Programa de Auxílio Para Estudantes (PAPE-Unifesp)

O Auxílio Permanência é um dos programas que compõem a Política de Assistência Estudantil da UNIFESP. Ele tem como objetivo criar condições de acesso e aproveitamento pleno na formação acadêmica aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica através da concessão de auxílios.

Perfil prioritariamente atendido: Em conformidade com o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), são atendidos prioritariamente estudantes oriundos da rede pública de educação básica com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, sem prejuízo de demais requisitos fixados por outros critérios socioeconômicos desta universidade.

Concessão: Os auxílios são concedidos de acordo com as necessidades aferidas pela análise socioeconômica do candidato variando em cinco faixas de valor.

Pagamentos: Os auxílios são pagos em depósito de conta corrente do estudante a partir do  5º dia útil do mês, referente ao mês anterior.

Parâmetros de atribuição dos auxílios: Os valores de auxílios propostos relativos aos graus de vulnerabilidade identificados têm como referência a soma das modalidades de auxílios atuais, (alimentação: R$213,00; moradia: R$373,00; transporte: R$160,00). A justificativa para a utilização destes valores como referência se deve à base inicial de seu cálculo já estabelecida que visa auxiliar nas três necessidades básicas previstas pelo PNAES (alimentação,moradia e transporte). A proposta de novos valores referenciais não está descartada mediante o estudo e a validação de nova referência ou índice financeiro.

A soma máxima destas três modalidades, que perfaz um total atual de R$ 746,00, será destinada ao público alvo de estudantes considerados em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica.

As demais faixas propostas correspondem aos outros quatro níveis de vulnerabilidade identificados e ordenados conforme classificação abaixo:

INTERVALO DE IC ¹ (combinado com análise social )

REFERENCIAL DE VALORES (Salário Mínimo)

REFERENCIAL DE VALOR A SER CONCEDIDO

840 a 1006

1 ¼ - 1 ½ de salário mínimo

Transporte

¹ As faixas de definição do Índice de Classificação (IC) propostas baseiam-se nos valores do salário mínimo vigente.
*Valor destinado a estudantes em extrema vulnerabilidade socioeconômica.

Além das faixas de valores citadas, contamos com o Auxílio Creche no valor de R$120,00 por criança, destinado aos pais estudantes contemplados pelo Programa, que tenham filhos com idade máxima de até 6 (seis) anos completos e que estejam legalmente sob sua responsabilidade. A concessão do auxílio ocorrerá apenas a um dos pais, quando ambos forem alunos.

Informações: http://prae.unifesp.br/programa-de-assistencia-estudantil/programa-pape