Unifesp é a melhor universidade federal do Brasil em Educação e Saúde

THE

Times Higher Education (THE) de 2020

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) se destaca entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil em diferentes áreas do conhecimento, de acordo com a Times Higher Education (THE) de 2020, publicação britânica especializada em rankings universitários.
A classificação por áreas – são elas: Artes e Humanidades, Ciência da Computação, Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Sociais, Clínica, Pré-clínica e Saúde, Direito, Economia e Negócios, Educação, Engenharia e Tecnologia, Psicologia – realizada pela THE usufrui dos mesmos indicadores de desempenho referentes ao ranking mundial, mas os pesos são adequados a cada campo.
Dentre as instituições que lideram assuntos clínicos, pré-clínicos e de saúde, a Unifesp subiu sua colocação mundial em relação ao ranking de 2019, indo da faixa 301-400 para 251-300. No total, este ano, participaram 775 universidades. Já dentre as brasileiras, é considerada a melhor federal, ocupando a segunda colocação, ficando atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP).
Em assuntos educacionais, é a primeira vez que a Unifesp está no ranking, figurando na faixa 201-250 na classificação geral. Foram avaliadas 477 universidades neste ano. No Brasil, é mais uma vez a melhor federal, classificada em terceiro lugar, atrás da USP e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Outras novidades são em Psicologia e Ciências Sociais, onde a Unifesp aparece também pela primeira vez. Apenas 16 instituições brasileiras foram ranqueadas na lista de 2020 na área de Psicologia. Já em Ciências Sociais, a Unifesp está entre as cinco melhores do Brasil.