Fábia Barbosa Ribeiro

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2010); mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003) e graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1998). Atualmente é professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), campus dos Malês/BA. No âmbito da pós-graduação integra o corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História PROFHISTÓRIA da UNIFESP, do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnicos-Raciais (PPGER) da UFSB e do Programme de Doctorat Unique ès-Lettres de la Faculté des Lettres et Sciences Humaines de lUniversité Cheikh Anta Diop, Dakar-Senegal. Possui experiência no Ensino Superior atuando principalmente junto aos seguintes temas: História da África, diáspora africana nas Américas, ensino de História da África e cultura-afro-brasileira. Foi investigadora associada ao Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique (2013). Coordena o projeto de pesquisa "A História da África que os livros africanos e brasileiros contam: um estudo comparativo entre Angola, Moçambique e o Brasil", com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Currículo Lattes 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gilberto da Silva Francisco

Possui graduação em História (Bacharelado - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP; Licenciatura - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE/USP) - 2000 a 2004, graduação em Letras (Bacharelado - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP) - 2007 a hoje; mestrado em Arqueologia (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo) - 2004 a 2007, e doutorado em Arqueologia (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo) - 2007 a 2012; com períodos de Estágio no Exterior (École Française d'Athènes - EFA -, Grécia; e École de Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS - França) - 2004, 2006, 2008 e 2010-2011. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Clássica e Arqueologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ceramologia, Iconografia e Epigrafia grega; além de estudos sobre recepção/apropriação do passado (Antigüidade Clássica). Atualmente é professor Adjunto Nível I da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Iuri Cavlak

Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Assis. Obteve o Título de Mestre e Doutor no Programa de Pós Graduação em História da UNESP , pesquisando as relações diplomáticas entre Brasil e Argentina no século XX. Atualmente é professor Associado do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), professor Permanente do Programa de Mestrado em História, do Programa de Mestrado em Estudos de Fronteira e do Programa de Mestrado em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Realizou estágio pós-doutoral na New York University, em 2014, com bolsa da Capes, investigando a formação histórica das Guianas. (Texto informado pelo autor).

 

Currículo Lattes

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Wilma Peres Costa

Historiadora, com Livre Docência na Área de História Econômica, onde também realizou o concurso de Titular (Universidade Estadual de Campinas). Realizou estudos pos graduados no University College London e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente, ensina e pesquisa na Universidade Federal de São Paulo, na área de Brasil Império. Áreas de experiência e interesse: fiscalidade, escravidão, construção e consolidação do Estado, forças armadas, guerras platinas,Guerra do Paraguai, literatura de viagens, narrativas de guerra, escrita da história e historiografia. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.