Nesta página descrevemos os principais serviços de TI disponibilizados pela Divisão de Tecnologia da Informação da EFLCH (DTI EFLCH), bem como orientações sobre como ter acesso a outros serviços relacionados.
Abertura de chamados de TI - Sistema OTRS
Responsável: qualquer pessoa com login e senha de intranet
- Informaçõe sobre o sistema OTRS
- Acesso: https://atendimento.unifesp.br
- Passo a passo para abrir um chamado:
- Passe o cursor sobre “chamados”, localizado no canto superior esquerdo da tela.
- Selecione novo chamado e preencha os campos abaixo:
- Campo "para": selecione "Campus GUA";
- Campo “assunto”: digite o assunto que melhor identifique o seu problema;
- Campo “texto”: detalhe o seu problema neste campo. É importante que o texto contenha todas as informações necessárias para conclusão do chamado. Para tanto, sugerimos que seja consultado o assunto pertinente neste catálogo, o qual apresenta os requisitos e informações necessárias para solicitação de serviços;
- Campo “Informe a sua unidade”: selecione campus Guarulhos;
- Campo “Telefone/VoIP”: informe o seu número de VoIP. Caso não possua, informe o seu celular;
- Os demais campos são opcionais; preencha-os, de acordo com a natureza de seu problema.
- Após preenchidos os campos, clique no botão "enviar".
- Pronto! O chamado estará pronto para ser visualizado pela TI do campus Guarulhos.
- O sistema gera automaticamente e-mails de notificação de abertura e conclusão do chamado, mas estes NÃO devem ser respondidos.
- Acompanhamento do chamado:
- Selecione Chamados > Meus chamados.
- O usuário terá a sua disposição três abas, onde poderá consultar todos os chamados, chamados abertos ou chamados fechados.
- A responsabilidade de acompanhar a execução do chamado é do usuário que o solicitou.
- É importante que o usuário verifique frequentemente o andamento de sua solicitação e eventuais pendências, visto que a comunicação da TI do campus com o solicitante dar-se-á exclusivivamente por meio da interface do sistema OTRS.
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Acesso à Intranet
Responsável: CSTI - TI São Paulo
- Acessar http://intranet.unifesp.br (caso não tenha cadastro, siga os procedimentos indicados no tópico Usuário Intranet - Criação).
- A gestão da intranet e os serviços lá disponibilizados não é realizada pela Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas à Intranet podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de abertura de chamado no OTRS.
- Caso você ainda não possua acesso à Intranet, clique em “cadastre-se”. É necessário aguardar cerca de uma hora após o cadastro para sincronização de dados.
- RECUPERAÇÃO DE SENHA: A senha pode ser recuperada na página da intranet, em: https://intranet.unifesp.br -> Sobre a intranet -> Esqueci minha senha. O seu navegador poderá bloquear a página. Neste caso, clique no escudo que aparece na barra de endereços e selecione "Carregar scripts não seguros", conforme print screen abaixo. Caso não consiga resolver o problema dessa forma, entre em contato com a CSTI pelo telefone (11)5089-9222 (ramal: 4656) ou envie email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (informar nome completo e CPF).
- ALTERAÇÃO DE SENHA: fazer login. Em seguida, acessar Painel de Controle e clicar em "Alterar Senha". Os e-mails primário e secundário (se houver) devem coincidir com os cadastrados no banco de dados da intranet para que a alteração seja efetuada. Ao alterar a senha, está será alterada em todos os serviços relacionados, ex.: Gmail institucional, WiFi etc.

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Acesso às Pastas Compartilhadas
Responsável: DTI EFLCH
- Quem pode solicitar: Chefia do setor solicitante (docentes ou TAEs)
- Forma de solicitação:
- Abrir chamado no sistema de abertura de chamados;
- No campo assunto informe:
Nome completo de quem terá acesso às pastas
RF de quem terá acesso às pastas
Quais pastas a pessoa terá acesso
Quais permissões de acesso deverão ser concedidas (ex.: leitura, gravação, ambas)
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Acesso ao Sistema SEI
Responsável: Pró-reitoria de Administração
- O acesso ao sistema é feito por meio do link: https://sei.unifesp.br com login e senha de intranet.
- Caso ainda não tenha acesso ao SEI, é necessário enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o seu nome completo, Registro Funcional - RF e Unidade de Lotação.
- É necessário copiar a sua chefia imediata no e-mail.
- Mais informações: https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/novo-sei-unifesp
- Dúvidas relativas ao SEI também devem ser dirigidas a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
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Agenda - Sistema Booked
Responsável: DTI EFLCH / STI
Solicito permissão de acesso para realizar agendamentos no sistema Booked.
- Nome completo:
- Cargo/Função:
- Área de lotação:
- Nome da chefia imediata:
- VoIP da chefia imediata:
- Nome do espaço/recurso que necessita ter permissão para fazer reservas:
- Justificativa:
Obs.: Caso a sua área de lotação não possua permissão para realizar agendamentos do(s) espaço(s) em questão, o seu pedido será recebido pela DTI EFLCH, que o submeterá via sistema à aprovação da Direção Acadêmica.
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Autorização para utilização de recursos da sala 113 (autorização para monitores de UCs) (cópias e digitalizações)
Responsável: Direção Acadêmica
- É possível professores autorizarem monitores de UCs a utilizarem os recursos da Sala 113 (cópia e digitalização), mediante solicitação à Direção Acadêmica, conforme procedimentos abaixo:
1) O requisitante (docente ou técnico) deverá abrir um chamado no sistema OTRS da Divisão de Tecnologia da Informação, contendo os seguintes dados:
Nome do Docente:
CPF do Docente:
RF do Docente (somente números):
E-mail de contato do docente (de preferência, institucional):
Departamento do Docente:
Curso do Docente:
Nome do Discente/Monitor:
Registro de Matrícula (RM) do Discente/Monitor (somente números):
Termo/Semestre do Discente/Monitor:
Tipo de serviço a ser autorizado: ( ) Cópia ( ) Digitalização ( ) Cópia e digitalização
Autorização válida no semestre letivo ou até a seguinte data:
2) O pedido de autorização será enviado via sistema à Direção Acadêmica, que poderá ou não aprová-lo em até 3 dias úteis.
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Autorização para uso de recursos multimídia
Responsável: Direção Acadêmica
- Recursos disponíveis: Extensão, Microfone, Caixa de som, Datashow (Projetor), Cabo P2 <--> RCA (Uso em Celulares e Notebooks).
- Como solicitar: solicitar autorização da Direção Acadêmica, conforme procedimentos abaixo:
1) O requisitante (docente, discente ou técnico) deverá abrir um chamado no sistema OTRS da Divisão de Tecnologia da Informação, contendo os seguintes dados:
Requerente: ( ) docente ( ) discente ( ) técnico
Nome do requerente:
Telefone celular de contato do requerente:
E-mail de contato do requerente (de preferência, institucional):
Tema do evento:
Público-alvo (especificar total previsto caso possível):
Nomes dos Organizadores Responsáveis (nomes completos, com RA ou RF):
Observações (não obrigatório):
Assinale os itens a serem utilizados: ( ) Extensão ( ) Microfone ( ) Caixa de som ( ) Datashow (Projetor) ( ) Cabo P2 <--> RCA [Uso em Celulares e Notebooks]
Local em que será utilizado o equipamento multimídia: ( ) Espaço em frente ao auditório ( ) Aquário ( ) Espaço em frente ao Aquário ( ) Espaço em frente ao R.U. ( ) Outros:
Data específica ou período para utilização do equipamento multimídia:
Horário para utilização do equipamento multimídia:
2) O pedido de autorização será enviado via sistema à Direção Acadêmica, que poderá ou não aprová-lo em até 3 dias úteis.
3) A autorização será válida somente para o semestre letivo.
Professor, ressaltamos que:
a) Não há necessidade de abertura de chamado para uso de recursos multimídia em salas de aula, no auditório e no Teatro Adamastor.
b) Caso autorize monitores ou outros estudantes a utilizarem recursos multimídia, o chamado deverá ser aberto para uso em qualquer espaço.
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Cota de impressão para alunos
Responsável: DTI EFLCH
- São disponibilizados para cada aluno 150 impressões por mês. Entretanto, a cota não é cumulativa.
- O controle de cota é realizado por meio do usuário e senha de intranet do aluno.
- Pedido de restituição de cota de impressão:
- Em caso de problemas técnicos durante a impressão, o aluno deve solicitar a restituição ao monitor de informática presente na sala 327.
- O monitor de informática encaminhará à Divisão de TI a solicitação para análise;
- A cota será restituída se a Divisão de TI julgar procedente a justificativa;
- O prazo médio para restituição é de até 2 dias úteis.
- Outros problemas técnicos relacionados a cota de impressão devem ser reportados por meio do sistema de abertura de chamados. Informar no campo texto:
- Nome completo
- Número de matrícula
- CPF
- Detalhamento do problema
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E-mail "Alias" - Criação
Responsável: DTI EFLCH (a partir de 13/09/2019)
- Um alias é um endereço de e-mail cuja finalidade é redirecionar mensagens para um grupo de e-mails a ele vinculado. Assim, um alias não possui sua própria caixa de entrada onde as mensagens são armazenadas. É, portanto, uma espécie de máscara de e-mail.
- Um exemplo de alias é o endereço da Divisão de TI da EFLCH (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A este alias estão vinculados os e-mails pessoais de cada integrante da equipe de TI. Assim, quando alguém envia um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., esse e-mail é redirecionado para caixa de entrada de e-mail de cada integrante da equipe.
- Para solicitar a criação de um alias, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro similar criado anteriormente.
- O padrão atual de nome de alias é o nome do departamento/setor/área seguido de "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." ou de "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." (ex., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
- Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
- Forma de solicitação:
- Abrir chamado no sistema de abertura de chamados;
- No campo texto, indique: a) nome da área ou setor que utilizará o alias; b) nome do alias seguido de Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; c) indicar os endereços de e-mail que serão vinculados ao alias. Somente serão vinculados emails institucionais, conforme política de e-mails institucionais da Unifesp).
- Quem solicitou a criação do alias será designado automaticamente o seu responsável, no caso de futuras solicitações de alteração. Caso o responsável deixe de fazer parte da área ao qual o alias está vinculado, ficará a cargo da Direção Administrativa (nos casos de áreas vinculadas ao Departamento Administrativo) ou Direção Acadêmica (se se trata de alias de áreas acadêmicas) designar um novo responsável.
- Caso o alias solicitado não possa ser designado com "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." ou "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.", o chamado será encaminhado para a Superintendência de TI para autorização.
- O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.
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E-mail "Alias" - Alteração
Responsável: DTI EFLCH (a partir de 13/09/2019)
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E-mail institucional "@unifesp" - Criação
Para criar, siga os passos abaixo:
1) Faça login na intranet.
2) No menu, selecione Informática -> Criação de email institucional.
3) Em seguida, ainda no menu Informática, clique no ícone do GMAIL (Solicita E-mail Google @unifesp.br). O passo 2 é dispensável para estagiários.
Para utilizar o seu e-mail institucional, acesse mail.google.com ou webmail.unifesp.br com o login e senha de intranet. Lembre-se que o login deve ser seguido de @unifesp.br, conforme ilustrado abaixo:

IMPORTANTE: as senhas do email institucional e intranet estão vinculadas. A senha utlizada para criação do email institucional deverá ser utilizada para acesso à Intranet, Moodle etc.
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E-mail institucional "@unifesp"
- Responsável: CSTI - TI São Paulo
- Os serviços relacionados a e-mail institucional não são de competência da Divisão de TI do Campus Guarulhos. Portanto, dúvidas relativas a esse assunto podem ser sanadas por meio do telefone da CSTI - TI São Paulo: 5089-9222 VoIP 4656 ou por meio de abertura de chamado no OTRS ou ainda por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
- Caso ainda não tenha acesso à intranet, acesso o tópico “Acesso à Intranet”.
- Veja informações sobre a migração de e-mails para o Gmail em: https://www.unifesp.br/campus/gua/noticias-eflch-leia-mais/1680-mudancas-nos-e-mails-institucionais
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Impressão
- Atualmente, o campus conta com impressoras próprias e impressoras disponibilizadas por meio de contrato de outsourcing de impressão formalizado por meio de processo licitatório.
- A DTI EFLCH é responsável pelo gerenciamento do contrato de outsourcing de impressão, o qual inclui a reposição de toners e manutenção.
- A aquisição de cartuchos, toners, peças etc para impressoras pertencentes ao patrimônio da Unifesp não é responsabilidade da DTI EFLCH.
- Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
- Impressão de alunos: Prédio Acadêmico, 3º Andar, Laboratório de Informática, Sala 327. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 10:00 às 21:30. Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.
- Impressão de professores: Prédio Acadêmico, 1º Andar, Sala de Apoio ao Usuário de Informática, Sala 113. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:30 às 21:00. É possível imprimir, tirar cópias e escanear documentos.
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Instalação ou alteração de pontos de rede
Responsável: DTI EFLCH
- Finallidade: Instalação ou alteração de pontos de rede cabeados.
- Quem pode solicitar: chefia do setor em que será instalado o ponto de rede.
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
- O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.
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Instalação de equipamentos novos
Responsável: DTI EFLCH
- Finallidade: Instalação de PCs, VoIPs etc.
- Quem pode solicitar: docentes e TAEs
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
- O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.
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Internet na EFLCH
Responsável: DTI EFLCH
- A DTI EFLCH é responsável pelo monitoramento da disponibilidade da internet na EFLCH, bem como pela abertura de chamados junto aos prestadores de serviço de internet, caso seja necessário.
- A EFLCH conta com um link de internet padrão e outro de redundância, ambas fornecidas por meio de fibra óptica.
- O monitoramento da disponibilidade de internet é feito em tempo real pela equipe de TI da EFLCH. Portanto, em geral, não é necessário nenhuma comunicação de indisponibilidade por parte da comunidade EFLCH.
- Em caso de indisponibilidade do link padrão, a equipe da DTI EFLCH aciona o link de redundância.
- Em alguns casos de rompimento de fibra óptica, pode haver rompimento de ambas as fibras (link padrão e redundância) ao mesmo tempo; pois, a infraestrutura por onde passam as fibras, pode ser a mesma, dependendo do local do rompimento.
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Laboratório didático - Sala 314
Responsável: Direção Acadêmica
- Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 314.
- Horário Func.: mediante agendamento.
- Forma de solicitação: abrir chamado no sistema de abertura de chamados, informando no campo texto: datas, horários, finalidade do agendamento, se necessita de instalação de algum software específico etc.
- A Divisão de TI receberá o chamado e encaminhará mensagem, via sistema, para a Direção Acadêmica autorizar o agendamento.
- O solicitante deverá acompanhar no próprio sistema a confirmação do agendamento.
- Recursos disponíveis: 30 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu).
- Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
- Finalidade: aulas que necessitem de software específico.
- No dia marcado, retirar a chave da sala com a equipe da Divisão de TI (sala 320). Devolver a chave na sala 320. Caso o expediente da Divisão de TI tenha se encerrado, entregar a chave para a zeladoria para que esta a encaminhe para a Divisão de TI no dia seguinte.
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Laboratório de informática - Sala 327
Responsável: DTI EFLCH
- Localização: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 327.
- Horário Func.: Segunda a sexta-feira, das 10:00 às 21:30.
- Recursos disponíveis: 76 computadores (sistema operacional Linux/Ubuntu) + 5 terminais de impressão + 5 impressoras.
- Público-alvo: Alunos do Campus Guarulhos.
- Finalidade: Pesquisas acadêmicas, confecção de trabalhos acadêmicos.
- Forma de acesso: Log-in e senha de intranet.
- Devido ao fluxo elevado de impressões, não é permitido tirar cópias ou escanear documentos nessa sala.
REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO
- Os computadores são de uso exclusivo para fins acadêmicos.
- O nome de usuário e senha, bem como a cota mensal de impressão, são de uso pessoal e intransferível, estando o usuário sujeito ao bloqueio ou suspensão de seu acesso.
- Não é permitido alimentar-se no laboratório.
- Não é permitido fumar.
- Não é permitido qualquer tipo de comércio.
- Ao se ausentar da sala, mesmo que por alguns minutos, leve o seu material consigo, para que outra pessoa possa utilizar o computador.
- Movimentação de bens: Não é permitida a movimentação dos bens do laboratório, como cadeiras ou mesas, mesmo que provisoriamente, para dentro ou fora da sala, devido aos controles de patrimônio de cada área do campus.
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Lista de e-mails - Criação
Responsável: CSTI - TI São Paulo
- Um exemplo de lista de e-mails é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
- Somente participantes autorizados podem postar mensagens na lista. Demais participantes receberão as mensagens, mas não poderão postar conteúdo.
- Os endereços de lista da unifesp são identificados com o prefixo "lista.".
- Para solicitar a criação de uma lista de e-mails, verifique, primeiramente, se já não existe algum outro criado anteriormente.
- Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
- No campo texto, indique o nome da lista (utilize o padrão Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e quais endereços de e-mail deverão ser vinculados a ela. A padronização do nome segue o documento política de e-mails institucionais da Unifesp.
- O prazo médio de atendimento é normalmente de dois dias úteis.
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Listas de e-mails de cursos e divulgação geral - Cadastro e Exclusão de Membros
Responsável: DTI EFLCH
- Listas disponíveis: Ciências Sociais, Educação, Filosofia, História, História da Arte, Letras, Graduação, Pós-graduação, Divulgação Geral.
- Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de membros das listas de e-mails acima.
- Quem pode solicitar: sem restrição
- Forma de solicitação: Abrir chamado no site: Início/Institucional/Solicitação de serviços/Cadastro de e-mails nas listas institucionais
- Prazo médio de atendimento: mensalmente a DTI EFLCH realiza inclusões e exclusões em lote.
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Lista de e-mails lista.docentes.eflch - Cadastro e Exclusão de Membros
Responsável: Divisão de RH / DTI EFLCH
- Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de docentes da lista Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Caso deseje a inclusão ou exclusão de seu e-mail dessa lista, entre em contato com a Divisão de RH do campus, por meio do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Quem pode solicitar: o próprio docente.
- A lista é atualizada pela DTI EFLCH, mas o pedido de alteração deve chegar à DTI EFLCH via Divisão de RH do campus.
- A Divisão de RH confere a solicitação e o encaminha para a DTI EFLCH. Assim que o e-mail é incluído/excluído da lista, o solicitante é notificado por e-mail.
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Lista de e-mails lista.tecadm.eflch - Cadastro e Exclusão de Membros
Responsável: Divisão de RH / DTI EFLCH
- Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de técnicos administrativos da lista Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Caso deseje a inclusão ou exclusão de seu e-mail dessa lista, entre em contato com a Divisão de RH do campus, por meio do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Quem pode solicitar: o próprio servidor Técnico Administrativo.
- A lista é atualizada pela DTI EFLCH, mas o pedido de alteração deve chegar à DTI EFLCH via Divisão de RH do campus.
- A Divisão de RH confere a solicitação e o encaminha para a DTI EFLCH. Assim que o e-mail é incluído/excluído da lista, o solicitante é notificado por e-mail.
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Listas de e-mails departamentais - Cadastro e Exclusão de Membros
Responsável: DTI EFLCH
- Finalildade: solicitar a inclusão ou exclusão de servidores na referida lista.
- Quem pode solicitar: chefia do departamento.
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
- Nome da lista;
- E-mail a ser inserido na lista.
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Montagem, desmontagem e suporte Audio Visual
Edifício acadêmico (Auditório, Salas de aula, Salas e laboratórios de estudos e pesquisa, Biblioteca, Centro de Memória, Restaurante e áreas externas), Edifício Anexo (Direções, secretarias e divisões administrativas), Edifício Arco (Divisões acadêmicas, gabinetes de docentes, Salas rotativas e de defesa), Galpão da Brinquedoteca e LabArt
Responsável: DTI EFLCH
- Contato: Suporte ao usuário de informática - Equipe terceirizada.
- Local: Prédio Acadêmico - 1º Andar - Sala 113, Tel.: 5576-4848 VoIP 6161.
- Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 09:00 às 22:30
- Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
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Moodle
Responsável pela sala: Docentes
Responsável em 1o nível: DTI EFLCH
Responsável em 2o nível: SEAD
A plataforma moodle é uma ferramenta virtual utilizada para apoio às atividades presenciais. Os acessos devem ser realizados pelos seguintes endereços, com usuário e senha da intranet:
Para docentes
Para estudantes
- Inclusão em Unidades Curriculares: A inclusão deve ser automática assim que a matrícula de cada estudante for efetivada na disciplina em questão. É importante verificar com o professor se a disciplina tem uma sala respectiva no moodle. Caso o acesso esteja indisponível a uma disciplina devidamente criada é importante verificar com o setor de Apoio Pedagógico a situação da matrícula na disciplina.
Para monitores
- Inclusão em Unidades Curriculares: A inclusão deve ser feita pelo professor responsável pela UC: na Intranet, item “Unifesp” do menu principal, seção “Pró-Reitoria de Graduação”, no ícone da “Indicação de interesse EaD”, em aba específica (“Autorização de Acesso”).
Dúvidas ou problemas?: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
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Movimentação de equipamentos de TI
Responsável: DTI EFLCH
- Finallidade: mudança de local de PCs, VoIPs etc.
