei Nº 11.788/2008 , conhecida como Lei do Estágiorege a relação jurídica que se estabelece entre estagiária/o, instituição de ensino e cedente do estágio. Não basta que a/o estudante tenha sido aprovada/o em um processo de seleção para estar apta/o a dar início a um estágio. É sempre necessária a aprovação do estágio pela instituição de ensino, mediante a assinatura de seu representante legal no TCE (o contrato).

ausência do termo de compromisso assinado pelas três partes caracteriza uma situação de informalidade na qual a/o estudante está sem as proteções que a Lei do Estágio garante. 

Atenção: estudante com a matrícula trancada não pode iniciar ou continuar estagiando, pois de acordo com o artigo 3º da Lei 11.788/08, para estagiar, é preciso ter matrícula e frequência regular no curso.

  

CONVÊNIO DE ESTÁGIO

Na Universidade Federal de São Paulo, é obrigatório que a empresa contratante possua convênio de estágio vigente ou utilize os serviços de uma empresa agente de integração que possua convênio vigente com a Universidade. CLIQUE AQUI e pesquise pelo CNPJ para verificar se a empresa concedente possui convênio vigente com a EFLCH-Unifesp.

 

Um detalhe importante: Quando uma empresa possui várias filiais com diferentes números de CNPJ, cada uma delas deve providenciar a assinatura do seu próprio termo de convênio com a Unifesp. Assim, mesmo que exista convênio de estágio vigente com uma determinada filial, esse convênio valerá para a contratação de estagiários exclusivamente por aquela filial, com aquele número de CNPJ específico.

 

ATENÇÃO AO PRAZO : A Universidade não assina documentos com data retroativa, a data de início do estágio deve ser sempre posterior em pelo menos dez dias úteis à data em que o contrato for enviado à Unifesp (conforme Art. 127, §1º, alínea b, do Regimento Interno da Graduação da Unifesp).

 

 

MODELOS DE DOCUMENTOS:

I - TERMO DE COMPROMISSO E PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO

 O TCE deve ser preenchido no computador pela parte cedente.

 Antes do envio, o TCE deve ser assinado por meios eletrônicos pelo representante legal da parte cedente e também pela/o estudante.

 Também é necessária a assinatura do supervisor da/o estagiária/o no plano de atividades.

 

II - TERMO ADITIVO DE ESTÁGIO

► Alterações de uma ou mais condições definidas inicialmente no contrato que sejam acertadas no decorrer do estágio devem ser devidamente formalizadas por meio de termo aditivo firmado entre estagiária/o, cedente e Unifesp. Deve ser enviada 01 (uma) via em PDF, assinada por meios digitais pela cedente e estudante, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

III - TERMO DE RESCISÃO DE ESTÁGIO

► O estágio pode ser rescindido unilateralmente pelas partes e a qualquer momento, por meio de um Termo de Rescisão. Deve ser enviada 01 (uma) via em PDF, assinada por meios digitais pela cedente e estudante, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando a data de desligamento do contrato inicial ou do último aditivo.

 

Uma opção gratuita para assinatura eletrônica é a Assinatura Eletrônica do GOV.BR. Para saber como utilizá-la, consulte as informações deste link.

Pedagogia

O Programa de Residência Pedagógica é um programa inovador de estágios curriculares, desenvolvido pelo Curso de Pedagogia da Unifesp, para a formação de pedagogos que atuarão como professores e gestores educacionais. Sua inovação baseia-se na participação sistemática de grupos de graduandos – os Residentes –, em práticas pedagógicas nas escolas públicas de Educação Básica, por tempo determinado.

As atividades de Residência foram concebidas para constituir uma ação de formação inicial dos futuros profissionais e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação continuada dos profissionais de ensino das escolas envolvidas. É intenção do PRP proporcionar experiências significativas para a formação teórico-prática dos graduandos, articulando a formação inicial e continuada, desenvolvendo a gestão democrática e o trabalho coletivo com compromisso social, ético, político e técnico do futuro profissional em Educação, além de contribuir para a superação da distância entre teoria e prática, usualmente, presente na formação desses profissionais. 

O PRP está organizado em dois grandes blocos: docência e gestão educacional. Os graduandos realizam a Residência em Docência nas seguintes etapas da Educação Básica: 

  • Educação Infantil (EI): compreende experiências em creches, que atendem crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas, que atendem crianças de 4 e 5 anos;  
  • Ensino Fundamental (EF): compreende os anos iniciais (do 1º ao 5º ano);
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): compreende a alfabetização e os anos iniciais do EF;
  • Gestão Educacional: abrange outras etapas e modalidades e também ambientes de gestão centrais nas administrações públicas: Educação Infantil (EI); Ensino Fundamental (EF); Ensino Médio (EM); Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Profissional Técnica (EPT) e Diretorias de Ensino e Secretarias de Educação.

 

Termo de compromisso Residência Pedagógica:

Para a solicitação do termo de compromisso de Residência Pedagógica, o estudante deverá:

  1. Preencher o formulário: clique aqui

Importante:

O documento será gerado automaticamente e enviado para o e-mail cadastrado. Após receber o termo, o/a estudante deverá fazer a impressão de 3 vias e coletar a assinatura do/da preceptor/a.

Imprimir também a Ficha Relatório, disponibilizada abaixo, referente a residência que será cursada

 

Ficha Relatório: