NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

Solicitação de Conclusão de Curso e envio de Atividades Complementares

Se você pretende concluir o curso ao final do 2° semestre de 2023, preencha o formulário de solicitação de conclusão de curso.

Se você alcançou o total de horas exigidas pelo seu curso, preencha o formulário de envio das atividades complementares.

Leia mais...

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados na UNIFESP

Pílula da LGPD 1 Vc conhece a LGPD.1

Leia mais...

Nota sobre as invasões dos campi Guarulhos e Osasco

Leia mais...

Nota de Pesar - Profª Drª Mirian Jorge Warde

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento da Profa. Dra. Mirian Jorge Warde.

Leia mais...

ABERTURA EDITAL ABI - OPÇÃO DE GRAU - 2023

A Direção Acadêmica da EFLCH torna pública a abertura do Edital ABI - Opção de Grau, para os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História e Letras. 

Leia mais...

Nova Chefia do Departamento de Ciências Sociais - Guarulhos.

Em reunião Ordinária da Congregação realizada no dia 14 de setembro de 2023, foi homologada a aprovação para a eleição da nova Chefia e Vice- Chefia do Departamento de Ciências Sociais:

- Chefe: Profa. Dra. Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa

- Vice-Chefe: Prof. Dr. Henrique Zoqui Martins Parra

Deliberações da Congregação de Setembro/2023

Para acessar o arquivo, clique aqui.

Votação para representantes discentes do Depto. de Letras

Prezada comunidade acadêmica,

A Comissão Eleitoral do Departamento de Letras informa que foi aberta a votação para representantes discentes no Conselho do Departamento, na Comissão de Curso e na Comissão de Licenciatura do Departamento de Letras.

Leia mais...

Prorrogação das inscrições para representantes discentes do Departamento de Letras

Prezada comunidade acadêmica,

A Comissão Eleitoral informa que o prazo para inscrição das eleições de representantes discentes do Departamento de Letras foi prorrogado até o dia 10 de setembro de 2023.

Clique aqui para acessar o edital contendo informações detalhadas sobre o procedimento de inscrição.

Eleições para Representação Discente do Departamento de Letras

Prezada comunidade acadêmica,

A Comissão Eleitoral do Departamento de Letras torna público o edital das eleições de representantes discentes no Conselho do Departamento de Letras, na Comissão de Curso de Letras e na Comissão de Licenciatura de Letras da UNIFESP. Leia mais...

REVISTAS

Revista Almanack

Revista de fontes

Revista Heródoto

Revista Hydra

Revista Limiar

Revista Olh@res

Revista Pensata

Cadernos Nietzche

Grupo de Estudos da História Social do Campo

Grupo de Estudos da História Social do Campo, parte do Grupo de Pesquisa História, Memória e Patrimônio do Trabalho da UNIFESP, cadastrado pelo CNPq.

Grupo de estudos, pesquisas e projetos sobre a história, memória e patrimônio da formação social do capitalismo agrário, especialmente o desenvolvimento das relações sociais e forças políticas que afeitaram os ruralistas e trabalhadores do campo – inclusive o campesinato - e suas organizações desde o início da República. Alunos lêem em conjunto textos, assistem documentários, elaboram projetos de pesquisa e extensão e realizam trabalhos de campo. Desde 2017, o grupo é responsável por organizar uma Jornada Universitária da Reforma Agrária (JURA) no campus de Guarulhos no mês de abril.

 

Os projetos de pesquisa de alguns membros são:

  • Carlos Lamarca e a guerrilha rural revolucionária na ditadura militar brasileira (1964 – 1971), por Pedro Camilo de Fernandes
  • A mordida na maçã: Convergências e divergências nas histórias de vida daquelas que se opuseram ao regime militar, por Paula Franco.
  • Representações da questão agrária em folhetos de cordel: o jornal Terra Livre e a seção poetas da roça (1949 a 1965), por Vera Lúcia Guedes Barbosa.
  • Educação do campo – A pedagogia do MST para além da escola, por Amanda Prazeres Silva.
  • Na luta de Nestor Vera: Os comunistas e a organização dos camponeses, por Diego Becker da Silva
  • Construções da ditadura: A memória das ditaduras militares do Brasil e da Argentina em lugares edificados, por Elson Luiz Mattos Tavares da Silva
  • A construção do internacionalismo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Brasil: 1979-1989, por Camilo Monteiro do Amaral Alvarez
  • Identidades e experiência histórica: o indígena e o camponês no exército zapatista de liberação nacional – EZLN, por Pauleany Linhares Prince

Alguns projetos de pós-graduação concluidos são:

  • São Paulo Agrário: A representação da disputa territorial entre camponeses e ruralistas de 1988 a 2009, por Tiago Egídio Avanço Cubas (Mestrado em Geografia).
  • Sistema de sustentação ideológica do agronegócio, por Roberto Mancuzo (Doutorado em Geografia).
  • Os acampamentos de retomadas territoriais: o Tekoha e o Tekoha Guasu na construção de identidades territoriais Guarani e Kaiowa, por Juliana Mota (Doutorado em Geografia).
  • Concreto sobre areia e sal. A (re)invenção da comunidade de camaroeiro em caraguatatuba/sp (1950/2010): territórios e identidades, transformações e permanencies, por Alex Sandro Santos Fonseca (Mestrado em História)
  • Memórias resistentes: As construções das memórias das ditaduras no Brasil e na Argentina a partir da preservação de edifícios da repressão, por Elson Luiz Mattos Tavares da Silva (Mestrado em História)
  • O São Paulo Agrário na era da globalização, por Tiago Egídio Avanço Cubas (Doutorado em Geografia)

 

Calendário

As reuniões para o 1º Semestre de 2012 estão agendadas para encontros mensais na terceira quinta-feira do mês entre 18h e 19h30.

 

Contato

Entre em contato com Prof. Dr. Cliff no Gabinete 14, por email - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Whatsapp: 11.98255.1846


NÚMERO DE ALUNOS – 20
NÚMERO DE ENCONTROS NO SEMESTRE - 6