- Quem pode solicitar: docentes e TAEs
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
- O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.
- Os bens que entram ou saem permanentemente da Divisão de TI são registrados em Termos de Movimentação de Saída ou Entrada, expedidos pela DTI EFLCH, cujas cópias digitalizadas são inseridas no processo SEI 23089.104917/2018-92 para notificação à Seção de Patrimônio.
Consulte o fluxo de movimentação de no-breaks defeituosos em tutoriais.
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Ponto Biométrico - Ajuste de horário
Responsável: DTI EFLCH
- Finalidade: ajuste do horário
- O horário do ponto biométrico com o passar do tempo necessita ser ajustado. A DTI ajusta este parâmetro de acordo com o horário oficial de Brasília.
- Quem pode solicitar: Divisão de RH da EFLCH
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
- Prazo de atendimento: até dois dias úteis.
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Publicação de informações no portal da EFLCH
Responsável: DTI EFLCH
- Finalidade: Publicação notícias, eventos * e informes, bem como alteração de páginas existentes etc, no portal http://www.unifesp.br/campus/gua/
- Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
- Título do artigo;
- Área (ex.: notícias, informes, eventos) / link do portal onde o artigo deverá ser publicado;
- Conteúdo do artigo.
- Caso o artigo contenha imagens, estas deverão ser devidamente descritas (no chamado), para fins de acessibillidade por pessoas com deficiência visual, conforme legislação vigente.
- Observações:
- Caso a publicação deva conter algum anexo (em Word, PDF etc), anexe o arquivo no próprio sistema de abertura de chamado.
- A publicação somente será efetivada mediante recebimento de todas as informações solicitadas acima.
- Cabe ao solicitante revisar todo o conteúdo do chamado antes de sua abertura. A Divisão de TI não revisará o seu conteúdo (ex., erros ortográficos, títulos que não reflitam o seu conteudo).
- O prazo médio para publicação é de 1 a 2 dias úteis.
(*) O setor de eventos também publica artigos relacionados a eventos. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Obs.:
1) A manutenção de páginas fora do portal da EFLCH deve ser realizada pela área ou pessoa que solicitou a sua criação. Sugerimos que procure a coordenação ou secretaria do curso em questão.
2) A inclusão de usuários conteúdistas (permissão de acesso ao Joomla) deverá ser solicitada pela chefia do setor solicitante.
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Salas de Defesa (301, 302, 307 e 31-Arco)
Responsável: Secretaria de Pós-Graduação
- O agendamento de uso das salas de defesa acima deve ser solicitado à Secretaria de Pós-Graduação.
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Sistemas administrativos institucionais
Responsável: Superintendência de TI (STI)
Exemplos de sistemas institucionais e administrativos da Unifesp: SIIU, Patrimônio, Compras, RH, entre outros.
- A responsabilidade pelos sistemas, seu correto funcionamento, manutenção, cadastro e exclusão de usuários, entre outros, é da STI. Entretanto, a DTI EFLCH encaminha as solicitações para a STI via sistema de abertura de chamados.
- A DTI EFLCH faz atualizações do sistema recebidos da STI.
- A DTI EFLCH faz o mapeamento dos atalhos dos sistemas nas máquinas dos usuários, após a liberação do acesso pela STI.
- Quem pode solicitar: Chefia do setor solicitante (docentes ou TAEs).
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. Informar o seguinte no chamado:
- Nome do sistema a ser concedido o acesso;
- Nome, login de intranet e RF do servidor que acessará o sistema.
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Substituição de equipamentos e bens defeituosos
Responsável: DTI EFLCH
- Finallidade: Substituição de PCs, VoIPs, nobreaks, teclados, mouses etc.
- Quem pode solicitar: docentes e TAEs
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
- O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.
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Suporte técnico bancas de defesa
Responsável: DTI EFLCH
- Finalidade: Prestar primeiro atendimento no suporte técnico na realização de bancas de defesa.
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. Informar no campo texto:
- Data da banca
- Sala
- Horário de início da banca
- Horário de término da banca
- Dados da Banca (ex., título, mestrando, doutorando etc)
- Nome do solicitante
- Setor / Departamento
- Necessita webcam?
- O suporte deve ser solicitado com no mínimo um dia útil de antecedência.
- No dia da banca, o professor responsável deverá comparecer à sala 113 para solicitar o kit multimídia e instalação de webcam (se houver necessidade de conexão remota).
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Suporte técnico de informática - Primeiro Atendimento - Sala 113
Responsável: DTI EFLCH
- Finalidade: Prestar primeiro atendimento no suporte técnico de informática (ex.: computador não liga, instalação de softwares, instalação de impressoras, substituição de equipamentos com defeito etc.).
- O suporte é realizado apenas em bens pertencentes à Unifesp.
- Contato: Suporte ao usuário de informática - Equipe terceirizada.
- Local: Prédio Acadêmico - 1º Andar - Sala 113, Tel.: 5576-4848 VoIP 6161.
- Horário de Atendimento.: segunda a sexta-feira, das 08:00 às 22:00.
- Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
- O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação, do volume de chamados em aberto e das prioridades determinadas pela DTI EFLCH.
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Trabalho remoto
Responsável: DTI EFLCH
- Finalidade: Auxiliar os servidores técnico-administrativos (TAEs) e docentes a acesserem os sistemas e recursos internos da rede Unifesp, a partir de um sistema que conecta o computador pessoal do servidor à rede da Unifesp (ver manual para conexão VPN). Além disso, uma vez conectado, é possível que o servidor acesse seu computador a partir da área de trabalho remota (Ver orientações para trabalho remoto). Essas recomendações estão em constante avaliação, especialmente pelo caso de Pandemia do Coronavírus (Covid-19) pelo mundo. A DTI, junto com a empresa terceirizada de apoio ao usuário de informática, está mapeando os computadores e endereços dos servidores (a princípio TAEs) para auxiliar nas configurações de trabalho remoto.
- Quem pode solicitar: TAEs e Docentes
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
- O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.
- Para acessar a VPN, será necessário fazer a solicitação de permissão de acesso. Para isso, preencha o fomulário Requisição de Uso de VPN e aguarde até 24 horas para liberação. Lembre-se de que, para preencher o formulário, será necessário que você esteja logado no Google com a sua conta "@unifesp.br".
Tutoriais
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Usuário Intranet - Criação
Responsável: DTI EFLCH
- Para realizar a criação do seu usuário, será necessário ter as seguintes informações:
- CPF;
- Crachá UNIFESP/SPDM(Funcional);
- Data de Nascimento;
- E-mail EXTERNO à UNIFESP.
- Acesse a Intranet.
- Clique sobre a opção Cadastre-se (Abaixo dos campos Nome de usuário e Senha) e siga as instruções da página.
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Vídeoconferência/Webconferência - Sala 325
Responsável: DTI EFLCH
- Localização da sala: Prédio Acadêmico - 3º Andar - Sala 325.
- Horário Func.: Mediante agendamento.
- Recursos disponíveis: Computador com sistema operacional Windows 10, Office Professional Plus 2016, Libre Office, Skype, Adobe, VLC Player, Chrome, FireFox, webcam, aparelho de teleconferência CISCO com duas TVs, mesa para até 7 pessoas.
- Finalidade: Reuniões de trabalho, bancas de qualificação ou defesa etc.
- Quem pode agendar: Docentes e TAEs.
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados. No campo texto, informar:
- Título do evento;
- Finalidade do evento;
- Data do evento;
- Horário de início;
- Horário de término;
- Tipo de conexão que será utilizada (ex., via Skype*, Whereby **, CISCO TelePresence SX20 ***).
- Nome completo do servidor Unifesp (professor ou técnico administrativo) que ficará responsável pela sala. O responsável pela sala deve ser um servidor com vínculo UNIFESP, cuja presença é obrigatória para abertura da sala.
- Observações:
- O horário de funcionamento da sala é das 09:00 às 19:00;
- A utilização do aparelho CISCO TelePresence SX20 demanda dados de conexão do aparelho com o qual a Unifesp irá se conectar (IP, sala e senha). Nas conexões com outros campi da Unifesp, basta informar na solicitação o número da sala e senha. Nas conexões com outras universidades, é necessário informar com alguns dias de antecedência os dados de IP, sala e senha para que a Divisão de TI realize testes de conexão;
- Recomenda-se solicitar agendamento com pelo menos uma semana de antecedência;
- No dia do evento, recomenda-se chegar com no mínimo 15 minutos de antecedência para minimizar imprevistos técnicos;
- O prazo médio para realização do agendamento é de até 2 dias úteis após o recebimento do e-mail.
(*) O solicitante deve utilizar sua própria conta de Skype. A Unifesp não possui conta institucional.
(**) Transmissão de baixa resolução. Permite conectar em webconferência até 4 dispositivos como computadores, tablets ou smartphones (Possível realização em qualquer sala com acesso à internet). O usuário pode criar uma sala virtual própria no site https://whereby.com/ ou utilizar uma sala virtual disponibilizada pela TI do campus.
(***) Transmissão em alta resolução (Somente na sala 325 de vídeoconferência). Exige equipamento similar para realizar conferencia. Acesse o manual do aparelho de videoconferência em tutoriais.
REGRAS DE UTILIZAÇÃO DA SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA
- Abertura e fechamento da sala: Tanto a abertura como o fechamento da sala devem ser solicitados aos servidores da Divisão de TI, na sala 320.
- Movimentação de bens: A sala comporta até sete pessoas. Não é permitida a movimentação de mobiliário, como cadeiras ou mesas, mesmo que provisoriamente, para dentro ou fora da sala, devido aos controles de patrimônio de cada área do campus. Por isso, antes de agendar o uso da sala, certifique-se de que o número de cadeiras disponíveis é suficiente para a reunião ou banca.
- Responsabilidade pelos bens: O(s) usuário(s) são responsáveis pelos bens ali instalados, até o efetivo trancamento da sala pela equipe da Divisão de TI. Sendo assim, caso necessite deixar a sala vazia, mesmo que por alguns minutos, solicite o trancamento da sala à equipe da Divisão de TI.
- Alimentação: Não é permitido alimentar-se no interior da sala. E para que o espaço se mantenha limpo, sem odor desagradável, em respeito às próximas pessoas que o utilizarão, solicita-se especial atenção em deixá-lo em ordem. Lembrando que copos e garrafas descartáveis, assim como demais objetos ali utilizados (papeis, embalagens) devem ser depositados no lixo.
- Não é permitido fumar na sala.
- Não é permitida a presença de pessoas na sala sem o responsável pela reserva.
- Suporte técnico: sempre que necessitar de suporte técnico, solicite-o à equipe da Divisão de TI (sala 320). Na sala, há um aparelho VoIP disponível. Os números para acionar o suporte técnico encontram-se listados na mesa de reunião.
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VOIP
Responsável: DTI EFLCH
- Finalidade: instalação de novos aparelhos, alteração de configurações, mudança de local etc.
- A DTI EFLCH é responsável pelo servidor VoIP instalado na EFLCH para gerenciamento de instalação de novos aparelhos, configurações, permissões etc.
- A EFLCH conta com sistema de telefonia VoIP. As chamadas externas dependem da disponibilidade de internet tanto no campus Guarulhos, quanto no campus São Paulo; pois, tais chamadas partem da central telefônica do campus São Paulo.
- Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00.
- Quem pode solicitar: Docentes e TAEs.
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
- O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação e do volume de chamados em aberto.
Consulte o tutorial de funcionamento do aparelho VoIP em tutoriais.
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Wi-Fi
Responsável: DTI EFLCH
- Estão espalhadas pela EFLCH diversas antenas.
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As redes disponíveis são: eduroam, Unifesp_Wifi, LIFE-PIBID e DTI. As salas LIFE e PIBID são atendidas por uma rede específica por questões técnicas e seu acesso é restrito às salas LIFE e PIBID. Quanto à rede DTI esta é utilizada pela Biblioteca e pelos terceirizados.
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Os terceirizados devem se dirigir à sala 113 e solicitar a inserção da senha em seu dispositivo móvel para ter acesso à rede DTI.
- Para acessar as redes Wi-Fi com o seu usuário da intranet, é necessário realizar a migração do seu e-mail para o gmail.
- As redes eduroam e Unifesp_Wifi são acessadas por qualquer aluno ou servidor com o seu login e senha da intranet. O login e senha de intranet é pessoal e intransferível. Veja mais informações e como configurar em:
- Em caso de problemas de conexão, relatar o problema via abertura de chamado.
- Quem pode solicitar: Docentes, Discentes, TAEs.
- Forma de solicitação: Abrir chamado no sistema de abertura de chamados.
- O prazo de atendimento depende da complexidade da solicitação, do volume de chamados em aberto e das prioridades determinadas pela DTI EFLCH.
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